749
Uma homenagem à história de vida de Dimerval Ramos foi materializada pela Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (6), no Parque do Pinheirinho, com o descerramento de uma placa que denomina “Nadador Dimerval Ramos” um dos dispositivos viários localizados dentro do parque municipal.
A denominação foi realizada após Projeto de Lei da então vereadora Thainara Faria (PT), atualmente deputada estadual. Depois da aprovação na Câmara, a homenagem foi sancionada pela Prefeitura por meio da Lei Municipal nº 9.220, de 15 de março de 2018.
Dimerval tinha uma relação muito próxima com o Pinheirinho, onde era frequentador assíduo e contribuía com a manutenção do espaço. Seu nome agora está fixado no dispositivo viário próximo ao Centro de Controle de Zoonoses e ao lado do início da represa.
“É um gesto simbólico de reconhecimento por sua dedicação por este lugar. Desde os anos 1980, quando veio morar no Jardim Pinheiros, ele viveu uma história de verdadeira paixão pelo parque. Tinha uma conexão profunda que cresceu ao longo do tempo devido à boa energia que este lugar emana e ao seu amor por tudo o que vem da natureza. O Pinheirinho se tornou mais do que um espaço verde. Tornou-se o palco de momentos felizes e tranquilos na vida do senhor Dimerval”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT).
Autora do projeto da homenagem, Thainara Faria destacou que a história de Dimerval é um exemplo de conservação da natureza. “Se 10% do mundo fosse como o Dimerval, nós estaríamos vivendo em um mundo muito melhor. Ele nos ensinou que tudo aquilo que a gente retira, a gente precisa devolver de alguma forma. Ele vinha aqui, recompunha suas energias com um nado no lago, fazia sua conexão com a natureza através das plantas, dos animais aqui presentes. Levava para a família um sorriso, uma companhia amiga e fazia esse ciclo maravilhoso de fé e de amor. Esse reconhecimento é importante”, disse a deputada.
Fernanda Paula Ramos, filha do homenageado, compartilhou memórias de Dimerval envolvendo o Pinheirinho. “Foi uma pessoa que amou muito este lugar. Ele era conhecido aqui como ‘nadador’, porque todos os dias vinha nadar. Com frio, com chuva, o que fosse. Ele falava que a forma de agradecer toda a beleza deste lugar era cuidando. Era o segundo lar dele. Cuidava com muito carinho. Agradeço a presença de todos. É uma placa muito merecida”, declarou.
Além de Fernanda, estiveram presentes diversos familiares de Dimerval: a esposa, Lázara; as filhas Patrícia, Flávia e Lilian; as irmãs Dagmar e Doramar; as tias Nilza e Neli; o neto Domini; entre outros.
Também participaram do ato a secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão; a comandante da Guarda Civil Municipal, Juliana Záccaro; e a ouvidora-geral do Município, Fernanda Fegadoli do Nascimento.
Biografia
Dimerval Ramos nasceu em Paraguaçu (MG), em 20 de abril de 1951, e veio para Araraquara quando tinha 5 anos. Estudou na Escola Estadual “Professor Victor Lacorte”, onde conheceu Lázara, com quem se casou e teve quatro filhas.
Sua história com o Parque do Pinheirinho começou na década de 1980. Dimerval era também um inventor e sempre pegava alguns de seus inventos e ia até o parque. Nadava e ajudava a cuidar do local, passando uma boa parte do seu dia entretendo as crianças e os adultos com suas histórias.
Dimerval faleceu em 17 de julho de 2017, aos 66 anos, deixando saudades aos que com ele tiveram oportunidade de conviver.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 29 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para s...
Seguem até 31 de março as inscrições online para obtenção do passe escolar ou fretamento (ônibus escolar), fornecido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar da Prefeitura. Confira o link para...
O projeto “Férias nos Museus – Venha viajar no tempo” é gratuito e acontece até 24 de janeiro, com visitas guiadas. Das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30, os visitantes poderão se aventurar nos se...
A Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato contam com um acervo total de mais 100 mil obras e estão funcionando, entre os dias 20 de janeiro e 28 de fevereiro,...
Líder de bancada é o parlamentar escolhido para ser o porta-voz do grupo de vereadores de um mesmo partido com representação na Câmara Municipal. Na terça-feira (21), foram publicadas as últimas de...
Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na primeira Sessão Ordinária de 2025 e da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal. Recebeu p...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.