2270
A Paróquia São José de Araraquara recebeu da Câmara Municipal o Diploma de Reconhecimento Público pelos 40 anos de sua criação, em solenidade realizada na Igreja na noite da quarta-feira (8). A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1.104/2021, de autoria da Mesa Diretora, após indicação do vereador Rafael de Angeli (PSDB).
“É um ‘prêmio’ da nossa cidade, encabeçado pela Câmara Municipal, por tudo o que a Paróquia fez nesses 40 anos pela população de Araraquara, com todos os serviços, principalmente os serviços sociais”, afirmou Angeli.
Para o padre José Alfeu Pereira, o reconhecimento traz mais força e alegria para que a Paróquia continue a sua missão. “Por tudo o que São José significou, de proteger a família, de procurar os valores verdadeiros que fazem as pessoas crescerem. Esta noite vai ter sua continuação também no dia a dia para cada um que aqui esteve e tudo aquilo que pudermos realizar de bom daqui para a frente. Só posso expressar mesmo a alegria que todo paroquiano está sentindo por essa homenagem tão singela e que enaltece e enobrece a nossa cidade, a nossa comunidade, a nossa missão cotidiana.”
Também participaram da homenagem os vereadores Edson Hel (Cidadania) e Gerson da Farmácia (MDB).
Paróquia São José
A história começa em 1957, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, quando foi fundada a Legião de Maria. As legionárias visitavam várias famílias e, com a ajuda do padre, realizavam casamentos e batizados de pessoas afastadas da igreja.
O trabalho despertou na comunidade do bairro de São José o desejo de ter construída uma igreja própria. A comunidade se reuniu e ergueu uma barraca coberta com folhas de coqueiro na praça onde hoje está localizado o jardim, espaço que passou a servir para quermesses e para a reza do terço aos sábados e domingos, diante de uma imagem de São José emprestada do asilo.
Foram realizadas três grandes quermesses que renderam verba suficiente para a compra de um terreno, onde está localizado hoje o posto de gasolina. Contudo, a primeira capela de São José foi construída onde hoje está a igreja. A primeira missa foi celebrada no dia 26 de fevereiro de 1961 com a capela lotada.
A Paróquia São José foi, durante muitos anos, responsável pela creche homônima, hoje denominada Carmelita Garcez e administrada pela Prefeitura.
Com a ajuda da comunidade, foi construído um templo maior e houve a elevação a paróquia no dia 1º de março de 1981. Logo depois foi construída a Casa Paroquial.
A Paróquia São José é ainda a mãe de várias outras comunidades de nossa cidade, de onde nasceram novas paróquias: São Dimas, São Judas Tadeu, São Pedro, Santa Luzia e Santo Expedito.
O Papa Francisco declarou que, entre 8 de dezembro de 2020 e 8 de dezembro de 2021, a Igreja Católica celebrará o “Ano de São José”, em razão dos 150 anos da declaração do Pai Adotivo de Jesus como Patrono Universal da Igreja. Coincidentemente, na mesma data, a Paróquia São José de Araraquara celebra os 40 anos de sua criação e de serviços prestados à comunidade araraquarense.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...
A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...
Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...
As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...
O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.