880
“A nossa cidade está precisando muito de programas de estímulo como este, depois de um período difícil de perdas na pandemia. A Câmara Municipal estará sempre aberta para projetos inovadores que tragam benefícios para a economia da cidade e o bem-estar dos cidadãos.” A declaração foi feita pelo presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), durante cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, realizada no anfiteatro do Sest/Senat, na sexta-feira (5).
Na ocasião, foram entregues os termos de subvenção econômica às empresas que tiveram seus projetos selecionados pelo Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, formado por representantes de várias secretarias municipais, que também acompanhará o seu desenvolvimento. “É graças ao empenho de todos esses servidores e secretarias que estamos aqui hoje”, enfatizou o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), durante o evento.
A manutenção do programa será feita por meio do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (Fumesei). Em abril deste ano, a Câmara Municipal aprovou um crédito de R$ 100 mil para a subvenção do projeto.
O papel do Legislativo foi destacado também pelo prefeito Edinho Silva (PT). “A realização do programa só foi possível porque o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em 2021. Era um momento difícil, de pandemia, e os vereadores entenderam sua importância”, declarou, e acrescentou: “As startups já estão mostrando a força que têm para mudar a cara da economia mundial”.
Participaram do evento a vereadora Fabi Virgílio (PT), o vereador Paulo Landim (PT), a diretora operacional do Sest/Senat, Sandra Cervi Ropelato, secretários municipais e representantes de universidades e instituições da cidade.
Inovação
O Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador foi instituído pela Lei nº 10.313/2021, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social, valorizando a inovação, a diversidade, a geração de conhecimento e a sustentabilidade no município.
As empresas selecionadas recebem bolsas e auxílios concedidos por meio de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em 2022, as dez startups selecionadas são:
- Presense Pesquisa e Desenvolvimento – Projeto selecionado: produção de dispositivos sensores de gases de precisão a partir de materiais inovadores de óxidos metálicos semicondutores.
- Helianthus Pesquisa e Desenvolvimento de Equipamentos de Esterilização – Projeto selecionado: dispositivo capaz de eliminar biofilmes fúngicos e bacterianos dos ductos de água de circuitos de hemodiálise.
- 3D Pharma – Projeto selecionado: desenvolvimento de um biochip medicamentoso, biodegradável, para administração subcutânea em pets.
- NPSmart – Projeto selecionado: desenvolvimento de um sanitizante nanoestruturado biodegradável e seguro à base de produtos naturais, para diminuição ou completa eliminação da bactéria causadora do cancro cítrico.
- HB Biotec – Projeto selecionado: desenvolvimento em escala industrial da membrana de celulose bacteriana, um insumo de alto valor agregado, visando atender diferentes mercados, a saber: veterinário, cosmético, farmacêutico, médico e alimentício.
- L&L Biotech Consult – Projeto selecionado: desenvolvimento de um dispositivo adesivo biopolimérico tetracamada para estabilização e liberação controlada de fármacos antibacterianos para tratamento tópico de infecções de pele e tecidos moles e prevenção de infecções de feridas cirúrgicas.
- Natcrom – Projeto selecionado: obtenção de ativos botânicos a partir de resíduos da agroindústria para uso como aditivos e conservantes naturais em alimentos e nutracêuticos.
- Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia – Projeto selecionado: desenvolvimento de máscaras faciais de celulose bacteriana para tratamento de melasma (manchas escuras na pele que afetam de 15 a 35% da população feminina brasileira).
- Techmip Análises e Soluções Inteligentes – Projeto selecionado: desenvolvimento do dispositivo poct, para detecção do quadro evolutivo da infecção por Sars-cov-2.
- Bistrô Animal Alimentação Natural – Projeto selecionado: desenvolvimento de um alimento completo congelado para cães em tratamento de obesidade ou sobrepeso, que corresponde a cerca de 25 milhões de cães no Brasil.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Uma Audiência Pública na próxima segunda-feira (17), às 14h30, no Plenário da Câmara de Araraquara, irá debater o tema “Comércio Ambulante: em prol de uma regulamentação justa e inclusão econômica”...
Após mais de nove horas de debates e votações, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou 18 projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (11), que terminou já na madrugada de quarta-feira (12). S...
Em requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações à Secretaria Municipal de Cultura sobre o Centro de Conservação e Restauração de Acervos Diversos (Cecrad)....
O Senac conta com 70 mil bolsas de estudo em temas como tecnologia da informação, gestão e negócios, gastronomia e comunicação. Os cursos técnicos e livres são gratuitos e com os materiais didático...
Começaram as inscrições para o Guri, programa que oferece cursos gratuitos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, para crianças a partir de 6 anos. As aulas tiveram início no dia 10 de fev...
As inscrições para as Escolinhas de Esportes começam na quarta-feira (12), diretamente nos locais onde as atividades acontecem. Há grande variedade de modalidades esportivas, como capoeira, basquet...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.