Notícias



Câmara aprova lei para priorizar espécies nativas na arborização da cidade

Projeto de autoria da vereadora Geani Trevisoli (PL) já havia sido aprovado em primeiro turno na terça-feira (29) e passou por nova votação nesta quinta (31)

764


Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arborização Urbana Pública do Município (Lei Complementar nº 14/1996). O objetivo é priorizar espécies de plantas nativas do bioma da região na arborização de ruas e canteiros de Araraquara.

 

De autoria da vereadora Geani Trevisóli (PL), o texto também proíbe a plantação de espécies exóticas invasoras nas vias da cidade, de acordo com tipologia validada pelo órgão local do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

 

Segundo o documento, o objetivo da proposta é estabelecer “critérios mais claros e técnicos quanto à escolha das espécies arbóreas que compõem os espaços urbanos”. A justificativa destaca que a priorização de espécies nativas contribui para a conservação da flora local e o equilíbrio ecológico, além de favorecer a manutenção da biodiversidade. Já a proibição de espécies invasoras previne a ameaça a ecossistemas nativos, causada pela competição entre as espécies.

 

O projeto vai ao encontro dos critérios exigidos pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciativa criada em 2007 pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. A partir de uma avaliação da gestão ambiental municipal, o programa elabora um ranking e certifica cidades que atingem nota superior a 75 pontos.

 

Por se tratar de um projeto de lei complementar, o que exige dois turnos de discussão e votação, o texto já havia sido aprovado em primeiro turno na Sessão Ordinária da última terça-feira (29) e recebeu a aprovação definitiva dos vereadores na Sessão Extraordinária desta quinta.

 

Para rever

A Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net) e pode ser conferida no canal do YouTube e na página do Facebook da Câmara.


Publicado em: 31 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!