663
A Câmara Municipal de Araraquara esteve presente na festa do time masculino da Ferroviária pelo acesso conquistado para a Série C do Campeonato Brasileiro. O presidente do Legislativo, Paulo Landim (PT), e o vereador Edson Hel (Cidadania) participaram da solenidade que recepcionou jogadores, comissão técnica e dirigentes afeanos na Prefeitura, na tarde de segunda-feira (4).
Antes do evento na sede do Executivo, a delegação foi recebida pela torcida na entrada da cidade e fez uma carreata pelas ruas de Araraquara. O time havia acabado de chegar de Sousa, na Paraíba, onde empatou com a equipe local por 1 a 1, no domingo (3), e subiu de divisão no futebol brasileiro.
“Vocês estão de parabéns por honrarem o nome da cidade e o nome da Ferroviária, um dos grandes nomes do Brasil”, disse Landim. O vereador definiu Araraquara como “a capital do esporte” e recordou o recente título nacional do Sesi Araraquara na Liga de Basquete Feminino (LBF) e a disputa das Guerreiras Grenás da Ferroviária contra o Corinthians na final do Brasileirão Feminino.
Edson Hel destacou a união da equipe da Ferroviária para a conquista do acesso. “A última Série C que a Ferroviária disputou foi em 2002. Após 21 anos, está subindo novamente. A gente só tem a agradecer a essa equipe e à comissão técnica, que se empenharam e mostraram o quanto é importante o coletivo. A coletividade é tudo no futebol e em qualquer lugar”, declarou o parlamentar.
O prefeito Edinho Silva (PT) parabenizou a todos pela conquista. “A camisa grená que vocês vestem é o maior símbolo cultural de Araraquara. Agradeço a vocês por ajudarem a recuperar a autoestima de uma cidade, a autoestima de um povo. Esse time que vocês representam é a identidade de um povo inteiro”, afirmou.
Autor do gol da Ferroviária no jogo decisivo em Sousa (PB), o volante Xavier relatou seu sentimento de felicidade. “Eu estava no começo do ano e sofri o descenso com a equipe no Paulistão. Era muito importante a gente ter a missão de salvar o ano. Se a gente não tem esse acesso, no ano que vem não teria calendário no cenário nacional, somente o estadual. Foi um dever cumprido com a Ferroviária. E, graças a Deus, fui coroado em fazer esse gol tão importante”, disse o jogador.
O técnico Alexandre Lopes agradeceu aos atletas, aos colegas de comissão técnica e à diretoria. O treinador ressaltou o espírito coletivo do elenco e relembrou os momentos de dificuldade ao longo da competição. “Esse grupo se mostrou extremamente capaz daquilo que nós estávamos propondo. E esse é o resultado. Parabéns, rapaziada”, declarou.
Também estiveram no evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); secretários e coordenadores municipais; o presidente do Conselho de Administração da Ferroviária SAF, Filippo Bertolucci; o diretor executivo de futebol masculino, Júnior Chávare; entre outros diretores e integrantes da comissão técnica.
Próxima estação: Série C
O roteiro da Locomotiva até o acesso é um enredo de superação. No início da primeira fase da Série D, o time chegou a ficar em último lugar no Grupo A7 (com oito times). Foram seis partidas sem vencer.
Com a troca no comando técnico, Alexandre Lopes, que estava na equipe sub-20, ganhou uma chance no time principal. As vitórias começaram a aparecer, o que possibilitou a classificação para a próxima fase em quarto lugar do grupo (a última vaga disponível).
No mata-mata, o coração afeano já foi testado logo de cara: um empate na Arena da Fonte Luminosa contra o Hercílio Luz-SC, por 1 a 1, e outro na casa do adversário, por 2 a 2. O gol de empate da Ferroviária foi marcado aos 51 minutos do segundo tempo. Na disputa por pênaltis, deu o time de Araraquara por 4 a 2.
No jogo seguinte, o desafio era contra o Anápolis-GO. Em Araraquara, logo no início da primeira partida, pênalti para o Anápolis. O goleiro Saulo defendeu. Na etapa final, o volante Paulinho Santos marcou o gol da vitória por 1 a 0. No jogo da volta, em Goiânia, nova vitória por 1 a 0, outra vez com gol de Paulinho Santos.
Aí veio a fase quartas de final, a que definiria os quatro times que conseguiriam o acesso. Na Fonte Luminosa, o time grená bateu o Sousa-PB por 1 a 0, com gol do atacante Pilar. No Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, em Sousa (PB), o volante Xavier colocou a Ferroviária na frente. Luiz Henrique empatou. Com o placar final de 1 a 1, a festa foi afeana.
Agora, a Série D chega à semifinal. Quatro times, já garantidos na Série C de 2024, vão lutar pelo título. A Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, com o primeiro jogo em Araraquara, nesta quarta-feira (6), às 20h, e a volta em Belo Horizonte, no domingo (10), às 15h. O outro duelo é entre Caxias-RS e Ferroviário-CE.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 24 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental, médio e técnico. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PA...
O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 foi prorrogado até dia 17 de janeiro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas,...
Começa no dia 15 de janeiro a inscrição online para obtenção do passe escolar, fornecido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, da Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura do Municíp...
No dia 13 (segunda-feira), a partir das 15 horas, acontece a divulgação da lista de classificação geral dos cursos oferecidos pelas escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. C...
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), aos 90 anos de idade, o ex-vereador José Wellington Pinto. Atuando em diversos segmentos da sociedade, e principalmente na Câmara Municipal de Araraquara...
No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.