Notícias



Centro Municipal do Autismo realiza 640 atendimentos mensais em Araraquara

Informações sobre a unidade foram encaminhadas pela Prefeitura em resposta a requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT)

504


A fim de contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes, a vereadora Filipa Brunelli (PT) solicitou informações, via Requerimento nº 828/2025, sobre o funcionamento e a abrangência do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” (CMRA). Em resposta, a parlamentar recebeu dados da Prefeitura sobre atendimentos, equipe técnica, público-alvo e possíveis ampliações da unidade.

 

De acordo com as informações repassadas, o Centro atende atualmente 195 pacientes por mês, realizando, em média, 640 procedimentos mensais. Os acompanhamentos são definidos de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou em outros intervalos estabelecidos pela equipe multiprofissional.

 

O quadro de profissionais do CMRA conta hoje com uma gestora, um estagiário, um médico neurologista, quatro terapeutas ocupacionais, três psicólogos e uma fonoaudióloga. Segundo a Prefeitura, existe a necessidade de ampliação da equipe, principalmente na área de fonoaudiologia, por isso um novo concurso público para contratar mais profissionais está em andamento.

 

Sobre o perfil do público atendido, a administração destaca que o Centro recebe pacientes de todas as faixas etárias, seguindo protocolos específicos conforme a idade e o grau de comprometimento funcional. A prioridade, no entanto, é para crianças, segundo avaliação da equipe técnica. Ainda segundo a resposta, dois novos psicólogos já foram incorporados ao Centro desde abril deste ano, e há estudos para expandir o espaço físico da unidade.

 

A Prefeitura também esclareceu que o CMRA exerce função regional, prestando apoio técnico a municípios da Diretoria Regional de Saúde III (DRS III), mas que os atendimentos terapêuticos são exclusivos para moradores de Araraquara. Essa medida, segundo o Executivo, evita a sobrecarga do serviço.

 

“Embora a resposta da Prefeitura aponte avanços no funcionamento do Centro Municipal de Referência do Autismo, os dados apresentados não refletem a realidade que temos acompanhado de perto no nosso mandato”, ressalva Filipa. “São inúmeras as famílias que nos procuram relatando dificuldades para conseguir vagas, longas esperas por atendimento e a sobrecarga dos profissionais que atuam na unidade. Isso revela uma demanda reprimida significativa, que precisa ser enfrentada com mais urgência e investimentos.”

 

A vereadora destaca a preocupação das famílias. “Sabemos que o Centro é um equipamento fundamental na rede de cuidados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Por isso, é essencial que o planejamento da gestão municipal leve em consideração o que está sendo vivido na ponta: mães desesperadas por uma avaliação e profissionais atuando no limite. Seguiremos acompanhando de perto essa situação e cobrando ações mais efetivas por parte da Prefeitura de Araraquara”, conclui.


Publicado em: 23 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

FliSolzinha (17/09)

17 de setembro de 2025

As atividades da FliSolzinha acontecem na quinta-feira (18) no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da programação infan...



PAT (17/09/25)

17 de setembro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 26 vagas para diversas áreas, incluindo ajudante de pedreiro (5), auxiliar administrativo PCD (1), auxiliar para instalação de coif...



Pets & Cia. (17/09)

17 de setembro de 2025

A feira Pets & Cia. será realizada no sábado (20), das 10 às 19 horas, no Parque Infantil, com entrada gratuita, reunindo mais de 60 expositores de gastronomia e bem-estar animal. O evento oferece...



Vagas (17/09)

17 de setembro de 2025

Estão abertas, até o dia 30, as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026 e destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. Gestantes também poderão realizar a pré-i...



Documento pede sinalização de trânsito no Victório de Santi II

17 de setembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Cristiano da Silva (PL) pede a implementação de sinalização de trânsito horizontal e vertical em todo o Jardim Victório Antônio de Santi II.   “A...



Ampliação do horário de funcionamento do Parque Botânico é proposta em documento

17 de setembro de 2025

O vereador Alcindo Sabino (PT) apresentou a Indicação nº 4248/2025, solicitando à Prefeitura de Araraquara a extensão do horário de funcionamento do Parque Botânico Municipal. Atualmente, o espaço...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!