1138
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou à Prefeitura uma indicação sugerindo que o nome de Alípio Pedro de Carvalho seja considerado para nomear uma rua, avenida ou outro logradouro público do município de Araraquara.
“A proposta tem como objetivo homenagear uma figura marcante na história local, cuja trajetória foi marcada por trabalho, fé, dedicação à comunidade e um legado de solidariedade. Seo Alípio faleceu em janeiro de 2025”, explica o parlamentar.
Nascido em Ribeirão Preto (SP) em 14 de agosto de 1937, Alípio Pedro de Carvalho se mudou ainda jovem para São Simão (SP), onde iniciou sua vida profissional em uma pequena fábrica de meias. Mais tarde, se estabeleceu em Araraquara, onde trabalhou na fábrica Lupo, chegando ao cargo de encarregado.
“Mas foi fora do ambiente de trabalho que Alípio mais se destacou. Ativo frequentador do Clube Melusa, ele idealizou um campeonato esportivo entre funcionários, promovendo lazer e integração entre famílias. O evento logo se tornou tradição na cidade, com ampla repercussão na mídia local. Atento à participação feminina, também criou o Concurso de Rainha e Princesas do Melusa, que se tornou um dos pontos altos das festividades”, pontua Prado.
O vereador destaca que, mesmo após se aposentar, aos 74 anos, Alípio não parou. Ingressou no ramo imobiliário como corretor e exerceu a nova profissão por mais oito anos. “Além disso, manteve forte atuação na Paróquia de São Sebastião e no Grupo Vicentino, engajado em ações beneficentes, como ajuda a asilos e distribuição de cestas básicas.”
O parlamentar reforça que, com apenas 30% de visão no olho direito e cego do olho esquerdo, Alípio jamais se deixou abater. “Viveu com coragem, fé e um espírito de superação admirável. Casado por 54 anos com Maria de Lourdes Mendes de Carvalho, foi pai de três filhos, avô de quatro netos e bisavô de Henrique.”
“Sua história de vida é um exemplo de dignidade, trabalho e amor à cidade de Araraquara, onde viveu por décadas. A homenagem proposta visa a eternizar sua memória e contribuição à comunidade local”, finaliza Prado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....
Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...
A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardini Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....
A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...
Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...
Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.