1662
Na manhã do sábado (25), o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), representou o Legislativo Municipal na cerimônia de Formatura de Matrícula dos atiradores da Turma de 2023 do Tiro de Guerra 02-022, em sua sede, na Vila Xavier.
Os instrutores do TG atuarão na formação e na consolidação do civismo, cidadania e patriotismo na vida de cem jovens araraquarenses, durante os próximos nove meses de instrução. A tropa será formada por quatro pelotões: Vanguardeiro, Carcará, Chacal e Teiú.
Após as primeiras explicações, os atiradores colocaram pela primeira vez o uniforme de combate do Exército Brasileiro e receberam as insígnias com seu nome, tipo sanguíneo e a sutache do tiro de guerra, além da bandeira do Brasil na blusa de combate do atirador.
O subtenente Alexandre de Almeida Lopes convidou o presidente da Câmara e os pais do atirador Silveira, o mais jovem matriculado em 2023, Daniela e José Carlos, a abrirem juntos o portão lateral do tiro de guerra, simbolizando assim, o início do ano de instrução.
O subtenente Bryner Rogério Tavares Araújo, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araraquara, disse que até o fim do ano os atiradores passarão por um grande processo de evolução e de aprendizado, que é um dos objetivos da instrução. Ele também frisou a importância da presença do presidente do Legislativo. “A presença do senhor Paulo Landim valoriza bastante essa cerimônia, e espero que a parceria com o Legislativo continue, pois o Diploma Valor Militar, entregue todos os anos pela Câmara aos atiradores do Tiro de Guerra de Araraquara que se destacaram, é uma deferência que historicamente a Câmara tem para com o Tiro de Guerra.”
Landim, que foi atirador da turma de 1978, do centenário do TG 02-002 da Vila Xavier, falou que guarda na memória lições recebidas sobre disciplina, respeito, lealdade, camaradagem e sentimento do dever, entre tantas outras, que também serão absorvidas e ficarão gravadas na mente e alma de cada atirador, pois foi o que aconteceu com ele.
Saudou as autoridades presentes e, em especial, os pais e mães, que, de acordo com o que vivenciou, também terão uma missão no período em que seus filhos estiverem servindo à pátria. “Vocês não imaginam a emoção que sinto. Hoje estou presidente da Câmara e estou revivendo o que aconteceu há 45 anos em um dia como este, quando eu também começava a fazer o Tiro de Guerra. Peço que não desistam nunca dos seus sonhos. E vocês, pais e mães, também vão acordar cedo, vão ajudar a cuidar do fardamento, enfim, vão parte disso tudo”, frisou.
Com informações da assessoria do gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.