Notícias



Centro de Saúde do Melhado sofre com falta de funcionários

Vereador Gerson da Farmácia (MDB) esteve no local conversando com servidores e usuários

586


Com mais de 15 mil pessoas cadastradas, o Centro Municipal de Saúde (CMS) “Giuseppe Aufiero Sobrinho”, na Vila Melhado, tem tido dificuldades para poder realizar um bom atendimento à população. Na manhã da quarta-feira (28), o vereador Gerson da Farmácia (MDB) esteve no local e conversou com a enfermeira da unidade, Elisângela Costa.

Segundo ela, o Centro de Saúde conta com apenas uma equipe formada por 10 funcionários, entre eles dois clínicos gerais, dois ginecologistas, um pediatra e dois dentistas. “Contamos com o suporte de alguns médicos da Uniara, mas a equipe tem feito hora-extra e está no limite. Queremos fazer os atendimentos com qualidade, mas não há condições com o que temos de funcionários. Estamos com um de férias e outro foi emprestado para outra unidade em janeiro”, destacou a enfermeira. “Estamos agendando algumas consultas só para julho, sendo que antes a espera era de, no máximo, 30 dias”, completou.

Elisângela entende que para oferecer um bom serviço ao público, a equipe teria que contar com pelo menos 17 servidores. “A unidade do Santa Angelina, que tem mais ou menos o mesmo tamanho, conta com esse número de funcionários”, informou.

 

Farmacêutica só uma vez por semana

No CMS do Melhado, cada médico realiza, em média, 16 atendimentos por dia. No caso dos ginecologistas, são 12. “Eles estão atuando das 7 às 17 horas, e a farmácia fica aberta das 8 às 16 horas, mas temos uma farmacêutica apenas uma vez por semana, acabamos deixando uma pessoa da parte administrativa aqui”, afirmou.

O vereador também ouviu outros problemas, como a falta de armários para guardar as fichas de atendimento. A enfermeira lembrou, ainda, que a sala onde fica está há três meses sem internet. “Sou responsável técnica da equipe, porém estou sem sala e acabo utilizando alguma vaga, mas tenho passado por essa dificuldade. O que tem ajudado muito é a coesão da equipe”, explicou.

 

Fiscalizando

Na unidade, Gerson já entrou em contato com a secretária da Saúde, Eliana Honain, e foi orientado a fazer um ofício com todas as necessidades da unidade e encaminhá-lo à pasta. Eliana prometeu “olhar com carinho a questão”.

“Vamos encaminhar tudo o que foi falado para a secretária e cobrar. Daqui uns dias ligo de novo aqui e vejo se foram tomadas providências. A unidade é uma referência para moradores de diversas localidades da cidade e precisa de uma estrutura que atenda todas as necessidades da população”, pontuou o parlamentar, que também conversou com usuários do Centro de Saúde e só ouviu elogios do atendimento recebido na unidade.


Publicado em: 29 de março de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Cassação de mandato de vereador será votada em Sessão Extraordinária na segunda-feira (18)

11 de agosto de 2025

  Na próxima segunda-feira (18), às 10 horas, os vereadores votarão pela cassação do vereador Emanoel Sponton (Progressistas) ou pelo arquivamento do caso da denúncia de “rachadinha”. A votação oc...



Câmara promove Audiência Pública para debater IPTU progressivo em Araraquara

11 de agosto de 2025

Uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) que trata da aplicação do IPTU progressivo no município acontecerá na Câmara Municipal, na quinta-feira (14), às 18 horas. A...



Sessão Ordinária da Câmara debate suspensão de vereador nesta terça-feira (12)

11 de agosto de 2025

A possibilidade de suspensão do mandato do vereador Balda (Novo) por 30 dias é um dos temas que serão debatidos na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), às 15 horas, no Plenário da Câmara de Ara...



Inaugurado em 2023, espaço cultural carece de manutenção

11 de agosto de 2025

Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo ver...



Secretaria da Saúde não tem dados sobre a emissão de atestados médicos pelas UPAs

11 de agosto de 2025

Com quantidade de atendimentos superior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes em Araraquara não têm dados oficiais sobre a emissão mensal de a...



Prefeitura tem projeto de financiamento para o judô da Fundesport em Araraquara

11 de agosto de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), solicitou esclarecimentos sobre o apoio prestado aos judocas da Fundesport em competiç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!