Notícias



Câmara acompanha visita presidencial à nova fábrica da CRRC de Araraquara

Durante o evento, presidente Lula (PT) anunciou investimentos em mobilidade urbana; iniciativa consolida o município como peça-chave no setor ferroviário nacional

2140


A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à unidade industrial da CRRC Brasil, em Araraquara, no início da tarde desta quarta-feira (25), foi marcada pelo anúncio de R$ 5,6 bilhões em investimentos para projetos de mobilidade urbana no estado de São Paulo, consolidando o município como peça-chave no setor ferroviário nacional.

 

Presente ao evento, o vereador Alcindo Sabino (PT) representou o presidente da Câmara Municipal, e afirmou que Araraquara vive um marco histórico. “Esse investimento fortalece nossa economia, gera oportunidades e coloca a cidade em posição estratégica no setor ferroviário. Araraquara mais uma vez sai na frente, mas esse investimento é regional”, destacou o parlamentar.

 

Economia local

Vale lembrar que a Lei nº 11.711, de 19 de novembro de 2025, aprovada na Câmara Municipal, criou o Polo Tecnológico Ferroviário de Araraquara (PTFA), estabelecendo diretrizes para o fomento à indústria ferroviária no município e prevendo contrapartidas, como o incentivo à CRRC Brasil – a isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pelo prazo de 20 (vinte) anos, desde que a empresa mantenha, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de seus empregados residentes ou domiciliados em Araraquara. O objetivo é atrair empresas do setor, estimular inovação e garantir a formação de mão de obra qualificada.

 

A unidade da empresa chinesa ocupa as antigas instalações da montadora Hyundai Rotem, que deixou de operar no local, e já iniciou a contratação de trabalhadores, mesmo antes da conclusão das linhas de produção. Do total anunciado, R$ 3,2 bilhões serão destinados ao Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas em um trajeto de 101 quilômetros, enquanto R$ 2,4 bilhões vão financiar a expansão da Linha 2-Verde do metrô da capital paulista, que ganhará 8,3 quilômetros e oito novas estações, com expectativa de atender mais de 320 mil passageiros por dia.

 

Parceria Brasil-China

O presidente Lula parabenizou Araraquara pela criação do PTFA e enalteceu o papel da empresa chinesa como maior fabricante de trens do mundo. “Veja que interessante. Eu trabalhei na indústria Villares durante 17 anos, na época em que fui presidente de Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e essa empresa faz parte desse projeto em Araraquara. Eu nem conhecia você [diretor-geral da CRRC, Greg Bangyong Li] e você nem me conhecia. E de repente nós estamos aqui de mão dadas pelo bem do Brasil e pelo bem da China”, afirmou o presidente.

 

Antes de se encontrar com o presidente Lula, Bangyong Li esteve com o prefeito Dr. Lapena (PL), no Paço Municipal, acompanhado de secretários municipais, consolidando o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada na implantação da cadeia industrial no município.

 

Durante o encontro com o presidente Lula, o diretor-geral da CRRC agradeceu a parceria e os esforços conjuntos. “A CRRC sempre acreditou em construir valor junto aos consumidores, aos seus clientes, através de parcerias e da construção de valores. Hoje, aqui em Araraquara, a nossa meta é oferecer serviços ao mercado brasileiro, melhorando ao máximo a mobilidade dos brasileiros”, acrescentou.

 

Tecnologia e modernização

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, os novos equipamentos serão mais rápidos e modernos, permitindo redução do intervalo de circulação, melhora no conforto dos passageiros e aumento da confiabilidade do sistema. Com capacidade para transportar até 1,8 mil passageiros por trem, os veículos terão motores de alta performance com velocidade máxima de 100 km/h.

 

O Novo PAC impulsiona a mobilidade urbana em São Paulo com R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados pelo BNDES, destinados à implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e à aquisição de 44 trens para a Linha 2-Verde do metrô. Do total, R$ 6,4 bilhões são voltados ao TIC e R$ 3,6 bilhões à compra das composições, que serão produzidas em Araraquara, com entregas previstas a partir de 2027.

 

Os projetos também ampliam a integração do transporte, com conexão da nova estação Penha a outras linhas do metrô e da CPTM, facilitando o deslocamento de usuários da Grande São Paulo. Já o TIC Eixo Norte ligará São Paulo a Campinas em 101 quilômetros, passando por oito municípios, fortalecendo a mobilidade regional.

 

Também participaram da agenda o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, as deputadas Márcia Lia (PT) e Thainara Faria (PT), o prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT), além de outras autoridades.


Publicado em: 25 de março de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!