Notícias



Câmara entrega Título de Cidadão Araraquarense a delegado Fernando Giaretta

Responsável pela Delegacia Seccional de Araraquara desde 2010 foi homenageado em Sessão Solene após indicação do vereador Marcos Garrido (Patriota)

120


O titular da Delegacia Seccional de Araraquara, Fernando Luiz Giaretta, recebeu o Título de Cidadão Araraquarense da Câmara Municipal em Sessão Solene na noite de segunda-feira (30). A homenagem foi indicada pelo vereador Marcos Garrido (Patriota) e aprovada pelos demais parlamentares.

Nascido em Santa Rita do Passa Quatro (SP), Giaretta trabalha na Morada do Sol desde 2010, quando recebeu e aceitou o convite para ser o delegado da Seccional, que é responsável pelas delegacias de Araraquara e outros 18 municípios da região — Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

“Araraquara abre os braços para chamar de filhos aqueles que vieram para, com amor, competência, honestidade, hombridade e honradez, enaltecer a nossa Morada do Sol. Reconhecemos como filho querido, hoje condecorado, doutor Fernando Luiz Giaretta, que enobrece ainda mais esse rol de filhos amados de Araraquara”, afirmou Garrido.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, destacou que conta com a parceria de Giaretta e das demais forças policiais desde 2017, quando assumiu a gestão da segurança no município.

“Temos realizado um trabalho que coloca Araraquara em destaque no cenário da segurança pública. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 apontou Araraquara como a segunda cidade mais segura do Brasil na faixa populacional entre 200 mil e 500 mil habitantes. Isso é fruto de um trabalho. O senhor, Fernando, e toda sua equipe têm participação decisiva nisso”, disse.

“As minhas palavras são de cumprimento pela merecida homenagem, mas também de agradecimento para toda a corporação que o senhor representa, a nossa Polícia Civil do Estado de São Paulo”, complementou o secretário.

Dimas Ramalho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), enviou um vídeo exibido na Sessão Solene e parabenizou o homenageado. “É o reconhecimento da cidade a um policial que orgulha a carreira. É o reconhecimento a uma pessoa que dedica a sua vida para a comunidade de Araraquara e da região. Araraquara acolhe as pessoas de bem, abre os braços, reconhece o trabalho”, declarou.

O homenageado recordou que sua ligação com Araraquara começou em 1967, quando veio à cidade pela primeira vez para assistir ao amistoso festivo Ferroviária 2 x 2 Cruzeiro. O time afeano havia conquistado o acesso à divisão principal do futebol paulista, enquanto os mineiros comemoravam um título brasileiro.

Décadas depois, sua carreira profissional colocou novamente Araraquara como destino. Giaretta agradeceu à Câmara e ao vereador Garrido pela honraria. “Araraquara, de braços abertos, recebeu este santa-ritense. E agora eu, com muito orgulho, me torno Cidadão Araraquarense. Obrigado a todos”, disse o delegado.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida pelo Facebook e pelo YouTube. Estiveram presentes no evento promotores de Justiça, delegados de Polícia e outras autoridades da área da segurança pública.

 

Trajetória

Fernando Giaretta formou-se em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Atuou como advogado na capital paulista até 1986, quando foi aprovado em concurso público para delegado da Polícia Civil.

Após o curso de formação, foi designado a exercer suas funções na cidade de Fernando Prestes (SP). Nessa época, ele era escalado para plantões em Araraquara, passando a criar seus primeiros laços profissionais com a Morada do Sol.

Foi também durante o período como delegado em Fernando Prestes que Giaretta conheceu sua esposa, Maria Antonieta, com quem teve uma filha, Maria Fernanda.

Em 1989, o delegado foi transferido para o 1º Distrito Policial (DP) de Taquaritinga, assumindo a titularidade em 1992. Mais tarde, em 2010, recebeu o convite para ocupar o cargo de delegado seccional na Morada do Sol.

Giaretta continuou seus estudos e ascendeu à Classe Especial na carreira de delegado de Polícia.


Publicado em: 31 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Pint of Science (10/05)

10 de maio de 2024

Na segunda, terça e quarta-feira (dias 13, 14 e 15 de maio), Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora d...



Fatec – Vestibular (10/05)

10 de maio de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...



Covid-19 e dengue (10/05)

10 de maio de 2024

Araraquara registrou, nesta sexta-feira (9), mais 2 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.133 casos confirmados em 2024. Quatro pacientes estão internados, sendo 1 na enfermaria e...



Recuperação de chafariz atrasa reforma da Praça da Igreja São Geraldo

10 de maio de 2024

O atraso nas obras de reforma da Praça Cônego Armando Salgado, a Praça da Igreja São Geraldo, motivou requerimento do vereador Gerson da Farmácia (MDB) à Prefeitura para solicitar explicações e nov...



Com mais de R$ 100 mil já investidos, academia ao ar livre aguarda nova licitação

10 de maio de 2024

No final de fevereiro, o vereador Marcos Garrido (PSD) encaminhou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a interrupção na execução do projeto de uma academia ao ar livre na Praça d...



Câmara aprova nove projetos em Sessão Extraordinária nesta quinta (9)

09 de maio de 2024

  Dez projetos estavam relacionados para a Sessão Extraordinária que ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara. Ao final da sessão, nove deles estavam...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!