4799
A Câmara Municipal de Araraquara realizou na tarde de segunda-feira (4) a sabatina de Fernando Passos, advogado, professor e coordenador do curso de Direito da Universidade de Araraquara (Uniara), indicado pelo prefeito Edinho Silva (PT) à presidência da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal de Araraquara.
O procedimento faz parte do Regimento Interno da Casa de Leis, com base no artigo 332-A e seguintes, que regulamentam a avaliação dos nomeados para cargos da Administração Pública Municipal e que, por força de lei, precisam da aprovação do Legislativo.
Por aproximadamente duas horas, em uma sessão conduzida pelo vereador Edson Hel (Cidadania) e pela vereadora Fabi Virgílio (PT), respectivamente presidente e integrante da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, o sabatinado falou sobre sua trajetória profissional na área jurídica, seu período como vereador da Casa e relator da atual versão da Lei Orgânica do Município, além de responder aos questionamentos dos parlamentares.
Em sua fala inicial, o advogado disse que pretende ousar durante seu trabalho feito em conjunto com a comissão, enquanto exercer o cargo de presidente. “Uma de nossas ideias é trazer a Comissão de Ética para a Lei Orgânica e fazer uma revisão da legislação para que a gente possa melhorar o serviço público e Araraquara se torne uma referência nessa área também”, declarou Passos.
Entre os questionamentos apresentados, foram levantados temas variados, como falta de diversidade na comissão, transparência, reformas nas leis e estatutos, funções, atividades, relação com o Executivo, servidores públicos, coletividade, precatórios, entre outros.
A sabatina foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e a gravação pode ser assistida a qualquer momento pelo Facebook e YouTube.
As exposições foram acompanhadas pelo presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), pelos vereadores Aluisio Boi (MDB), Carlão do Joia (Patriota), João Clemente (PSDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Gerson da Farmácia (MDB) e Alcindo Sabino (PT) e pela vereadora Luna Meyer (PDT); pela secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcelos Augusto; pela secretária executiva da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal, Cristiane Aparecida Pereira; além dos demais membros da comissão: José Eduardo Melhen, procurador-geral do Município na Prefeitura de Araraquara; o advogado Tiago Romano; o procurador fundacional na Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha (Fungota), Ernesto Gomes Esteves Neto; e o procurador autárquico no Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), Maycon Eduardo Roger.
Após o encerramento dos trabalhos, a CJLR emitiu o parecer nº 499/2023, que aprovou o sabatinado e, após votação em Plenário na Sessão Ordinária desta terça-feira (5), Fernando Passos foi confirmado como presidente da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal de Araraquara, função que exercerá pelos próximos três anos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Após receber denúncias em seu gabinete, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou três indicações (3088, 3093 e 3104) à Prefeitura de Araraquara, cobrando melhorias em unidades da rede municip...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em julho, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pediu informações sobre o projeto da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) “Selma Rita Canelas Ferra...
A Indicação nº 3471/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Paulo Landim (PT), sugere que sejam instalados painéis eletrônicos na entrada de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de outras unida...
A quantidade de médicos pediatras atendendo atualmente na rede pública municipal de saúde foi tema do Requerimento nº 1220/2025, enviado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura. Por me...
O vereador Aluisio Boi (MDB) recebeu na tarde de sexta-feira (1º) representantes das empresas RM Locação de Caçambas, Rei da Caçamba e Morada Ambiental para tratar da colocação de lixo, inclusive o...
A Câmara Municipal de Araraquara realiza na quarta-feira (13), às 18h30, uma Audiência Pública para discutir a lei municipal que estabelece limite de até dez anos para o ano de fabricação de veícul...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.