Notícias



Câmara realiza Audiência Pública sobre usos e benefícios da cannabis medicinal

Evento foi convocado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e será no dia 17, abrindo a 2ª semana municipal sobre o tema

2064


Uma Audiência Pública com o tema “Cannabis Medicinal: não espere precisar para defender” será realizada no próximo dia 17, uma quarta-feira, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara.

O evento, agendado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), marca a abertura da 2ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal “Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão” – lei municipal de autoria da vereadora Fabi em parceria com os vereadores Aluisio Boi (MDB) e Marcos Garrido (PSD).

Segundo a parlamentar, os objetivos são reforçar a disseminação da informação sobre os usos e benefícios da cannabis medicinal no tratamento de doenças variadas, combater o preconceito, além de debater o panorama atual das propostas de regulamentação.

O Brasil conta com 24 medicamentos à base de Cannabis sativa sendo comercializados, explica Fabi. “No entanto, os valores são extremamente altos, sendo possível o acesso a esses medicamentos somente por pessoas com maior poder aquisitivo”, afirma a vereadora no requerimento de convocação da audiência.

O documento também menciona que, segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, o uso medicinal da substância já é feito desde cerca de 1500 a.C. A cannabis possui ações anti-inflamatórias, antiepilépticas, antiproliferativas e antibacterianas, podendo melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária, entre outras.

Foram convidadas para a audiência autoridades políticas locais, estaduais e nacionais, representantes de universidades e especialistas de órgãos ligados ao tema (Associação Canábica Mental.Cann e Associação Flor da Vida).

A Audiência Pública terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.

O evento será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou de forma virtual, por meio de perguntas enviadas nas redes sociais da Câmara. Serão encaminhadas à presidência dos trabalhos todas as mensagens pertinentes ao tema em discussão para serem respondidas pelos debatedores.

No dia seguinte à audiência, na quinta-feira (18), também às 19h, o Plenário da Câmara sedia a mesa-redonda "Araraquara: a cidade referência - Implantação do Programa Municipal de Distribuição de Remédio à base de Cannabis”.

A Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal presta uma homenagem ao padre Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, que atuou na Paróquia de São Geraldo, em Araraquara, em 1978, mas se consolidou como grande referência em trabalhos sociais na Zona Leste de São Paulo. Padre Ticão foi defensor da população em vulnerabilidade social, ativista pela justiça e igualdade social e líder da luta pela legalização da cannabis medicinal. Ele faleceu em 2021, aos 68 anos.

 

Confira a programação completa da 2ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Padre Ticão:

 

 

Dia 17/04 –19h -  Audiência Pública: “Não espere precisar para defender”

com: Deputado estadual Caio França (online), ministro Paulo Teixeira (online), Odilon Castro – fundador e presidente da associação canábica Mental.Cann. (online), Enor Machado – Presidente da Associação Flor da Vida e prof. Dr. André Gonzaga dos Santos- Unesp.

Local: Plenário da Câmara Municipal

 

Dia 18/04 – 19h – Mesa Redonda: “Araraquara: a cidade referência- Implantação do Programa Municipal de Distribuição de remédio à base da Cannabis”

com: Stephani Ferrisi, farmacêutica pós-graduada em Cannabis Medicinal, e vereadora Fabi Virgílio

Local: Plenário da Câmara Municipal

 

Dia 26/04- 14h - Palestra: Você sabe o que é um sistema endocanabinóide?

Com: Maicon Silva, fisioterapeuta e especializado em Cannabis Medicinal

e Felipe Staufackar – dentista e prescritor de Cannabis Medicinal

Local: Uniara - Atividade que integra a programação de formação permanente dos médicos da rede municipal  (Atividade exclusiva para os médicos da rede municipal)


Publicado em: 11 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública sobre Plano Plurianual acontece nesta sexta-feira (20)

22 de julho de 2025

O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...



USP 60+: vagas gratuitas

22 de julho de 2025

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...



Questionário Enade 2025

22 de julho de 2025

Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...



Ajustes no Programa de Feiras de Economia Criativa são propostos à Prefeitura

21 de julho de 2025

Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

21 de julho de 2025

Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...



Audiência Pública discute situação do Conjunto Residencial Oitis

18 de julho de 2025

  Com o objetivo de aprofundar os debates sobre a lógica urbana do município e da segurança habitacional para a comunidade local do Jardim Iguatemi, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) convocou um...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!