Publicado por: Foto: Tetê Viviani
506
O retorno da Administração dos Cemitérios para a região central da cidade foi sugerido pela vereadora Geani Trevisóli (PL) em Indicação enviada ao Executivo.
No documento, protocolado em 15 de julho, a parlamentar pede que os serviços relacionados aos cemitérios municipais voltem a ser prestados no Cemitério São Bento, trazendo mais facilidade para as pessoas que, atualmente, precisam se deslocar ao Vale do Sol para conseguir o atendimento necessário.
“A mudança para um bairro mais distante tem dificultado o acesso da população e causado transtornos em momentos já tão delicados. Trazer esse serviço de volta ao centro é garantir mais dignidade, agilidade e respeito às famílias araraquarenses”, justifica Geani.
A alteração do local de funcionamento aconteceu em novembro de 2024, quando a segunda etapa de modernização do Cemitério das Cruzes, conhecido como Cemitério dos Britos, foi finalizada. A partir disso, a administração dos dois cemitérios municipais (Britos e São Bento) passou a ser feita no novo espaço.
Serviços prestados
A Administração dos Cemitérios está localizada na Praça José Palamone Lepre, nº 80, no Vale do Sol e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. É possível ainda fazer contato pelo telefone: (16) 3335-9775 ou por meio do e-mail: cemiteriosaobento@araraquara.sp.gov.br.
O escritório funciona em plantão para sepultamentos aos sábados, domingos e feriados, quando permanece fechado para outros atendimentos.
O espaço ainda oferece os seguintes serviços à população:
* Concessão de sepulturas: quando existir disponibilidade; está vinculada ao pagamento de valores definidos por Decreto Municipal.
* Construção e reformas em sepultas (exclusivo para o Cemitério São Bento): a ser executado por profissional particular sem vínculo ou ônus para o município, ou pela Administração Pública, com recolhimento do preço público relativo ao serviço executado.
* Limpeza de sepulturas (exclusivo para o cemitério São Bento): realizada por profissionais sem vínculo com o município, intituladas “lavadeiras”, contratadas diretamente pelo concessionário.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada após...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que mo...
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 141/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT), que propõe a criação de uma política pública permanente de visibilidade e de mobilização so...
Nova profissional tomou posse e iniciou os trabalhos como servidora da Câmara de Araraquara nesta quarta-feira (08). Trata-se de Lucianne da Silva de Oliveira Pussi, aprovada em concurso público pa...
A Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para debater e votar, nesta quinta-feira (9), um projeto da Prefeitura de Araraquara que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...
As Audiências Públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o próximo ano, começam nesta sexta-feira (10), a partir das 14 ho...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.