Notícias



Câmara e instituições de ensino assinam parceria para 10ª edição do Parlamento Jovem

Programa de formação política da Escola do Legislativo conta com participação de alunos das redes municipal, estadual e particular

589


Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas particulares.

O presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), e a presidenta da EL, Luna Meyer (MDB), receberam as autoridades educacionais e agradeceram pela cooperação na realização do programa, que chega à 10ª edição. O Parlamento Jovem começa com 35 escolas: 20 estaduais, 12 municipais e três particulares. No decorrer do ano, 18 delas serão selecionadas para a fase final.

“Há muito preconceito e ideias muito errôneas sobre o que é, de fato, a política, o que o vereador faz, como funciona uma Prefeitura. O Parlamento Jovem vem no sentido de educar os jovens para que eles já saiam da escola sabendo como funciona a nossa política, entendendo como podem cobrar dela”, afirmou Luna.

A secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, destacou que promover a educação política é fortalecer a democracia. “A Escola do Legislativo é algo extremamente importante. Trabalhar com os nossos estudantes a questão da cidadania, o que significa uma propositura pública, o alcance, a abrangência e as dificuldades. Nós, da Secretaria da Educação, agradecemos a oportunidade”, disse.

Representando a dirigente regional de ensino, Cristiana de Moraes Benedito Lourenço Dias, esteve presente na assinatura do termo de parceria Eguyar Sudati, professora especialista em currículo (PEC) do Núcleo Pedagógico.

“Estamos com a Escola do Legislativo há muito tempo. Nós temos 20 escolas estaduais só no município de Araraquara. Acreditamos que todas vão participar. E os alunos gostam demais. Os conteúdos fazem parte do currículo do estado de São Paulo. A gente trabalha isso em sala de aula e vem fazer essa vivência aqui na Câmara”, destacou Eguyar.

Professor de Geografia no Colégio Objetivo, Carlos Florio fez agradecimentos pela existência do programa. “Como educador, vejo a importância dele para aproximar os estudantes do ‘fazer política’. Uma das coisas que mais impressiona os alunos é quando eles entram nos gabinetes para ver os vereadores trabalhando”, relatou.

Também estiveram presentes a coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Costa; a coordenadora executiva de Educação Básica, Ana Beatris Lia Vaccari; a assistente administrativa Ana Cristina Cruz, representando o Externato Santa Terezinha; a coordenadora pedagógica Daiane Silva Acosta, representando o Colégio Natureza; e a equipe da Escola do Legislativo, formada pelos servidores Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu.

 

Calendário

Houve uma alteração no desenvolvimento do programa em relação aos anos anteriores. Nesta edição, logo na primeira etapa do Parlamento Jovem, de março a junho, as escolas terão a opção de organizar uma visita técnica à Câmara para que os alunos conheçam o dia a dia dos vereadores. Ou, então, poderão optar por receber a equipe da EL para essa palestra aos alunos.

“Nós procuramos tornar o programa muito mais imersivo. Antes, a Escola do Legislativo ia até as escolas e fazia uma palestra. Agora, o maior número de escolas possível vai vir para a Câmara e fazer uma visita”, explicou Luna.

Depois disso, em junho, as escolas participantes indicarão dois alunos cada (um titular e outro suplente). As unidades de ensino passarão por um sorteio que irá definir quais serão as 18 selecionadas para a parte final do Parlamento Jovem.

Em agosto, os 36 estudantes sorteados passarão por um curso de formação política e uma oficina de elaboração de proposituras (projetos de lei, indicações e requerimentos). As iniciativas de autoria dos alunos serão encaminhadas à EL até 2 de setembro.

Estão agendados para 24 e 30 de outubro os ensaios com os estudantes que irão participar da sessão oficial do Parlamento Jovem, marcada para 31 de outubro, às 15 horas. Nos meses de novembro e dezembro, as proposituras aprovadas pelos alunos poderão ser incluídas na pauta das Sessões Ordinárias da Câmara e encaminhadas ao Poder Executivo.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Segunda fase da mostra de literatura contemporânea apresenta escritores araraquarenses

13 de junho de 2024

A segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 13 esc...



Alunos de 13 escolas públicas de Araraquara participaram do PJ 2024 em maio

13 de junho de 2024

Os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2024 “Conhecendo o Legislativo” estão a todo vapor. Somente no mês de maio deste ano, 13 escolas públicas de Araraquara participaram do programa de formação po...



Podcast da Escola do Legislativo aborda ‘Prevenção à Crueldade Animal’

12 de junho de 2024

Em celebração ao “Abril Laranja - Mês de Prevenção à Crueldade Animal”, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou um podcast sobre o tema, com a participação da coorde...



Câmara apresenta segunda fase da ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

11 de junho de 2024

Até o dia 28 de junho, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da segunda fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do F...



EL da Câmara participa da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa

10 de maio de 2024

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara participará da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, que acontecerá de 13 a 17 de maio. A ação, promovida pela Associação Brasil...



Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espec...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!