Notícias



Contemplado pelo OP, CER no Jardim Universal ainda precisa de ajustes

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na unidade e apontou diversas melhorias que podem ser feitas

446


Vencedor de Plenária do Orçamento Participativo (OP) de 2019 para reforma e ampliação, o Centro de Educação e Recreação (CER) “Jacomina Filippe Sambiase”, no Jardim Universal, ainda se encontra em obras. Elas tiveram início em agosto de 2021, com investimento total previsto em R$ 719.978,76 via Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Estava prevista a execução dos serviços de reforma geral, construção de uma sala de apoio à recreação, sanitários infantis, biblioteca e sala de professores, ampliação da cozinha e da lavanderia.

No final de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) realizou uma visita de fiscalização no CER e conversou com diretores, professores e funcionários. A primeira observação feita foi em relação à segurança: pessoas invadem o local nos horários em que a creche está fechada.

Outra questão levantada foi a necessidade de uma lombofaixa em frente à creche para facilitar o acesso e trazer mais segurança a quem atravessa a via.

Enquanto as obras acontecem, parte das crianças está alocada em outro prédio próximo à unidade, chamado de Jacomina II. Mas segundo alguns servidores, assim que as obras no Centro de Educação terminarem, elas devem retornar ao prédio principal, com a segunda unidade devendo ser mantida.

Foi apontado que ainda são necessárias algumas adequações e se cogita uma nova tentativa no OP. Um dos pontos que precisa de atenção é o piso da área de playground.

Conforme informaram os diretores, atualmente, são atendidas 185 crianças por 15 professores e 17 agentes educacionais. Em breve, mais alunos deverão ingressar no CER, chegando a um total de 230 – a unidade já chegou a atender 280 crianças. Segundo eles, alguns foram para outras escolas pela dificuldade de mudança para a outra unidade, além da pandemia, que fez com que muitos pais desistissem da inscrição. Mas acreditam que estabilizando os casos de Covid-19, os alunos devem voltar normalmente e em grande número. A estimativa é que até junho as crianças voltem para a unidade principal.

 

Providências

Em busca das melhorias necessárias relatadas tanto na unidade como no entorno, o vereador Rafael de Angeli fez cinco indicações à Prefeitura. Na primeira, o parlamentar pede a limpeza do canteiro central da Avenida Rômulo Lupo. “O espaço está com mato muito alto e restos de podas de árvores, o que vem causando transtornos aos pedestres e dificultando a visibilidade dos condutores no cruzamento.”

No segundo documento, a solicitação é para a instalação de lombo-faixa na mesma via, em frente ao CER. Angeli destaca que os veículos trafegam em alta velocidade, colocando em risco estudantes e pedestres. “Vale ressaltar que existe uma lombofaixa a poucos metros, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ‘Olga Ferreira Campos’, mas não atende o CER”, enfatiza.

O vereador também sugere a instalação de sinalização de solo (perímetro escolar) na avenida, em frente à segunda unidade. Ele lembra que “não existe a sinalização, colocando em risco os alunos que frequentam a unidade escolar”.

Na quarta indicação, o pedido do parlamentar é para pavimentação na Avenida Luiz Rossato, atrás do CER. “O serviço se faz extremamente necessário, pois trará mais segurança à unidade escolar, já que a falta de pavimentação faz com que local acumule lixo e mato, facilitando a proliferação de insetos e bichos peçonhentos.”

Finalmente, na última indicação, Angeli solicita a instalação de rampa de acessibilidade na calçada em frente à creche. “No portão de acesso à unidade escolar, existe faixa de pedestre, mas sem rampa de acessibilidade, descumprindo a legislação”, detalha.

 

Mais informações

O vereador fez ainda um requerimento pedindo mais detalhes sobre o CER do Jardim Universal. “Com a reforma e ampliação, a unidade tem a expectativa de aumentar o atendimento de crianças, passando de 185 para mais de 300. Para a reforma, foi alugado um imóvel, situado na Avenida Rômulo Lupo, a poucos metros da unidade, com valor mensal, informado em 2022, de R$ 3.500, e foram necessárias reformas para adequação do imóvel para atender as crianças”, pontua.

“Na visita de fiscalização, vimos que as obras foram finalizadas, mas faltam ajustes para que aconteça a entrega oficial. A parte externa não recebeu nenhum tipo de melhoria, estando com o piso em desnível, em pontos onde as raízes das árvores estão levantando o concreto. O depósito da unidade já era pequeno, não passou por reformas e, com a expectativa do aumento do número de crianças atendidas, não será suficiente para o armazenamento dos itens utilizados. Além disso, a empresa já deu a obra como finalizada, mas existem ajustes a serem feitos, com sobras de materiais dentro das salas”, relata.

No documento, o parlamentar pergunta qual o valor gasto para a reforma de ampliação do CER Jardim Universal, por qual motivo não foram realizadas melhorias na área externa, qual foi o valor gasto para adequação do imóvel locado para abrigar a unidade, se houve reajuste no aluguel do imóvel locado, se existe uma data para a entrega oficial das obras, se, após a entrega das obras, a unidade vai atender todas as crianças em seu prédio principal, e se o imóvel locado será devolvido ou continuará sendo utilizado pelo Município.


Publicado em: 12 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!