Publicado por: Foto: Tetê Viviani
1083
O retorno da Administração dos Cemitérios para a região central da cidade foi sugerido pela vereadora Geani Trevisóli (PL) em Indicação enviada ao Executivo.
No documento, protocolado em 15 de julho, a parlamentar pede que os serviços relacionados aos cemitérios municipais voltem a ser prestados no Cemitério São Bento, trazendo mais facilidade para as pessoas que, atualmente, precisam se deslocar ao Vale do Sol para conseguir o atendimento necessário.
“A mudança para um bairro mais distante tem dificultado o acesso da população e causado transtornos em momentos já tão delicados. Trazer esse serviço de volta ao centro é garantir mais dignidade, agilidade e respeito às famílias araraquarenses”, justifica Geani.
A alteração do local de funcionamento aconteceu em novembro de 2024, quando a segunda etapa de modernização do Cemitério das Cruzes, conhecido como Cemitério dos Britos, foi finalizada. A partir disso, a administração dos dois cemitérios municipais (Britos e São Bento) passou a ser feita no novo espaço.
Serviços prestados
A Administração dos Cemitérios está localizada na Praça José Palamone Lepre, nº 80, no Vale do Sol e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. É possível ainda fazer contato pelo telefone: (16) 3335-9775 ou por meio do e-mail: cemiteriosaobento@araraquara.sp.gov.br.
O escritório funciona em plantão para sepultamentos aos sábados, domingos e feriados, quando permanece fechado para outros atendimentos.
O espaço ainda oferece os seguintes serviços à população:
* Concessão de sepulturas: quando existir disponibilidade; está vinculada ao pagamento de valores definidos por Decreto Municipal.
* Construção e reformas em sepultas (exclusivo para o Cemitério São Bento): a ser executado por profissional particular sem vínculo ou ônus para o município, ou pela Administração Pública, com recolhimento do preço público relativo ao serviço executado.
* Limpeza de sepulturas (exclusivo para o cemitério São Bento): realizada por profissionais sem vínculo com o município, intituladas “lavadeiras”, contratadas diretamente pelo concessionário.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...
Em Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre as obras eleitas nos ciclos 2017–2019 e 2022–2023 do Orçamento Participativo (OP). O vereado...
Em documento enviado recentemente à Prefeitura de Araraquara, o vereador Cristiano da Silva (PL) indica a necessidade de retorno de linha de ônibus para a Vila Dignidade “Chafick Haddad”, localizad...
A Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Direito à Cidade” sugere que Araraquara faça a adesão ao programa de extensão univers...
Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...
O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.