Notícias



Câmara aprova lei para priorizar espécies nativas na arborização da cidade

Projeto de autoria da vereadora Geani Trevisoli (PL) já havia sido aprovado em primeiro turno na terça-feira (29) e passou por nova votação nesta quinta (31)

585


Em segundo turno de discussão e votação, a Câmara de Araraquara aprovou por unanimidade, em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (31), um projeto de lei complementar que altera o Código de Arborização Urbana Pública do Município (Lei Complementar nº 14/1996). O objetivo é priorizar espécies de plantas nativas do bioma da região na arborização de ruas e canteiros de Araraquara.

 

De autoria da vereadora Geani Trevisóli (PL), o texto também proíbe a plantação de espécies exóticas invasoras nas vias da cidade, de acordo com tipologia validada pelo órgão local do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

 

Segundo o documento, o objetivo da proposta é estabelecer “critérios mais claros e técnicos quanto à escolha das espécies arbóreas que compõem os espaços urbanos”. A justificativa destaca que a priorização de espécies nativas contribui para a conservação da flora local e o equilíbrio ecológico, além de favorecer a manutenção da biodiversidade. Já a proibição de espécies invasoras previne a ameaça a ecossistemas nativos, causada pela competição entre as espécies.

 

O projeto vai ao encontro dos critérios exigidos pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciativa criada em 2007 pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. A partir de uma avaliação da gestão ambiental municipal, o programa elabora um ranking e certifica cidades que atingem nota superior a 75 pontos.

 

Por se tratar de um projeto de lei complementar, o que exige dois turnos de discussão e votação, o texto já havia sido aprovado em primeiro turno na Sessão Ordinária da última terça-feira (29) e recebeu a aprovação definitiva dos vereadores na Sessão Extraordinária desta quinta.

 

Para rever

A Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net) e pode ser conferida no canal do YouTube e na página do Facebook da Câmara.


Publicado em: 31 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

CEI do Assédio no Serviço Público receberá denúncias por e-mail

08 de outubro de 2025

A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais.   A comissão, instalada após...



Transporte escolar: nova lei abrirá exceções para alunos com dificuldades de acesso a unidades  

08 de outubro de 2025

Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que mo...



PL sobre divulgação permanente de informações de pessoas desaparecidas é aprovado na Câmara

08 de outubro de 2025

  A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...



Nova servidora toma posse e inicia trabalho na Câmara de Araraquara

08 de outubro de 2025

Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...



Crédito de R$ 53,7 milhões no orçamento será tema de Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (9)

08 de outubro de 2025

A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...



LOA 2026: ciclo de Audiências Públicas começa nesta sexta-feira (10)

08 de outubro de 2025

As Audiências Públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o próximo ano, começam nesta sexta-feira (10), a partir das 14 ho...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!