Notícias



Câmara marca presença em inauguração de residência terapêutica no Centro

Administrado pela Casa Cairbar Schutel, serviço abriga dez moradores com transtornos mentais graves

1175


A Câmara de Araraquara esteve presente na inauguração da Residência Terapêutica “Adélia Bellodi Privato”, localizada na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 2307, no Centro. O evento foi realizado pela Prefeitura e pela Casa Cairbar Schutel na tarde da última quinta-feira (21).

 

Participaram da inauguração o presidente do Legislativo, Rafael de Angeli (Republicanos), e os vereadores Enfermeiro Delmiran (PL), Marcão da Saúde (MDB) e Marcelinho (Progressistas).

 

Administrada pela Casa Cairbar, a Residência Terapêutica abriga dez moradores. Eles contam com assistência de profissionais 24 horas por dia, por meio de equipe composta por cuidador, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionista.

 

O Serviço Residencial Terapêutico é formado por moradias destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais graves que vivem em instituições de cuidados psiquiátricos.

 

As residências terapêuticas fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do SUS, recebendo incentivo para implantação e custeio mensal do Ministério da Saúde. O objetivo é acolher pacientes que não possuem vínculos familiares ou sociais, garantindo o tratamento em rede, promovendo a reabilitação psicossocial e o resgate da cidadania e dos direitos humanos.

 

“A inauguração da Residência Terapêutica representa mais um avanço na área da saúde mental, oferecendo acolhimento digno e humanizado para quem precisa de cuidado e atenção. Sabemos o quanto é fundamental garantir esse suporte para que essas pessoas possam viver com mais qualidade de vida, autonomia e inclusão. Parabenizamos a Prefeitura, os profissionais de saúde e todos os envolvidos nesse projeto, que vai transformar realidades e trazer esperança para muitas famílias”, afirmou Angeli.

 

O prefeito Dr. Lapena (PL) parabenizou a equipe da Casa Cairbar responsável pela inauguração do espaço. “Imagine se o Cairbar fechasse as suas portas hoje. Para onde iriam as pessoas que precisam de atendimento? Nós temos que ter um grande reconhecimento a tudo que o Cairbar sempre representou. A nossa população tem que ser parceira, fazer campanhas, ajudar o Cairbar a poder acolher, cada vez mais, a nossa população. Nós sabemos a responsabilidade que vocês têm e a qualidade do atendimento. Não podemos permitir que isso se encerre e temos que trabalhar para que melhore”, declarou.

 

Segundo a presidente da Casa Cairbar Schutel, Marísia Helena da Cruz, o projeto “nasce da compreensão de que o cuidado vai muito além das paredes do hospital”. “Queremos registrar nossa gratidão e nossos profundos reconhecimentos a todos aqui presentes. Em especial, aos nossos profissionais. Que cada morador possa encontrar aqui não apenas uma casa, mas um verdadeiro lar com oportunidades de recomeço”, afirmou.

 

Compuseram a frente de autoridades, ainda, o secretário municipal de Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade, e Roberto Privato, filho da homenageada que denomina o espaço, Adélia Bellodi Privato. Também estiveram presentes ao evento outros secretários, subsecretários e integrantes do governo municipal.


Publicado em: 25 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!