Notícias



Centro de Referência do Autismo – transformação de aspiração em realidade

Vereador Aluisio Boi (MDB) reconheceu importância da instituição por meio de Requerimento

1690


A visita que o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), fez ao Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, na tarde da segunda-feira (30), foi carregada de emoção, ao ver o que um embrião revolucionário se tornou.

O parlamentar entregou em mãos o Requerimento nº 775/2021, em homenagem à comemoração de um ano da inauguração do Centro. Em um prédio projetado especialmente para acolher os pacientes, a unidade atende atualmente 90 pessoas em acompanhamento semanal nas diversas terapias ofertadas, além do público que chega toda a semana e é habilitado pelo Ministério da Saúde, em uma região que engloba cerca de um milhão de pessoas.

Boi conheceu as dependências, muito bem distribuídas e equipadas, e ouviu da gestora, Karina Maia, que esse é o primeiro Centro de Referência do Autismo do estado de São Paulo, 100% SUS, e que Araraquara é um dos poucos municípios a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.

Para a gestora, a carteirinha foi uma vitória para as crianças e para as famílias, cujo objetivo é garantir atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial na saúde, na educação e na assistência social. “Estamos recebendo consultas de várias cidades sobre nosso serviço. Um exemplo é Praia Grande, no litoral de São Paulo, que quer implantar um centro de atendimento, tendo o nosso como parâmetro”, disse Karina.

Luiz Armado Garlippe, gerente de reabilitação, também recepcionou o vereador Boi em um local com estrutura completa e pensada para atender crianças, jovens e adultos e explicou em detalhes todo o trabalho que é executado por sua equipe. “Todos que aqui chegam são acolhidos e recebem acompanhamento especializado. Os funcionários são muito dedicados e, com isso, estamos conseguindo um ótimo resultado. Nosso próximo projeto é a Educação Familiar, que será iniciado em breve, para que as famílias sejam inseridas no contexto e ganhem conhecimentos sobre como devem proceder com suas crianças”, explicou.

Boi se mostrou tocado pelo empenho da equipe e pela condição de excelência que foi alcançada, no tratamento dos autistas. “O trabalho de acolhimento, orientação e atendimento que é feito aqui é especial. Eu vi todos os equipamentos, todas as salas preparadas para atender muito bem nossas crianças e me emocionei com as histórias de vida que ouvi aqui hoje e com uma frase que faz a gente refletir: quando são discriminadas ou maltratadas, por falta de conhecimento ou por maldade mesmo, as nossas crianças autistas não sabem o que está acontecendo. Elas não sofrem porque não entendem. Quem enfrenta tudo são os pais. Apesar de sentirem uma dor que rasga o peito, não desistem”, frisou Boi.

O parlamentar colocou a Câmara à disposição do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, que tem demanda crescente, mas que precisa ampliar a área física. “De momento, a alternativa que temos é conseguir verba de Emendas Parlamentares. Vamos encaminhar solicitação aos nossos deputados, para agilizar a construção de um espaço maior e bem estruturado, pois como fomos informados, a procura é grande e aumenta semanalmente”, reforçou Boi, que parabenizou àqueles que sonharam, lutaram e transformaram uma aspiração em algo concreto, que revolucionou o tratamento e acompanhamento dos autistas da região.


Publicado em: 31 de agosto de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Praça de capela na Vila José Bonifácio precisa de capinação e limpeza

13 de fevereiro de 2026

Em Indicações, o vereador Marcão da Saúde (MDB) solicita que a Prefeitura realize a capinação de mato alto, limpeza e retirada de galhos da praça da Capela Imaculada Conceição, localizada na Avenid...



Informações sobre estoque de medicamentos são solicitadas à Prefeitura de Araraquara

13 de fevereiro de 2026

Em documento encaminhado à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Maria Paula (PT) pede informações detalhadas sobre o estoque de medicamentos da rede municipal de saúde, a política de reposição e c...



Indicações sugerem retomada de atividades esportivas

13 de fevereiro de 2026

O vereador Paulo Landim (PT) sugere que a Prefeitura de Araraquara retome a realização de duas atividades esportivas: o Programa Saúde na Praça no Jardim Paulistano e as aulas da luta coreana hapki...



Semana Maçônica de Araraquara e Região é incluída no calendário de eventos do município

12 de fevereiro de 2026

Em Sessão Ordinária realizada na terça-feira (10), o Plenário da Câmara aprovou a inclusão da Semana Maçônica de Araraquara e Região no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara. O projeto foi ap...



Câmara tem expediente suspenso durante Carnaval; Quarta-feira de Cinzas tem horário reduzido

12 de fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara informa que o expediente da Casa de Leis estará suspenso durante o período de Carnaval. Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) não haverá funcionamento do Legi...



Dia Municipal da Biblioterapia é incluído no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara

12 de fevereiro de 2026

A Câmara aprovou, em sessão realizada na última terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 18/2026, que cria oficialmente o “Dia Municipal da Biblioterapia”. A celebração acontecerá anualmente em 30 de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!