Notícias



Daae realiza vistorias para identificar reservatórios em situação de risco à população

Autarquia enviou ao vereador João Clemente (PSDB) dados sobre manutenção das estruturas existentes na cidade

Publicado por: Foto: Daae Araraquara

95


Em agosto, o vereador João Clemente (PSDB) enviou requerimento ao Executivo pedindo informações sobre os reservatórios de água existentes nos bairros de Araraquara e que são mantidos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

Entre os questionamentos apresentados no documento, ele solicita explicações a respeito das manutenções preventivas e preditivas realizadas nessas estruturas durante o último ano, além do cronograma de vistorias e reparos previstos para os próximos 12 meses.

O parlamentar justificou sua solicitação ressaltando as questões de segurança envolvendo a população e relembrando o episódio ocorrido na cidade em 2015, quando houve o rompimento de uma caixa d’água na Vila Xavier, que levou à morte de duas mulheres e alagou residências vizinhas ao local.

Segundo ofício e documentos enviados pelo Daae, Araraquara conta atualmente com 51 reservatórios e, em 2018, a autarquia contratou uma empresa especializada para vistoriar 26 estruturas feitas de concreto armado e argamassa. O trabalho resultou em laudos técnicos das edificações analisadas, com recomendações para a manutenção adequada e sugestão de medidas preventivas para aumentar a vida útil e a preservação desses dispositivos.

Após a conclusão desses estudos, outra instituição foi chamada para executar os projetos de recuperação estrutural e impermeabilização de nove reservatórios, que foram entregues em 2020. Também foram reparados os vazamentos existentes no Reservatório Elevado da Vila Xavier (R7) e feita pintura de impermeabilização do lado externo.

Mais recentemente, por meio de um serviço terceirizado, o Daae avaliou dez estruturas que estariam em risco de colapso. Entre as situações de perigo identificadas, o reservatório apoiado do Jardim Martinez (R15) foi desativado e será demolido para a construção de outro em substituição. A necessidade de outros reparos também foi constatada, mas devido ao alto custo envolvido nas obras, deverão ser pleiteados recursos externos para que as reformas sejam realizadas.

Sobre o cronograma de fiscalizações, a autarquia informa que, desde o início do segundo semestre de 2023, está sendo elaborado um Termo de Referência para a contratação de empresa especializada para vistoriar e emitir laudos dos 26 reservatórios metálicos do município, encerrando todo o ciclo de diagnóstico do sistema existente.


Publicado em: 18 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!