Publicado por: Foto: Daae Araraquara
761
Em agosto, o vereador João Clemente (PSDB) enviou requerimento ao Executivo pedindo informações sobre os reservatórios de água existentes nos bairros de Araraquara e que são mantidos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).
Entre os questionamentos apresentados no documento, ele solicita explicações a respeito das manutenções preventivas e preditivas realizadas nessas estruturas durante o último ano, além do cronograma de vistorias e reparos previstos para os próximos 12 meses.
O parlamentar justificou sua solicitação ressaltando as questões de segurança envolvendo a população e relembrando o episódio ocorrido na cidade em 2015, quando houve o rompimento de uma caixa d’água na Vila Xavier, que levou à morte de duas mulheres e alagou residências vizinhas ao local.
Segundo ofício e documentos enviados pelo Daae, Araraquara conta atualmente com 51 reservatórios e, em 2018, a autarquia contratou uma empresa especializada para vistoriar 26 estruturas feitas de concreto armado e argamassa. O trabalho resultou em laudos técnicos das edificações analisadas, com recomendações para a manutenção adequada e sugestão de medidas preventivas para aumentar a vida útil e a preservação desses dispositivos.
Após a conclusão desses estudos, outra instituição foi chamada para executar os projetos de recuperação estrutural e impermeabilização de nove reservatórios, que foram entregues em 2020. Também foram reparados os vazamentos existentes no Reservatório Elevado da Vila Xavier (R7) e feita pintura de impermeabilização do lado externo.
Mais recentemente, por meio de um serviço terceirizado, o Daae avaliou dez estruturas que estariam em risco de colapso. Entre as situações de perigo identificadas, o reservatório apoiado do Jardim Martinez (R15) foi desativado e será demolido para a construção de outro em substituição. A necessidade de outros reparos também foi constatada, mas devido ao alto custo envolvido nas obras, deverão ser pleiteados recursos externos para que as reformas sejam realizadas.
Sobre o cronograma de fiscalizações, a autarquia informa que, desde o início do segundo semestre de 2023, está sendo elaborado um Termo de Referência para a contratação de empresa especializada para vistoriar e emitir laudos dos 26 reservatórios metálicos do município, encerrando todo o ciclo de diagnóstico do sistema existente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A necessidade de melhorias na infraestrutura do Centro de Educação e Recreação (CER) “Professora Eudóxia Pinto Ferraz” é tema de duas indicações e um Requerimento de autoria do presidente da Câm...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) busca esclarecimentos sobre a resposta ao Requerimento nº 849/2025 referente à gestão da saúde pública municipal. No docum...
Após visita de fiscalização na Avenida Joaquim Alves, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou, na quinta-feira (17), a Indicação nº 3359/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de serviço tapa-bu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diversas funções, incluindo ajudante de obras, atendente de frios, consultor comercial, cozinheiro de hotel, em...
Dois novos servidores aprovados em concurso público foram empossados pela Câmara Municipal de Araraquara nesta quarta-feira (23), em ato no gabinete da Presidência. Brina Deponte Levegue...
O Brasil está em quarto lugar entre os países com maior número de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, segundo a 11ª edição do Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional do D...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.