Notícias



Câmara apresenta segunda fase da ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

Atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa e tem o objetivo de dar visibilidade aos talentos literários locais

432


Até o dia 28 de junho, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”.

A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promover e dar visibilidade aos talentos literários locais, especialmente aqueles que publicaram obras nos últimos cinco anos. A iniciativa é uma colaboração com o Coletivo de Escritores de Araraquara, o Coletivo de Escritoras do MEA e a Academia Araraquarense de Letras. Foram indicados 30 escritores da cidade com produções literárias contemporâneas.

Durante a abertura da nova fase, na tarde da terça-feira (11), a presidenta da Escola do Legislativo (EL), vereadora Luna Meyer (MDB), enfatizou que o evento visa a celebrar a riqueza e a diversidade dos talentos literários da cidade. “Suas palavras têm o poder de mudar vidas, iluminar caminhos e construir pontes entre corações e mentes”, completou.

Elizânia Azanha representou o Coletivo de Escritoras do MEA, composto por mais de 30 escritoras araraquarenses; Rodrigo Magosso representou o Coletivo de Escritores de Araraquara, formado por cerca de 35 escritores; e Rosmari Capella representou a Academia Araraquarense de Letras. Eles destacaram a importância da literatura e de um espaço para divulgação e visibilidade dos trabalhos dos escritores.

Nesta quinta-feira (13), dentro das atividades do Fórum, mais 12 autores apresentarão seus trabalhos no Plenário da Câmara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara a partir das 15h30.

 

Escritores em exposição

Estão em destaque nessa segunda fase Anderson Piva, Elizânia Azanha, Flávio Karras, Ilma Rosa, Maite Souza, Marcelo Pereira, Marina Barros, Marlene Godoy, Rodrigo Magosso, Roberto Andreoni, Rosmari Capella e Selma Salum Alves.

 

Sobre o Fórum

Fruto de proposta das vereadoras Luna Meyer (MDB) e Fabi Virgílio (PT) e dos vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), o Fórum tem o objetivo de debater o estado atual e os desafios da literatura e da imprensa; divulgar a legislação nacional e internacional que protege e regula os direitos autorais e a liberdade de imprensa; incentivar o desenvolvimento cultural por meio da literatura e a prática do jornalismo ético e responsável; fomentar e divulgar a produção literária de escritores araraquarenses; e combater a desinformação e as fake news.

O Fórum Municipal de Literatura e Imprensa é um dos fóruns temáticos educativos da Câmara Municipal de Araraquara instituído pela Resolução n° 511, de 9 de agosto de 2023, e deve ser realizado anualmente no mês de abril. Ele pode compreender seminários, encontros, podcasts, textos e postagens informativas, cursos, oficinas de escrita, palestras, cine debates, exposições e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum.

Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Segunda fase da mostra de literatura contemporânea apresenta escritores araraquarenses

13 de junho de 2024

A segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 13 esc...



Alunos de 13 escolas públicas de Araraquara participaram do PJ 2024 em maio

13 de junho de 2024

Os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2024 “Conhecendo o Legislativo” estão a todo vapor. Somente no mês de maio deste ano, 13 escolas públicas de Araraquara participaram do programa de formação po...



Podcast da Escola do Legislativo aborda ‘Prevenção à Crueldade Animal’

12 de junho de 2024

Em celebração ao “Abril Laranja - Mês de Prevenção à Crueldade Animal”, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou um podcast sobre o tema, com a participação da coorde...



EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...



Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 es...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!