159
Falta de funcionários – sobretudo condutores de veículos de emergência –, recebimento de horas extras trabalhadas excedentes às 44 horas, nomeação de gestor e gerente e adequação das bases descentralizadas foram algumas das reivindicações dos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante reunião com a Comissão de Saúde da Câmara, realizada na noite da quinta-feira (12), no Plenarinho do Legislativo. Os vereadores Dr. Helder (PPS) e Adilson Vital (PV), membros da Comissão de Saúde, Educação e desenvolvimento Social, ouviram os problemas relatados pelos servidores e se comprometeram a discutir uma solução junto ao Executivo. “As demandas são legítimas e, apesar das dificuldades financeiras da Prefeitura, vamos encontrar uma maneira de resolver essa situação”, afirmou Helder.
Entre as alternativas debatidas com os funcionários estão: ampliação do número de motoristas, chamando ao menos mais seis dos que passaram em concurso já homologado; abertura de edital específico para a contratação de ao menos mais dois médicos para o Samu; nomeação de uma enfermeira gestora e de um médico coordenador; e ampliação do quadro de enfermeiros e técnicos. Outra forma de cobrir a escala, segundo os servidores, seria o pagamento de até 80 horas extras mensais, em vez das 44 horas extras atuais. De acordo com Claudemir Conte, representante da Comissão de Representação dos Funcionários do Samu, “desde que as salas de estabilização foram fechadas no início do ano passado – hoje estão em funcionamento as do Selmi Dei e da Vila, de forma precária – sete pessoas morreram. A deficiência no atendimento é reflexo da falta de funcionários”, avaliou Conte. O Samu conta hoje com cerca de 120 funcionários e sete ambulâncias (sendo duas dotadas com UTI móvel). Ao final da reunião, Dr. Helder garantiu que até a quarta-feira da próxima semana terá uma resposta concreta aos funcionários. “Vou conversar com o Toloi [secretário da Saúde], com o prefeito e com o Roberto Pereira [secretário municipal da Fazenda] e vamos estudar o que pode ser feito para que o serviço prestado pelo Samu não fique comprometido”, completou o parlamentar. “Já fizemos a mesma reivindicação à Secretaria de Saúde no ano passado. Começaram a atender as demandas e de repente cortaram. Esperamos que o governo municipal acate nossas reivindicações em prol do bom atendimento à população”, concluiu Conte.
Além dos dois vereadores e de representantes do Samu, participou da reunião Oacyr Ellero, coordenador executivo de Atenção Básica de Saúde, representando o secretário Hilton Toloi.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou na Câmara Municipal a Indicação nº 2476/2025, solicitando a transferência da sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Valle Ver...
Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financ...
A possibilidade de abertura de uma Comissão Processante para apurar com mais detalhes uma denúncia envolvendo o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) é um dos assuntos da Sessão Ordinária des...
Os direitos das gestantes e dos bebês serão tema de uma Audiência Pública que acontecerá na quinta-feira (15), às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, promovida pelas vereadoras Fabi Virg...
Informações sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luiz Roberto Salinas Fortes”, do Jardim Residencial Paraíso, foram solicitadas à Pre...
No início de março, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de endem...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.