Notícias



Câmara aprova obrigatoriedade de divulgação da agenda pública de prefeito, vice e secretários

Quatro projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (29), no Plenário do Legislativo

2533


A Câmara Municipal aprovou quatro projetos de lei na Sessão Ordinária desta terça-feira (29). Um deles estabelece normas sobre a transparência e a publicidade das agendas públicas de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e agentes públicos ocupantes dos cargos de presidência ou equivalente em empresas, autarquias e fundações públicas de Araraquara.

O texto, de autoria do vereador Alcindo Sabino (PT), obriga a divulgação das seguintes informações: nomes dos agentes públicos participantes e seus cargos, local (seja em prédio público ou agenda externa), data, hora e resumo do tema do compromisso público.

Uma emenda foi aprovada para prever uma exceção: na hipótese em que qualquer dos ocupantes desses cargos públicos esteja sofrendo ameaça à sua integridade física, será permitido que o local do compromisso público não seja divulgado. Além disso, a informação sobre a ameaça deve ser mencionada.

Fundesport
Os vereadores autorizaram que a Prefeitura reorganize a estrutura da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). Entre as principais adequações estão: a modernização dos seus objetivos institucionais, possibilitando sua atuação em projetos de captação de recursos com outras esferas de governo e com a iniciativa privada; a instituição de novos mecanismos de controle interno e de fiscalização; a definição clara de competências dos órgãos deliberativo (Conselho Curador), executivo (Diretoria Executiva) e fiscalizador (Conselho Fiscal) e a criação de cargos e funções; a composição de Conselho Curador com representantes de entidades esportivas, da imprensa, de atletas e instituições de ensino; e a criação do Conselho de Honra do Esporte.

Créditos
Dois projetos aprovados da Prefeitura abrem créditos no orçamento municipal:
- R$ 392.168.646,04 para remanejamento, transposições e transferências de dotações orçamentárias aprovadas pela Lei Orçamentária Anual (LOA 2025). Segundo o Executivo, a proposta altera a nomenclatura de órgãos e unidades para conciliar o orçamento com a atual organização da estrutura administrativa;
- R$ 300 mil para pagamento de sentenças judiciais no Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). A inclusão dos novos recursos ocorre devido ao aumento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) recebidas e a insuficiência para pagamento dos valores atualizados de precatórios do exercício, de acordo com o projeto. As RPVs são um meio de pagamento de dívidas após condenação judicial, só que para valores abaixo do limite estabelecido para precatórios.

Votação adiada
Com a aprovação de um pedido de adiamento, novamente não foi votado o projeto que autoriza a Prefeitura a revogar (anular) a Lei nº 11.400, de 27 de novembro de 2024, que autorizou a alienação (venda) e a doação de imóveis entre o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e o Município.

Segundo o Executivo, existe a necessidade de correção de irregularidades apontadas pelo Ministério Público (MP), já que um inquérito teria constatado inconsistências nos critérios de avaliação dos imóveis e potenciais irregularidades na destinação dos bens públicos. O MP também teria relatado que o pagamento de dívidas do Município com imóveis públicos viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Vice-presidência
Também foi comunicada oficialmente a renúncia do vereador Emanoel Sponton (Progressistas) ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal. A decisão havia sido informada por meio de documento dirigido ao presidente do Legislativo, Rafael de Angeli (Republicanos), e ao presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Aluisio Boi (MDB), na última quinta-feira (24).

A renúncia ao cargo não afeta o mandato do vereador, que segue normalmente ocupando uma cadeira na Câmara.

De acordo com o Regimento Interno, a nova eleição para o cargo de vice-presidente ocorrerá na Sessão Ordinária da próxima semana, no dia 6 de maio.

Requerimento
Outro item na pauta da sessão foi um requerimento de autoria de Emanoel Sponton: uma moção de apoio ao Projeto de Lei nº 25/2024 da Câmara dos Deputados, que estabelece a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator que abandonar animal na rua. A proposta é dos deputados federais Delegado Bruno Lima (Progressistas-SP), Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ) e Delegado Matheus Laiola (União Brasil-PR).

Tribuna Popular
Houve uma participação na Tribuna Popular no início da sessão. Sérgio Aparecido da Silva Alves, representando um grupo de 30 moradores, falou sobre a segurança nos prédios públicos municipais.


Publicado em: 29 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara recebe visita do novo secretário de segurança e mobilidade urbana

14 de janeiro de 2026

A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o secretário de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Robson Douglas de Souza, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de...



Diploma de Reconhecimento Público é entregue ao Ciesp de Araraquara

14 de janeiro de 2026

Diploma de Reconhecimento Público foi entregue ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Araraquara na tarde desta quarta-feira (14). A honraria foi concedida em 2024, por iniciati...



Frota de ônibus que atende a linha Valle Verde/Via Roxo precisa ser ampliada

14 de janeiro de 2026

A necessidade de ampliar a frota que atende a linha Valle Verde/Via Roxo, que passa pelo Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo, é tema da Indicação nº 300/2025, enviada pelo vereador Alcindo...



Documento pede que Prefeitura pague benefícios suspensos durante a pandemia

14 de janeiro de 2026

A implantação de medidas administrativas para o pagamento retroativo aos servidores públicos municipais que tiveram benefícios congelados durante o estado de calamidade pública da Covid-19 foi suge...



Tarifa Social (14/01)

14 de janeiro de 2026

A Tarifa Residencial Social do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) concede desconto de até 50% na conta de água para famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de...



Concurso Marchinhas

14 de janeiro de 2026

Estão abertas, até 26 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso de Marchinhas “Oswaldo da Silva, o Seu Bogé”, que será realizado no dia 8 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça das Bandei...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!