Publicado por: Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
354
Os vereadores aprovaram, em Plenário, durante a 46ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira (20), o Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 41/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que institui a campanha “Fevereiro Pink” e a inclui no Calendário Oficial de Eventos do município. A iniciativa estabelece ações permanentes de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).
Objetivos da campanha
De acordo com o texto aprovado, a campanha será realizada anualmente durante todo o mês de fevereiro e terá como objetivos ampliar o acesso a testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, oferecer aconselhamento, diagnóstico e tratamento das ISTs, além de divulgar estratégias de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Também estão previstas oficinas educativas, ações de conscientização sobre o HPV, vacinação de adolescentes e capacitação de profissionais da saúde.
Segundo a parlamentar, a proposta está alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, e se justifica, especialmente, pelo fato de fevereiro coincidir com o período do Carnaval, quando é fundamental intensificar o debate sobre prevenção.
Filipa destacou o aumento expressivo dos casos de ISTs em Araraquara no fim do ano passado, reflexo de uma realidade nacional.
“O enfrentamento das ISTs deve ocorrer fora do campo da moralidade, combatendo a estigmatização e reforçando que essas infecções podem atingir qualquer pessoa, inclusive por vias que não se restringem ao ato sexual. Investir em prevenção, autocuidado e informação é promover uma política pública eficaz, capaz de preservar vidas e reduzir a sobrecarga do sistema de saúde”, pontuou a vereadora.
Ao pedir o apoio dos vereadores, a parlamentar enfatizou o papel da Secretaria Municipal de Saúde na implementação de campanhas amplas e efetivas, levando informação a todos os espaços da cidade.
Substitutivos ao projeto original
O projeto original recebeu dois substitutivos ao longo de sua tramitação. O Substitutivo nº 1 promoveu ajustes de redação e organização das ações previstas, mantendo o foco na conscientização e prevenção.
Já o Substitutivo nº 2 consolidou a proposta, autorizando inclusive o uso da cor rosa e do laço rosa como símbolos da campanha, além de reforçar que sua execução não acarretará ônus aos cofres públicos, por ser viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada e com outras esferas governamentais.
Pareceres das comissões
A matéria recebeu pareceres favoráveis das comissões permanentes da Câmara. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação concluiu pela legalidade da proposta, destacando a competência do município para legislar sobre assuntos de interesse local.
As comissões de Tributação, Finanças e Orçamento, e de Saúde e Serviços Públicos também se manifestaram favoravelmente, ressaltando que a iniciativa não gera despesas adicionais e contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Saúde pública e prevenção
A aprovação do projeto, segundo Filipa, cria mais uma oportunidade para que o município intensifique ações de conscientização em diferentes espaços da cidade, promovendo o autocuidado, a preservação da vida e a redução da ocupação de leitos hospitalares em decorrência dessas infecções.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal de Araraquara está com inscrições abertas para o Processo de Seleção Pública de Estagiários – Edital nº 001/2026. A seleção é organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola...
Música Com mais de dez anos de carreira como pesquisador musical e discotecário, Ivisson Cardoso (mais conhecido como Meu Caro Vinho) traz sua curadoria, que gira em torno dos 40 anos do Axé Music...
Futebol Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o Sertãozinho no sábado (14), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube M...
Apenas 33,3% dos pesquisadores de todo o mundo são mulheres, segundo levantamento realizado pela Unesco. Essa sub-representação foi tema da Audiência Pública “Meninas e mulheres na ciência”, realiz...
A Prefeitura de Araraquara informa que, em razão das festividades carnavalescas, haverá interdições em dias e locais diferentes do município. No sábado (14), não haverá fluxo de veículos no trecho...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 42 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (13), distribuídas em diversas áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades são...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.