Notícias



Documento pede informações sobre taxas aplicadas pela Vigilância Sanitária

Vereador Alcindo Sabino (PT) encaminhou questionamentos à Prefeitura

Publicado por: Foto: RCIA Araraquara e região

57


Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.

 

No documento, o parlamentar pergunta quais são as taxas atualmente instituídas e aplicadas pela Vigilância Sanitária, pedindo especificação da base legal, bem como da finalidade administrativa correspondente.

 

Questiona, ainda, qual é o procedimento administrativo adotado para a sua exigência, desde a solicitação ou protocolo inicial até a conclusão do processo, para cada uma das taxas mencionadas.

 

Indaga também qual é o tempo médio de tramitação de cada procedimento administrativo relacionado às taxas de poder de polícia sanitária, com base nos registros mais recentes do órgão no exercício de 2025, e quais são os valores vigentes das taxas aplicadas, com discriminação dos critérios técnicos utilizados para o cálculo.

 

“O objetivo é obter informações completas, atualizadas e técnicas sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária, instrumento essencial para o controle e licenciamento sanitário de atividades econômicas no âmbito municipal”, coloca Alcindo.

 

O vereador destaca que a iniciativa visa a esclarecer de forma detalhada os procedimentos administrativos, os critérios de cobrança e os valores aplicáveis, assegurando a transparência e o acompanhamento legislativo sobre o exercício do poder de polícia sanitária pela administração pública municipal.

 

“A apuração desses dados permitirá avaliar a eficiência e a proporcionalidade dos processos de licenciamento e fiscalização sanitária, garantindo que os prazos e as cobranças estejam adequadamente regulamentados e compatíveis com os princípios da legalidade, publicidade e eficiência administrativa”, completa o parlamentar.

 

Finalizando, Sabino reforça que o Requerimento foi apresentado com o objetivo de trazer transparência às taxas de poder de polícia aplicadas pela Vigilância Sanitária e compreender como esses valores vêm sendo utilizados. “Essas informações são fundamentais para subsidiar um diálogo qualificado sobre os projetos e as ações da Vigilância.”


Publicado em: 14 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento propõe a ampliação do uso de painéis publicitários em vias públicas

14 de novembro de 2025

Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...



Documento pede regularização de abastecimento de medicamento na rede municipal de saúde

14 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...



Falta de iluminação impede uso de área de lazer no Selmi Dei

14 de novembro de 2025

Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...



Agenda Cultural – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...



Agenda Esportiva – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...



Indicação sugere sistema de cobrança automática de pedágio de Bueno de Andrada

14 de novembro de 2025

O pedágio do Distrito de Bueno de Andrada deveria contar com sistema de cobrança automática. A sugestão é do vereador Marcelinho (Progressistas), em Indicação encaminhada à Prefeitura.   “A medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!