Notícias



Dados da vacinação contra poliomielite são questionados em Requerimento

Vereador João Clemente (Progressistas) pede informação sobre quantidades de doses aplicadas nos últimos cinco anos em Araraquara

Publicado por: Foto: Myke Sena/MS

271


Os dados de vacinação contra a poliomielite em Araraquara, relativos às doses aplicadas nos últimos cinco anos, são o assunto do Requerimento enviado ao Executivo pelo vereador João Clemente (Progressistas).

 

Por provocar perda dos movimentos e atrofias nos membros inferiores e ser mais frequente em crianças, a doença ficou mais conhecida como paralisia infantil, mas também pode atingir adultos que não tenham recebido a imunização. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil não há circulação do vírus que causa a poliomielite desde 1990, devido à intensificação das campanhas de vacinação em todo o território nacional nas décadas anteriores.

 

Porém, a enfermidade continua presente em outros países, e a queda na cobertura vacinal, que vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016, é um fator de risco para novas infecções.

 

Entendendo a gravidade da situação, o parlamentar pediu ao Município informações sobre a quantidade de pessoas que efetivamente receberam o imunizante, ano a ano, assim como a meta estipulada e o percentual do público vacinado em cada período. “A vacina contra a poliomielite é uma das principais ferramentas para garantir a saúde e o futuro das nossas crianças. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, altamente contagiosa, que pode causar paralisias permanentes e até a morte.”

 

No documento, ainda foram questionadas as medidas usadas pela Secretaria Municipal da Saúde para melhoria desses números, caso estejam abaixo do esperado, assim como a existência de casos de recusa vacinal ou dificuldades enfrentadas pela população nos Postos de Saúde no momento da aplicação do imunizante.

 

“É fundamental que esta Casa tenha acesso aos números absolutos: quantas pessoas foram efetivamente vacinadas e quantas deveriam ter sido, conforme a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Essa comparação permite avaliar com maior precisão a efetividade das campanhas e identificar os desafios enfrentados pelo Município”, justifica Clemente.

 

Prevenção

A vacinação é a única forma de prevenir a poliomielite, e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, obedecendo ao esquema de vacinação do Ministério da Saúde.

 

A falta de saneamento básico, condições precárias de moradia e de higiene pessoal são alguns dos principais fatores para a transmissão do vírus causador dessa doença, que costuma deixar sequelas motoras e não tem cura.

 

Desde novembro de 2024, o esquema vacinal contra a doença passou a ser feito, exclusivamente, com vacina inativada poliomielite, em três doses, que devem ser aplicadas aos dois, quatro e seis meses, e com mais um reforço aos 15 meses.


Publicado em: 02 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Apresentações e oficinas

22 de outubro de 2025

O programa “Cuidando da nossa Morada” realizar neste sábado (25), das 9 às 13 horas, na Emef “Henrique Scabello”, no Jardim Hortências, ações gratuitas para a população. A Secretaria Municipal de C...



Utilização dos recursos do Fundeb é objeto de questionamento

22 de outubro de 2025

O vereador João Clemente (Progressistas), em Requerimento à Prefeitura de Araraquara, solicita informações detalhadas sobre a utilização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu...



Indicação sugere troca da areia nos tanques da Praça do Paliteiro

22 de outubro de 2025

Os tanques de areia da Praça do Paliteiro, situada na Rua Nove de Julho, no Centro de Araraquara, precisam que o material seja substituído.   Em Indicação à Prefeitura, o vereador Michel Kary (PL...



Lar São Francisco de Assis precisa de vigilante noturno

22 de outubro de 2025

O Lar São Francisco de Assis é uma instituição reconhecida pelo cuidado e acolhimento oferecido aos idosos da cidade, garantindo assistência integral, dignidade e proteção social.   No entanto, o...



Crédito para folha de pagamento de servidores e homenagens são aprovados pela Câmara

21 de outubro de 2025

Nove projetos foram aprovados na 38ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (21), no Plenário da Câmara. A Ordem do Dia contava com doze projetos, mas dois tiveram a apreciação adiada em vir...



Câmara conclui Audiências Públicas do orçamento de Araraquara para 2026

21 de outubro de 2025

O ciclo de Audiências Públicas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 foi encerrado na tarde de segunda-feira (20), no Plenário da Câmara, com a apresentação de cinco secretarias municipais e da F...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!