Notícias



Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

Evento foi organizado pela Escola do Legislativo e faz parte das atividades do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa

Publicado por:


Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17).

Intitulado “Biblioterapia: um bálsamo de cuidado”, o evento foi organizado pela Escola do Legislativo (EL) e faz parte das atividades do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, estabelecido pela Resolução nº 530/2023, proposta pelas vereadoras Luna Meyer (MDB) e Fabi Virgílio (PT) e pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), com o objetivo de debater o estado atual e os desafios da literatura e da imprensa; divulgar a legislação nacional e internacional que protege e regula os direitos autorais e a liberdade de imprensa; incentivar o desenvolvimento cultural através da literatura e a prática do jornalismo ético e responsável; fomentar e divulgar a produção literária de escritores araraquarenses; e combater a desinformação e as fake news.

Presidenta da EL, Luna abriu o evento destacando a importância de apresentar a biblioterapia. “Espero que as pessoas permitam que os livros possam ajudá-las, que se forcem a retomar o hábito da leitura, pois muitas acabam perdendo no dia a dia, na correria.”

Em contato com a biblioterapia desde 2001, Cidinha explicou que o termo foi atribuído no século XX, sendo muito utilizada durante as primeira e segunda guerras mundiais, quando médicos e bibliotecários selecionavam leituras para as pessoas que estavam feridas para que eles pudessem passar pelo momento interagindo. “Assim essas pessoas estavam sempre acompanhadas e cuidadas”, colocou a palestrante citando Mário Quintana. “O livro te traz a dupla delícia de poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”

“Quando lemos ou quando ouvimos uma letra de música, ouvimos a música, entramos naquele ambiente e esquecemos as nossas dores muitas vezes, as nossas preocupações. Ouvir e contar histórias é uma prática milenar. Desde sempre aconteceu”, destacou. “Com a bilbioterapia, damos espaço para a fala, para que a pessoa dialogue, se identifique com a história que levamos”, completou.

Para ela, “quando o livro te toca, ele te transforma”. “Quando trabalhamos com a biblioterapia, selecionamos aquele livro para aquela pessoa, como se fosse um medicamento que o médico prescreve para um paciente. Se você errar no medicamento, a pessoa pode morrer. Se ele tomar o remédio na dose errada, também. Mas se ele tomar na dose certa, ele pode curar. Então quem pode trabalhar com a biblioterapia? Todas as pessoas que gostam de livros e de pessoas.”

Cidinha afirmou que a biblioterapia tem conceitos por várias pessoas. “Gosto de usar o conceito da professora Clarice Caldin, mestra da biblioterapia no Brasil. Ela conseguiu implantar na Universidade Federal de Santa Catarina como disciplina optativa no curso de Biblioteconomia.”

Segundo ela, a biblioterapia é composta por catarse (emoções), humor/riso (transforma dor em prazer), identificação, introjeção (de fora para dentro), projeção (de dentro para fora) e introspecção (reflexão).

Encerrando, Cidinha citou o livro “Viva e deixe viver: histórias de quem conta histórias”, de Maria Helena Gouveia. “Através das histórias, nos deparamos com a alegria e a tristeza ao mesmo tempo. Vivemos emoções desencontradas e temos o coração sempre pronto a sentir e explodir com emoções incríveis e inimagináveis.”

A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser conferida na íntegra aqui.

 

Sobre o Fórum

O Fórum Municipal de Literatura e Imprensa é um dos fóruns temáticos educativos da Câmara Municipal de Araraquara instituído pela Resolução n° 511, de 9 de agosto de 2023, e deve ser realizado anualmente no mês de abril. Ele pode compreender seminários, encontros, "podcasts", textos e postagens informativas, cursos, oficinas de escrita, palestras, cine debates, exposições e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum.

Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...



Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar...



Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!