Notícias



Câmara participa de festa da Ferroviária pelo acesso à Série C do Brasileirão

Jogadores, comissão técnica e dirigentes da equipe grená foram recebidos na Prefeitura após carreata pelas ruas de Araraquara na segunda-feira (4)

2743


A Câmara Municipal de Araraquara esteve presente na festa do time masculino da Ferroviária pelo acesso conquistado para a Série C do Campeonato Brasileiro. O presidente do Legislativo, Paulo Landim (PT), e o vereador Edson Hel (Cidadania) participaram da solenidade que recepcionou jogadores, comissão técnica e dirigentes afeanos na Prefeitura, na tarde de segunda-feira (4).

Antes do evento na sede do Executivo, a delegação foi recebida pela torcida na entrada da cidade e fez uma carreata pelas ruas de Araraquara. O time havia acabado de chegar de Sousa, na Paraíba, onde empatou com a equipe local por 1 a 1, no domingo (3), e subiu de divisão no futebol brasileiro.

“Vocês estão de parabéns por honrarem o nome da cidade e o nome da Ferroviária, um dos grandes nomes do Brasil”, disse Landim. O vereador definiu Araraquara como “a capital do esporte” e recordou o recente título nacional do Sesi Araraquara na Liga de Basquete Feminino (LBF) e a disputa das Guerreiras Grenás da Ferroviária contra o Corinthians na final do Brasileirão Feminino.

Edson Hel destacou a união da equipe da Ferroviária para a conquista do acesso. “A última Série C que a Ferroviária disputou foi em 2002. Após 21 anos, está subindo novamente. A gente só tem a agradecer a essa equipe e à comissão técnica, que se empenharam e mostraram o quanto é importante o coletivo. A coletividade é tudo no futebol e em qualquer lugar”, declarou o parlamentar.

O prefeito Edinho Silva (PT) parabenizou a todos pela conquista. “A camisa grená que vocês vestem é o maior símbolo cultural de Araraquara. Agradeço a vocês por ajudarem a recuperar a autoestima de uma cidade, a autoestima de um povo. Esse time que vocês representam é a identidade de um povo inteiro”, afirmou.

Autor do gol da Ferroviária no jogo decisivo em Sousa (PB), o volante Xavier relatou seu sentimento de felicidade. “Eu estava no começo do ano e sofri o descenso com a equipe no Paulistão. Era muito importante a gente ter a missão de salvar o ano. Se a gente não tem esse acesso, no ano que vem não teria calendário no cenário nacional, somente o estadual. Foi um dever cumprido com a Ferroviária. E, graças a Deus, fui coroado em fazer esse gol tão importante”, disse o jogador.

O técnico Alexandre Lopes agradeceu aos atletas, aos colegas de comissão técnica e à diretoria. O treinador ressaltou o espírito coletivo do elenco e relembrou os momentos de dificuldade ao longo da competição. “Esse grupo se mostrou extremamente capaz daquilo que nós estávamos propondo. E esse é o resultado. Parabéns, rapaziada”, declarou.

Também estiveram no evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); secretários e coordenadores municipais; o presidente do Conselho de Administração da Ferroviária SAF, Filippo Bertolucci; o diretor executivo de futebol masculino, Júnior Chávare; entre outros diretores e integrantes da comissão técnica.

 

Próxima estação: Série C

O roteiro da Locomotiva até o acesso é um enredo de superação. No início da primeira fase da Série D, o time chegou a ficar em último lugar no Grupo A7 (com oito times). Foram seis partidas sem vencer.

Com a troca no comando técnico, Alexandre Lopes, que estava na equipe sub-20, ganhou uma chance no time principal. As vitórias começaram a aparecer, o que possibilitou a classificação para a próxima fase em quarto lugar do grupo (a última vaga disponível).

No mata-mata, o coração afeano já foi testado logo de cara: um empate na Arena da Fonte Luminosa contra o Hercílio Luz-SC, por 1 a 1, e outro na casa do adversário, por 2 a 2. O gol de empate da Ferroviária foi marcado aos 51 minutos do segundo tempo. Na disputa por pênaltis, deu o time de Araraquara por 4 a 2.

No jogo seguinte, o desafio era contra o Anápolis-GO. Em Araraquara, logo no início da primeira partida, pênalti para o Anápolis. O goleiro Saulo defendeu. Na etapa final, o volante Paulinho Santos marcou o gol da vitória por 1 a 0. No jogo da volta, em Goiânia, nova vitória por 1 a 0, outra vez com gol de Paulinho Santos.

Aí veio a fase quartas de final, a que definiria os quatro times que conseguiriam o acesso. Na Fonte Luminosa, o time grená bateu o Sousa-PB por 1 a 0, com gol do atacante Pilar. No Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, em Sousa (PB), o volante Xavier colocou a Ferroviária na frente. Luiz Henrique empatou. Com o placar final de 1 a 1, a festa foi afeana.

Agora, a Série D chega à semifinal. Quatro times, já garantidos na Série C de 2024, vão lutar pelo título. A Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, com o primeiro jogo em Araraquara, nesta quarta-feira (6), às 20h, e a volta em Belo Horizonte, no domingo (10), às 15h. O outro duelo é entre Caxias-RS e Ferroviário-CE.


Publicado em: 05 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!