Notícias



Câmara vota recursos para obras emergenciais na Avenida 36

Sessão tem transmissão pela TV Câmara e começa às 15 horas

1747


Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (24), a partir das 15 horas, para uma pauta inicial de 14 projetos, seis requerimentos e duas participações na Tribuna Popular. Não haverá Sessão Extraordinária, já que a pauta foi destrancada com a deliberação sobre as contas do Município na semana passada. A TV Câmara transmite a 94ª Sessão Ordinária por suas plataformas. Neste texto e nas redes sociais da Câmara há links para detalhes dos projetos, incluindo justificativas e documentos.

Na ordem do dia está o crédito de R$ 5.514.057,45 para obras de construção de galerias de águas pluviais no Córrego das Cruzes, na Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), e para obras de construção de muro de contenção na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo. O recurso foi remetido pelo Governo do Estado de São Paulo, para início das obras de recuperação dos estragos causados pelas chuvas do dia 28 de dezembro passado, que tiraram a vida de seis pessoas, levando o município a declarar situação de emergência.

A Prefeitura pediu autorização da Câmara para desmembrar a atual Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Finanças em Secretaria Municipal de Governo e Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, separando as diferentes finalidades dos temas, com o objetivo de otimizar os serviços públicos prestados pelo Poder Executivo. Além disso o projeto altera nomenclaturas e funções de diversos dispositivos da administração.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara é autora de dois projetos nesta sessão. Um deles autoriza a Câmara a celebrar convênios, acordos e ajustes, entre outros, para fins recreativos e a proceder a descontos em folhas de pagamentos. O outro projeto regulamenta no Regimento Interno da Câmara o procedimento do contraditório e ampla defesa da Prefeitura e estende para 90 dias o prazo de apreciação das contas do Município.

Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e Secretaria Municipal de Educação são objetos de dois projetos enviados pela Prefeitura. Na autarquia a proposta readéqua o regime de enquadramento dos servidores do Daae, modifica carga horária da função-atividade de agente comercial e altera o quantitativo dos cargos públicos que especifica, ajustando-os aos dispositivos trazidos pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do Daae. Já na Educação, a proposta ajusta às particularidades da Secretaria Municipal da Educação as modalidades de contratação de pessoal por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

No ano de 2020 a Prefeitura já havia procedido à doação onerosa de imóvel para a Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição – Lar Nossa Senhora das Mercês, associação cuja atividade principal relaciona-se ao ensino e à promoção social. Contudo, ao providenciar a formalização da doação junto ao registro de imóveis competente, verificou-se a existência de provimento da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo prevendo a exigência de desafetação, por meio de lei, para fins de registro de alienação de imóvel público, o que traz este projeto para discussão e votação dos vereadores.

A atualização do Programa Municipal Internet para Todos também é objeto de projeto. Entre as alterações que a medida implanta está a revogação das disposições que previam que apenas um morador por domicílio tivesse direito ao sinal de Internet, além de outros ajustes.

Há um pedido para abertura do crédito de R$ 28.846,07, destinando recurso para despesas com a segunda parcela de serviços de terceiros junto ao Cadastro Único Para Programas Sociais.

Quatro projetos tratam de homenagens por meio da concessão de honrarias. A vereadora Luna Meyer indica o título de Cidadã Araraquarense à protetora de animais Deuseli Aparecida Martins Battain e o Diploma de Honra ao Mérito ao Canil Siciliano pelos serviços prestados aos animais de Araraquara. Já o vereador e atual segundo secretário da Mesa Diretora, Emanoel Sponton, confere Diploma de Honra ao Mérito ao grupo Juntos Somos Mais de Araraquara e Diploma de Honra ao Mérito à Associação Grupo Somos Noéis.

Também na Ordem do Dia, a vereadora Thainara Faria pede a inserção, nos Arquivos Históricos, de matéria veiculada no portal Jovem Pan com o título “Lula transformou Araraquara na capital política do país”.

Outros seis requerimentos, tratando de moção de apoio, de repúdio e solicitação de providências serão apresentados na parte final da sessão.

E há duas inscrições para participação na Tribuna Popular, logo no início da sessão, tratando de questões relacionadas à proteção dos animais. Uma das participações trata do Projeto Patas de Rua da Associação SOS Melhor Amigo: ações de conscientização acerca da proteção dos animais em situação de rua. A outra participação tem como tema trabalhos realizados pela Associação Araraquarense de Proteção e Assistência Animal Abraça Vidas e problemas relacionados no município.


Publicado em: 23 de janeiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!