6647
Com direito a apresentação de samba de gafieira e performance dos alunos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, foi inaugurado, na tarde de quarta-feira (14), o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”. A solenidade contou com a presença de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, além de vereadores, autoridades, líderes de religiões afro-brasileiras e convidados.
O evento, que fez parte das comemorações do Novembro Negro de Araraquara, também homenageou José Carlos de Campos, o “Zé Carlão”, personalidade de destaque da comunidade negra da cidade e que agora nomeia a sala multiuso que integra o espaço.
O vereador João Clemente (PSDB), que é sobrinho de Genny e compôs a mesa de honra representando sua família, relembrou a trajetória da tia e a abnegação do trabalho religioso dedicado à comunidade. “Para que nós pudéssemos estar aqui, foi necessário que muitas pessoas pavimentassem o caminho. Hoje o que nós fazemos é prestar uma homenagem a grandes homens e mulheres que dedicaram suas vidas a cuidar de pessoas e, em muitos momentos, esses sacerdotes e sacerdotisas não acabaram cuidando de si mesmos”, enfatizou.
Para a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o momento é representativo, pois “esse espaço foi construído a muitas mãos e agradecemos a todos pelo empenho, assim como aos membros da comissão que fizemos para acompanhar a obra e também a todas as pessoas que, antes disso, se juntaram para poder construir esse projeto”.
Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara na solenidade, falou sobre ser a primeira vereadora travesti e candomblecista da Casa, agradecendo sua ancestralidade religiosa e reafirmando seus ideais. “Sigo firme na luta antirracista e pela igualdade no que tange ao racismo e à intolerância e faço um pedido a vocês, nós precisamos enfrentar o fundamentalismo religioso, pois se não o pararmos a tempo, ele vai invadir com toda a força as instituições e nossas vidas vão ficar muito difíceis”, desabafou.
Anielle Franco encerrou as falas dos integrantes da mesa com diversos agradecimentos e revisitando memórias desde sua infância na favela da Maré, passando pelo assassinato de sua irmã Marielle, até chegar ao momento que vive agora.
“Desde o começo do ano à frente do Ministério, a gente criou um programa chamado ‘Abre Caminhos’ para combater e falar sobre intolerância e racismo e religioso. Temos rodado o país e agora vamos entregar nas mãos do presidente Lula, em 20 de novembro, esse plano para pensar não só esse combate, mas também impulsionar empreendedoras afro, levando a dignidade que essas pessoas, infelizmente, não têm”, concluiu a ministra.
Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB); a vereadora Fabi Virgílio (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Guilherme Bianco (PCdoB); o prefeito Edinho Silva (PT); a deputada estadual Thainara Faria (PT); o filho do homenageado “Zé Carlão”, Luiz Carlos de Campos; o representante das religiões de matrizes africanas Kiko Salvador, além de diversos secretários municipais.
Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas "Genny Clemente"
O Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas é um espaço cultural, foi uma obra aprovada na plenária da População Negra do Orçamento Participativo (OP) e está localizado na Rua Tanios Zbeidi, nº 506, no Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud.
A estrutura conta com um quiosque, cozinha, sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência, salas com vestiários masculino e feminino, salão multiuso para atividades e varanda com espaço para convivência e será um ponto de encontro para religiões de matrizes africanas e um espaço focado na cultura afro e suas manifestações, com área para reuniões, exposições e atividades artísticas.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.