Notícias



Educação esclarece situação de transporte escolar fretado no Residencial Jatobá

Secretaria foi questionada sobre dificuldades enfrentadas por estudantes da Escola Estadual ‘Dorival Alves’

Publicado por: Foto: Reprodução EPTV

1020


Em busca de informações sobre o atendimento do transporte escolar fretado no Residencial Jatobá, após receber reclamações de pais de estudantes da Escola Estadual “Dorival Alves”, que residem no bairro, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura.

“Os alunos precisam andar por vários quarteirões para poder ter acesso ao transporte escolar, já que ele não entra no bairro. Desde o início do ano letivo temos passado para os responsáveis essa situação, mas até o momento nada foi alterado”, afirmou o parlamentar no documento.

Em resposta, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que o transporte escolar na rede estadual de ensino é concedido ao aluno matriculado e frequente em escola indicada pela Diretoria de Ensino, conforme registro no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, residente no mesmo município em que se localiza a escola e que seja proveniente da zona rural ou de local onde haja barreira física, obstáculo que impeça ou dificulte o acesso à escola, ou lhe prejudique a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a integridade.

“A Prefeitura Municipal de Araraquara, através de convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, garante aos estudantes o acesso à escola pública estadual através do cadastro no Programa Municipal de Transporte Escolar. Referente ao bairro Jatobá, informo que ele já é contemplado pelo Programa Municipal de Transporte Escolar na modalidade de fretamento, o qual disponibiliza aos estudantes a Linha Parque São Paulo/Dorival Alves. Além disso, esclarecemos que nosso cadastro registra um total de 28 participantes no Programa, distribuídos igualmente entre os períodos da manhã e da tarde, com 14 alunos em cada turno”, detalha a chefe da pasta.

Ela explica que os critérios para definição de rotas e pontos são estabelecidos com base no cadastramento dos estudantes. “A partir desses dados, elaboramos a rota e determinamos os pontos de parada visando a atender os estudantes da melhor maneira possível, levando em consideração o tempo de percurso e garantindo a segurança durante o embarque e o desembarque.”

Clélia pontua que a demanda já está sendo atendida e que, no Jatobá, os pontos estão localizados na Avenida Tenente Benedicto de Moraes (esquina com a Rua Ciro Augusto Corrêa, entre as ruas Ciro Augusto Corrêa e Pastor Roberto Casimiro da Silva, e esquina com a Rua Pastor Roberto Casimiro da Silva) e na Avenida Abigail Machado Callera (entre as ruas Ciro Augusto Corrêa e Pastor Roberto Casimiro da Silva, e esquina com a Rua Ciro Augusto Corrêa).
            "Apesar das explicações fornecidas pela secretária da Educação, continuaremos acompanhando de perto essa situação. É essencial garantir que todas as informações fornecidas sejam refletidas na realidade, assegurando que o transporte atenda às necessidades dos estudantes de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para que todas as medidas necessárias sejam implementadas de maneira transparente, mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações”, explica Angeli.


Publicado em: 07 de agosto de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ajustes no Programa de Feiras de Economia Criativa são propostos à Prefeitura

21 de julho de 2025

              Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de...



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

21 de julho de 2025

Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...



Vagas PAT (21/07)

21 de julho de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diferentes funções, como auxiliar administrativo, auxiliar de estoque para loja de veículos, eletricista predia...



Audiência Pública discute situação do Conjunto Residencial Oitis

18 de julho de 2025

  Com o objetivo de aprofundar os debates sobre a lógica urbana do município e da segurança habitacional para a comunidade local do Jardim Iguatemi, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) convocou um...



Agenda Cultural – 18/07

18 de julho de 2025

Feiras No sábado (19), das 10 às 19 horas, acontecem as feiras “Pets & Cia” e “Tô Em Casa” no Parque Infantil, no Centro. A “Pets & Cia” reúne expositores com produtos de gastronomia, bem-estar an...



Agenda Esportiva – 18/07

18 de julho de 2025

Futebol masculino Nesta sexta-feira (18), às 21h30, a Ferroviária recebe o Athletic-MG, na Fonte Luminosa, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. A equipe grená ocupa a 16ª colocação...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!