Notícias



Com presença da ministra Anielle Franco, espaço cultural é inaugurado em Araraquara

Abertura do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas 'Genny Clemente' reuniu autoridades e convidados em tarde de homenagens

556


Com direito a apresentação de samba de gafieira e performance dos alunos da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, foi inaugurado, na tarde de quarta-feira (14), o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”. A solenidade contou com a presença de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, além de vereadores, autoridades, líderes de religiões afro-brasileiras e convidados.

O evento, que fez parte das comemorações do Novembro Negro de Araraquara, também homenageou José Carlos de Campos, o “Zé Carlão”, personalidade de destaque da comunidade negra da cidade e que agora nomeia a sala multiuso que integra o espaço.

O vereador João Clemente (PSDB), que é sobrinho de Genny e compôs a mesa de honra representando sua família, relembrou a trajetória da tia e a abnegação do trabalho religioso dedicado à comunidade. “Para que nós pudéssemos estar aqui, foi necessário que muitas pessoas pavimentassem o caminho. Hoje o que nós fazemos é prestar uma homenagem a grandes homens e mulheres que dedicaram suas vidas a cuidar de pessoas e, em muitos momentos, esses sacerdotes e sacerdotisas não acabaram cuidando de si mesmos”, enfatizou.

Para a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o momento é representativo, pois “esse espaço foi construído a muitas mãos e agradecemos a todos pelo empenho, assim como aos membros da comissão que fizemos para acompanhar a obra e também a todas as pessoas que, antes disso, se juntaram para poder construir esse projeto”.

Filipa Brunelli (PT), que representou a Câmara na solenidade, falou sobre ser a primeira vereadora travesti e candomblecista da Casa, agradecendo sua ancestralidade religiosa e reafirmando seus ideais. “Sigo firme na luta antirracista e pela igualdade no que tange ao racismo e à intolerância e faço um pedido a vocês, nós precisamos enfrentar o fundamentalismo religioso, pois se não o pararmos a tempo, ele vai invadir com toda a força as instituições e nossas vidas vão ficar muito difíceis”, desabafou.

Anielle Franco encerrou as falas dos integrantes da mesa com diversos agradecimentos e revisitando memórias desde sua infância na favela da Maré, passando pelo assassinato de sua irmã Marielle, até chegar ao momento que vive agora.

“Desde o começo do ano à frente do Ministério, a gente criou um programa chamado ‘Abre Caminhos’ para combater e falar sobre intolerância e racismo e religioso. Temos rodado o país e agora vamos entregar nas mãos do presidente Lula, em 20 de novembro, esse plano para pensar não só esse combate, mas também impulsionar empreendedoras afro, levando a dignidade que essas pessoas, infelizmente, não têm”, concluiu a ministra.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT); o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB); a vereadora Fabi Virgílio (PT); os vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota) e Guilherme Bianco (PCdoB); o prefeito Edinho Silva (PT); a deputada estadual Thainara Faria (PT); o filho do homenageado “Zé Carlão”, Luiz Carlos de Campos; o representante das religiões de matrizes africanas Kiko Salvador, além de diversos secretários municipais.

 

Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas "Genny Clemente"

O Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas é um espaço cultural, foi uma obra aprovada na plenária da População Negra do Orçamento Participativo (OP) e está localizado na Rua Tanios Zbeidi, nº 506, no Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud.

A estrutura conta com um quiosque, cozinha, sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência, salas com vestiários masculino e feminino, salão multiuso para atividades e varanda com espaço para convivência e será um ponto de encontro para religiões de matrizes africanas e um espaço focado na cultura afro e suas manifestações, com área para reuniões, exposições e atividades artísticas.


Publicado em: 16 de novembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiências públicas da LDO 2025 têm início nesta segunda-feira (13)

10 de maio de 2024

  O orçamento municipal para o próximo ano já está sendo elaborado. Mais uma etapa da sua construção, com apresentação das diretrizes, metas e prioridades, vai ocorrer nos dias 13, 15, 22, 23 e 27...



Agenda Cultural – 10/05

10 de maio de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (10), das 18 às 22 horas, tem Feira da Lua – edição comemorativa: 5 anos na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com discotecagem de MPB. No sábado (11)...



Agenda Esportiva – 10/05

10 de maio de 2024

Basquete feminino O Sesi Araraquara volta à quadra nesta sexta-feira (10), às 21 horas, para enfrentar o Corinthians no Ginásio do Clube Paulistano, em São Paulo, em jogo válido pelo returno da Li...



Audiência na Câmara debate responsabilidade dos municípios na segurança pública

10 de maio de 2024

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na noite de quinta-feira (10) abordou o papel dos municípios na gestão da segurança pública. O evento foi convocado e m...



Pint of Science (10/05)

10 de maio de 2024

Na segunda, terça e quarta-feira (dias 13, 14 e 15 de maio), Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora d...



Fatec – Vestibular (10/05)

10 de maio de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!