428
Os 88 anos de história do Centro Espírita Luz e Caridade de Araraquara foram reconhecidos pela Câmara com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene na noite de sexta-feira (1º), no Plenário do Legislativo. A honraria é de autoria de Alcindo Sabino (PT) e foi aprovada pelos demais vereadores.
O centro espírita foi fundado em 15 de janeiro de 1937 e tem uma trajetória de dedicação ininterrupta à assistência social e espiritual, consolidando-se como uma referência na cidade e na região.
Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se a doação de cestas básicas, roupas e medicamentos, beneficiando cerca de 1.350 pessoas mensalmente. A instituição se mantém em atividade por meio de doações, da venda de livros e da realização de eventos beneficentes.
“Eu me sinto muito honrado por estar aqui nesta noite e poder ofertar esse título a vocês”, afirmou Alcindo. O vereador relembrou que conheceu o centro espírita por meio da comunidade terapêutica Recanto do Senhor, na qual foi diretor e voluntário. “Foi lá que eu aprendi o valor de cuidar de gente, de cuidar das pessoas”, complementou o autor da homenagem.
O presidente do Centro Espírita Luz e Caridade, Sérgio Luiz Sanchez, agradeceu ao Legislativo e a todos os funcionários e voluntários da instituição. “É uma belíssima homenagem que muito nos honra e que é dedicada a todos aqueles que trabalharam e trabalham por um mundo melhor, dedicando amor ao seu próximo. O mundo será muito mais justo e solidário se chegarmos todos juntos ao final dessa maratona. Aí, sim, a vitória será justa”, declarou.
“Eu me sinto bastante honrado e grato a Deus e ao Cristo por fazer uma parte pequena, bem pequena, dessa linda história que foi construída por pessoas nobres, de espírito corajoso e perseverante, como foram seus fundadores”, completou o presidente da instituição.
Representando os colaboradores e voluntários do centro espírita, Paulo Roberto Previdelli relatou sua experiência atuando na instituição e falou sobre a importância desse trabalho para a sociedade de Araraquara.
“O trabalho do centro, de fato, tem um significado marcante, porque somente o fato de rezar, de orar — que é extremamente importante —, não alimenta o estômago do necessitado, não fornece o remédio para a saúde da pessoa debilitada. Nós precisamos unir as duas coisas. E este centro soube fazer isso durante toda a sua existência”, destacou.
Previdelli ainda agradeceu à Câmara pela sensibilidade da homenagem. “Na minha visão, homens públicos, como os aqui presentes, também são responsáveis por cuidar das pessoas. E isso inclui reconhecer todas aquelas entidades que se somam aos esforços do município, do estado ou da nação na construção de um país mais justo, solidário e humano.”
O vereador Marcão da Saúde (MDB) também esteve presente na Sessão Solene, assim como integrantes e voluntários do centro espírita.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
Trajetória
A história da instituição começou a ser traçada em 1934, com a chegada do casal Jovenal Guimarães e Guilhermina Machado Guimarães à cidade. Eles vieram de Ribeirão Preto com o propósito de difundir o espiritismo em Araraquara.
Inicialmente, os atendimentos ocorriam na residência deles, mas, com o crescimento da procura, tornou-se necessário alugar um espaço maior e, posteriormente, formalizar a instituição.
Desde então, o centro consolidou-se como uma entidade de referência regional, firmando sua sede na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1850, na região central de Araraquara.
Em reconhecimento à sua história e sua relevância comunitária, o centro espírita foi declarado de utilidade pública em 2017.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Aniversário da cidade A programação cultural celebrando o aniversário de Araraquara tem início nesta quinta-feira (21), às 18 horas, com a Mostra de Curtas (Paulo Del...
Futsal Pela Liga Sul Minas de Futsal, a equipe masculina Sub-18 da Fundesport Araraquara enfrenta o líder Luiz Antônio, em Rincão (SP), na sexta-feira (22), às 20h40, encerrando a fase de gr...
A manhã da terça-feira (19) trouxe boas novidades para os moradores das regiões das Unidades de Saúde da Família (USFs) “Prof. Dr. Tatsuko Sakima”, no Jardim Indaiá, e “Dr. José Ricardo de Carva...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara anuncia, nesta quinta-feira (21), a disponibilidade de 26 vagas de emprego em diferentes áreas, com destaque para ajudante para produzir po...
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abriu o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026, no valor de R$ 47, dest...
As oficinas culturais estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2025 até o dia 24 de agosto. Há oficinas no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, CEU das Artes, Quilombo Rosa, Casa...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.