Notícias



Casa de Fraternidade Chico Xavier recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara

Instituição religiosa e filantrópica criada em 2014 foi homenageada em solenidade conduzida pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

3235


Prestes a completar dez anos, a Casa de Fraternidade Chico Xavier foi homenageada pela Câmara com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene realizada quinta-feira (28), em uma noite marcada pela emoção e por apresentações do grupo musical “Família com Jesus”. A honraria foi uma iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT) aprovada durante a 140ª Sessão Ordinária, realizada em 24 de janeiro.

O evento, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara e está disponível para ser assistido a qualquer momento no YouTube e Facebook, fez parte das celebrações da VI Semana Chico Xavier, realizada pela Casa Espírita em comemoração aos 160 anos da publicação do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Na abertura da sessão, que reuniu fundadores, trabalhadores e assistidos pela entidade, a deputada estadual Márcia Lia (PT) destacou o trabalho realizado desde 2014 pela instituição, que hoje atende mais de 300 famílias na região do Vale do Sol, Jardim São Bento e Águas do Paiol, com ações solidárias voltadas para pessoas de todas as idades.

“O papel social que vocês realizam faz a diferença para a população, então mais do que ninguém merecem receber esse Diploma de Honra ao Mérito, porque dedicam aquilo que vocês têm de mais precioso, que é o tempo”, lembrou a secretária municipal de Saúde Eliana Honain, que representou o chefe do Executivo durante a sessão.

Para Fabi, que conduziu a solenidade e foi autora da homenagem, o movimento espírita de Araraquara merece o reconhecimento público pelo compromisso com a comunidade, pois “ele inaugurou políticas públicas que hoje estão consolidadas em nossa cidade, como a Casa de Acolhida para pessoas em situação de rua e os enxovais para mães em situação de vulnerabilidade social”.

Gustavo Cesar Gandolfi, que foi o responsável por representar a instituição no evento, falou da alegria em receber a honraria, mas também dos deveres que isso trará. “Nós nos sentimos com mais compromisso e mais responsabilidade, pois este título nos convida a trabalhar ainda mais, renunciar ainda mais, nos sacrificar ainda mais, o que é motivo de alegria e felicidade”, concluiu o fundador e atual presidente da Casa de Fraternidade Chico Xavier.

O mesmo sentimento é compartilhado por Manu Mandelli, vice-presidente e fundador da entidade, que recordou sua trajetória desde a fundação da entidade. “Eu nunca imaginei me tornar dirigente de uma Casa Espírita e hoje nós vemos que a vida vai nos direcionando. Ali tentamos fazer tudo com o maior desinteresse possível, sempre evidenciando a mensagem do Evangelho”, finalizou.

 

A Casa de Fraternidade Chico Xavier

Em funcionamento desde dezembro de 2014, a instituição religiosa e filantrópica tem se dedicado a atender os moradores em situação de vulnerabilidade social e econômica dos bairros Vale do Sol, Jardim São Bento e Águas do Paiol, por meio de projetos culturais, educacionais e de assistência social.

Após quase 10 anos de atividades beneficentes, a entidade beneficia diversas famílias com o fornecimento regular de cestas básicas e refeições, além de realizar campanhas especiais de Natal e de Páscoa.

A manutenção da casa depende totalmente de doações, eventos e do trabalho de voluntários que se dedicam a modificar a vida de crianças, jovens e adultos com a proposta de disseminar as lições do Evangelho, por meio do exercício da caridade e do amor ao próximo.

Visando a ampliar a quantidade de pessoas ajudadas pela instituição, há alguns anos foi iniciada a construção de uma nova sede que, aos poucos, vai se tornando realidade graças a contribuições espontâneas e ações de arrecadação, revertidas integralmente para cobrir os custos da obra.


Publicado em: 01 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!