2352
Na noite de quarta-feira (1), o Teatro do Sesc Araraquara abriu suas portas para homenagear a Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga” com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, conforme Decreto Legislativo nº 1.180/2023, de iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).
O conjunto musical, que é coordenado desde 2014 pela servidora pública e líder comunitária Sílvia Regina Martins, tem a regência e ensino a cargo de Luizinho Silva e Guilherme Bridarolli, que fazem parte do projeto desde que eram estudantes.
A solenidade reuniu diversos convidados, entre autoridades, familiares e amigos dos integrantes da banda, que puderam conhecer um pouco da história iniciada em 2002 e assistir a uma apresentação de músicas que fazem parte do repertório do conjunto, formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências.
“Hoje Araraquara agradece e reconhece o trabalho dos educadores e profissionais que fazem parte da Banda Chiquinha Gonzaga, mas também de toda aquela comunidade, que acredita na educação e cultura como instrumentos de transformação social”, enfatizou Bianco.
A deputada estadual Thainara Faria (PT), relembrou a importância do projeto na formação social e os impactos positivos na vida de todos os integrantes, que a motivou homenagear os músicos, agora na Assembleia Legislativa. “O que a Banda Chiquinha Gonzaga faz na vida dessas crianças é espetacular e, assim como a Câmara, nós também vamos entregar à banda uma Medalha de Honra ao Mérito”, antecipou.
Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária de Educação Clélia Mara dos Santos, destacou em sua fala os resultados desse projeto, que tem permitido aos alunos ter contato com a arte, dança e música, favorecendo diversos processos de aprendizagem dos estudantes.
Homenageada pelo seu empenho e anos de participação na banda, a coordenadora Sílvia Martins encerrou agradecendo emocionada o recebimento do diploma. “É muito significativo para nós esse momento de vivenciar o aplauso, o palco, essa experiência é muito enriquecedora, tanto para mim quanto para eles também. A gente está muito feliz mesmo, em êxtase.”
Também estiveram presentes ao evento o vereador e ex-integrante da banda, Emanoel Sponton (Progressistas); a diretora da Emef Professor “Henrique Scabello”, Sandra Aparecida de Santi e a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli.
A Sessão Solene foi gravada e pode ser assistida a qualquer momento pelo canal da TV Câmara no YouTube.
A Banda Marcial “Chiquinha Gonzaga”
A Banda Marcial "Chiquinha Gonzaga" (BMCG) de Araraquara tem exercido papel fundamental na promoção da cultura musical e artística em nossa cidade e região. Fundada no ano de 2002, é formada por alunos e ex-alunos da Emef Professor “Henrique Scabello”, localizada no Jardim das Hortências e atua como um instrumento de transformação social, individual e coletiva da comunidade.
Com mais de 20 anos de existência, a banda é um dos mais longevos projetos culturais realizados pela Prefeitura Municipal de Araraquara, promovendo educação e acolhimento a centenas de jovens.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...
A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...
No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...
A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...
No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.