676
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou à Prefeitura uma indicação sugerindo que o nome de Alípio Pedro de Carvalho seja considerado para nomear uma rua, avenida ou outro logradouro público do município de Araraquara.
“A proposta tem como objetivo homenagear uma figura marcante na história local, cuja trajetória foi marcada por trabalho, fé, dedicação à comunidade e um legado de solidariedade. Seo Alípio faleceu em janeiro de 2025”, explica o parlamentar.
Nascido em Ribeirão Preto (SP) em 14 de agosto de 1937, Alípio Pedro de Carvalho se mudou ainda jovem para São Simão (SP), onde iniciou sua vida profissional em uma pequena fábrica de meias. Mais tarde, se estabeleceu em Araraquara, onde trabalhou na fábrica Lupo, chegando ao cargo de encarregado.
“Mas foi fora do ambiente de trabalho que Alípio mais se destacou. Ativo frequentador do Clube Melusa, ele idealizou um campeonato esportivo entre funcionários, promovendo lazer e integração entre famílias. O evento logo se tornou tradição na cidade, com ampla repercussão na mídia local. Atento à participação feminina, também criou o Concurso de Rainha e Princesas do Melusa, que se tornou um dos pontos altos das festividades”, pontua Prado.
O vereador destaca que, mesmo após se aposentar, aos 74 anos, Alípio não parou. Ingressou no ramo imobiliário como corretor e exerceu a nova profissão por mais oito anos. “Além disso, manteve forte atuação na Paróquia de São Sebastião e no Grupo Vicentino, engajado em ações beneficentes, como ajuda a asilos e distribuição de cestas básicas.”
O parlamentar reforça que, com apenas 30% de visão no olho direito e cego do olho esquerdo, Alípio jamais se deixou abater. “Viveu com coragem, fé e um espírito de superação admirável. Casado por 54 anos com Maria de Lourdes Mendes de Carvalho, foi pai de três filhos, avô de quatro netos e bisavô de Henrique.”
“Sua história de vida é um exemplo de dignidade, trabalho e amor à cidade de Araraquara, onde viveu por décadas. A homenagem proposta visa a eternizar sua memória e contribuição à comunidade local”, finaliza Prado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Instituto Colibri, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart, lançou a campanha “Doe Livros e Incentive a Leitura!”, que arrecada, até 10 de outubro, livros destinados a crian...
A programação do Choro das Águas começará, na Praça do Daae – Fonte Luminosa, no domingo (21), às 16 horas, com a feira de artesanato e oficina infantil de “Collage”, às 17 horas, com a artista pre...
A edição “Primavera” da Feira Arte & Gastrô irá acontece no domingo (21), das 15 às 21 horas, na Praça do Faveral, reunindo artesanato, gastronomia e atrações culturais em programação gratuita. O e...
Estão abertas as inscrições para o vestibular do primeiro semestre de 2026 das Fatecs do Estado, que serão realizadas exclusivamente pela Internet: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/. O valor da t...
A futura utilização de um terreno desocupado, localizado entre dois empreendimentos verticais no bairro Residencial Lupo II, é o assunto dos questionamentos feitos ao Executivo pelo vereador Alcind...
A feira Pets & Cia. será realizada no sábado (20), das 10 às 19 horas, no Parque Infantil, com entrada gratuita, reunindo mais de 60 expositores de gastronomia e bem-estar animal. O evento oferece...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.