Notícias



Coordenadoria explica estrutura da Defesa Civil Municipal

Informações foram apresentadas após questionamentos do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

Publicado por: Foto: Divulgação

1842


No final de novembro do ano passado, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) apresentou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a estrutura da Defesa Civil Municipal.

Em resposta, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil informou que o órgão é previsto na estrutura administrativa municipal (Lei nº 10.110/2021) como Gerência de Defesa Civil, subordinada à Coordenadoria Executiva de Segurança Pública e à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. “Atualmente, possui em seu quadro de funcionários três servidores com cargo/função de guarda civil municipal, sendo que um destes exerce a função de gerente, além de um servidor com cargo/função de engenheiro.”

A Coordenadoria detalha que os servidores nas funções de gerente e engenheiro trabalham normalmente em horário de expediente, de segunda a sexta-feira, permanecendo à disposição para atendimentos de ocorrências nos demais dias e horários. Já os outros servidores trabalham em regime 12x36 (12 horas de trabalho por 36 horas de descanso), em dias alternados.

“Cabe salientar que muitos atendimentos relacionados à proteção e defesa civil não são necessariamente atendidos por servidores deste departamento, sendo que há grande contribuição dos demais setores que englobam o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, composto por grande parte das secretarias municipais e outros órgãos, além dos agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal”, pontua.

O órgão afirma também que recentemente foi criado o cargo de agente de proteção e defesa civil, através do PL 325/2023, com a intenção inicial de contratação de dez agentes para o trabalho direto no departamento. “Há, ainda, com andamento em fase avançada, a proposta de reestruturação do órgão de proteção e defesa civil municipal, que prevê, entre outras mudanças, a destinação de profissionais técnicos, como assistente social, pedagogo, assistentes administrativos, além de mais um servidor com função de engenheiro civil, para o departamento”, completa.

Para o vereador, além da estrutura física, pessoas fazem a diferença, por isso, ter uma equipe de Defesa Civil garante o desempenho efetivo. “Na medida do possível, a própria Defesa Civil Estadual sugere aos municípios em seu quadro apenas um coordenador municipal – cargo nomeado para gerenciar as ações de defesa civil no município e motivar a integração; um secretário/secretária para auxiliar nas questões administrativas; e um diretor operacional para desenvolver as ações em campo, especialmente no momento do desastre. O cargo de coordenador deve ser alguém que compreenda a realidade do município do ponto de vista dos desastres e que seja atuante junto à população local. Ter pleno conhecimento sobre o SISDC, Sistema Estadual e informações de base, estatísticas e históricas para facilitar a tomada de decisão e o desenvolvimento de ações de prevenção, fazendo uso do GEODC; histórico de ocorrências; estruturas relevantes no município; previsões de eventos adversos; monitoramento de tempo; e estações pluviométricas, hidrológicas e meteorológicas.”

Assis entende que a Defesa Civil é um órgão de extrema importância, sendo responsável por um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e recuperação, buscando evitar desastres e minimizar seus efeitos. “Por isso, uma boa estrutura com profissionais altamente capacitados tecnicamente é primordial e garante um desempenho efetivo nos desastres, tais como a catástrofe da Avenida 36, que tinha laudo técnico elaborado pelo IPT para a Defesa Civil desde 2018 apontando como um dos pontos de alagamento”, coloca.


Publicado em: 29 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!