Notícias



Banda 'Chiquinha Gonzaga' é homenageada com Diploma de Honra ao Mérito

Iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) reuniu centenas de pessoas em evento realizado no Sesc Araraquara

3434


Na noite de quarta-feira (1), o Teatro do Sesc Araraquara abriu suas portas para homenagear a Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga” com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, conforme Decreto Legislativo nº 1.180/2023, de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

O conjunto musical, que é coordenado desde 2014 pela servidora pública e líder comunitária Sílvia Regina Martins, tem a regência e ensino a cargo de Luizinho Silva e Guilherme Bridarolli, que fazem parte do projeto desde que eram estudantes.

 

A solenidade reuniu diversos convidados, entre autoridades, familiares e amigos dos integrantes da banda, que puderam conhecer um pouco da história iniciada em 2002 e assistir a uma apresentação de músicas que fazem parte do repertório do conjunto, formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências.

 

“Hoje Araraquara agradece e reconhece o trabalho dos educadores e profissionais que fazem parte da Banda Chiquinha Gonzaga, mas também de toda aquela comunidade, que acredita na educação e cultura como instrumentos de transformação social”, enfatizou Bianco.

 

A deputada estadual Thainara Faria (PT), relembrou a importância do projeto na formação social e os impactos positivos na vida de todos os integrantes, que a motivou homenagear os músicos, agora na Assembleia Legislativa. “O que a Banda Chiquinha Gonzaga faz na vida dessas crianças é espetacular e, assim como a Câmara, nós também vamos entregar à banda uma Medalha de Honra ao Mérito”, antecipou.

 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária de Educação Clélia Mara dos Santos, destacou em sua fala os resultados desse projeto, que tem permitido aos alunos ter contato com a arte, dança e música, favorecendo diversos processos de aprendizagem dos estudantes.

 

Homenageada pelo seu empenho e anos de participação na banda, a coordenadora Sílvia Martins encerrou agradecendo emocionada o recebimento do diploma. “É muito significativo para nós esse momento de vivenciar o aplauso, o palco, essa experiência é muito enriquecedora, tanto para mim quanto para eles também. A gente está muito feliz mesmo, em êxtase.”

 

Também estiveram presentes ao evento o vereador e ex-integrante da banda, Emanoel Sponton (Progressistas); a diretora da Emef Professor “Henrique Scabello”, Sandra Aparecida de Santi e a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli.

 

A Sessão Solene foi gravada e pode ser assistida a qualquer momento pelo canal da TV Câmara no YouTube.

 

A Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga”

A Banda Marcial "Chiquinha Gonzaga" (BMCG) de Araraquara tem exercido papel fundamental na promoção da cultura musical e artística em nossa cidade e região. Fundada no ano de 2002, é formada por alunos e ex-alunos da Emef Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências e atua como um instrumento de transformação social, individual e coletiva da comunidade.

 

Com mais de 20 anos de existência, a banda é um dos mais longevos projetos culturais realizados pela Prefeitura Municipal de Araraquara, promovendo educação e acolhimento a centenas de jovens.


Publicado em: 06 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!