Notícias



Em 3 anos, Educação concedeu 156 bolsas de estudos a alunos em escolas especiais

Direito a estudantes do ensino fundamental com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento está garantido em lei; informações foram enviadas pela Prefeitura após requerimento de João Clemente (PSDB)

Publicado por: Foto: Governo Federal

1561


Nos últimos três anos, a Prefeitura concedeu 156 bolsas de estudos a alunos do ensino fundamental com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento. Os estudantes comprovaram que precisavam estudar em escola especial, pois suas condições de funcionalidade os impediam de frequentar escola de ensino regular.

Esse direito está previsto na Lei nº 7.837, de 30 de novembro de 2012. As informações sobre as bolsas concedidas foram enviadas pela Secretaria Municipal da Educação após requerimento do vereador João Clemente (PSDB) para fiscalizar a aplicação da lei. Foram 46 bolsas em 2021, 52 em 2022 e 58 neste ano.

Segundo a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, o acesso a recursos e serviços especializados é fundamental e indispensável para esses estudantes. O bolsista tem acesso a escolas que desenvolvem trabalho integrado de saúde e educação, com turmas reduzidas de até cinco alunos e espaços que primam pela atenção individualizada.

“Essas escolas especializadas, por estarem estruturadas técnica e teoricamente para receber pessoas com deficiência, promovem ganhos na socialização, no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças, adolescentes e jovens. Os relatórios de avaliação anuais apontam tais ganhos no desenvolvimento dos bolsistas, bem como a importância de continuidade das bolsas de estudos”, declara a secretária na resposta ao requerimento.

Perguntada sobre os planos do Município para aprimorar a concessão de bolsas de estudo, a responsável pela pasta da Educação respondeu que “está atenta e aberta às possíveis atualizações da legislação existente”. A secretária ressalta que a última alteração na lei, em 2012, incluiu o atendimento a pessoas com transtornos globais de desenvolvimento/autismo.

“Toda e qualquer mudança nos marcos normativos da política nacional para a educação especial na perspectiva da inclusão são apontadas para as necessidades de apurar, atualizar e avançar nas normativas municipais”, afirma Clélia.


Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!