Publicado por: Foto: Divulgação/ACidadeON Araraquara
1950
Quando o vereador Marchese da Rádio (Patriota) questionou em junho o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) sobre a quantidade de notificações por inadimplência emitidas e cortes no fornecimento de água em consequência disso, foi constatado que, de janeiro a maio de 2023, já haviam sido enviados em média mais de 35 mil comunicados de débitos em atrasos por mês e, aproximadamente, 100 cortes foram realizados por dia no mesmo período.
Considerando os números expressivos e entendendo os transtornos que a interrupção no abastecimento de água causa, especialmente quando isso acontece em períodos seguidos por dias que não são úteis, o parlamentar, juntamente com o vereador Lucas Grecco (União Brasil), enviou ao Executivo em agosto uma indicação. Nela sugerem-se mudanças na fatura, trazendo destaque maior às informações de valores em aberto e a data prevista para a suspensão dos serviços para aquele imóvel.
Ambos justificam a alteração, pois “ficam os contribuintes e suas famílias obrigados a esperar o término de feriados e finais de semana, pois nessas datas, não existe no departamento responsável pelo corte e fornecimento de água nenhum setor de plantão a quem possam recorrer efetuando o devido pagamento e solicitando uma rápida religação”.
Na proposta apresentada, no campo “descrição da conta” haveria um quadro, com letras vermelhas e contendo o texto “VAMOS JUNTOS EVITAR O CORTE? Tem um aviso importante para o corte na área amarela abaixo” e na área mencionada, compreendida pelo local para “informações gerais”, haveria o complemento “Regularize seu pagamento, evite a suspensão do fornecimento a partir XX/XX/XXXX”.
O diretor Comercial e de Relações Institucionais do Daae, Alexandre Pierri, explicou em sua resposta que as observações feitas pelos vereadores foram analisadas pelo setor e examinou os campos disponíveis para colocação das mensagens de alerta ao contribuinte, visto que na “descrição da conta” não haveria espaço disponível e nas “informações gerais” a inserção de um texto adicional geraria duplicidade, pois já existe a impressão de dizeres sobre as pendências financeiras do contribuinte na conta.
Após a finalização do estudo, concluiu-se que o ideal seria colocar o aviso, escrito em caixa alta e negritado, na parte destinada aos dados de identificação do usuário (onde constam nomes do consumidor/proprietário e endereço), com o texto a seguir: “IDENTIFICAMOS DÉBITOS EM SUA CONTA. EVITE O CORTE. PROCURE O DAAE”.
Na sequência, a gerente Comercial da autarquia, Sílvia Félix, informou que foi aberto um chamado solicitando a inserção da nova mensagem na fatura dos usuários que possuírem débitos pendentes. Segundo ela, o prazo previsto para implantação das mudanças era de 60 dias, contados a partir de 5 de setembro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Teatro Baseado em fatos reais, a Cia Cais do Porto apresenta o espetáculo "Coragem! Até que o amor venha nos matar". A peça conta a intensa e emocionante trajetória de Elisa e Marcela, duas mulher...
Futebol No domingo (23), às 17 horas, na Fonte Luminosa, a Ferroviária recebe a Portuguesa Santista pela 12ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Após voltar a vencer na última rodada, a equ...
Na segunda-feira (10), a vereadora Maria Paula (PT) protocolou uma Indicação à Prefeitura, solicitando melhorias na infraestrutura do CER Professora Eudóxia Pinto Ferraz, no Parque São Paulo. “Dia...
Após receber denúncias de usuários do novo Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA3), localizado no Jardim Quitandinha, sobre falta de zeladoria no local, o vereador Cristiano da Silva (PL) enviou as in...
Ao considerar a importância do programa “Educa Mais” para o município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou à Prefeitura, na segunda-feira (17), um Requerimento, solicitando informações sobre...
A manutenção da estrutura oferecida pela Prefeitura, disponibilizando tendas, mesas, cadeiras, bebedouros e banheiros químicos aos feirantes, e a regulamentação da Lei de Economia Criativa foram os...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.