Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
219
Diversas entidades estiveram reunidas no Plenário da Câmara Municipal para mais um passo do projeto Parque dos Trilhos, na tarde desta quinta-feira (27). A coordenadora Alessandra Lima e sua equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano apresentaram o andamento dos estudos.
“O espaço é estratégico para a estruturação da paisagem urbana, mas precisamos compreender as especificidades do território”, disse Alessandra, destacando a importância de todos os estudos que estão sendo realizados. “Essa é mais uma oportunidade de compartilharmos todos os dados e informações que temos até o momento”, completou a coordenadora.
Foi feita uma compilação de diversos estudos realizados nos últimos anos para se ter uma base do que pode ser desenvolvido no local, de acordo também com as necessidades da cidade. O projeto, que já está previsto como CEU (Corredor de Estruturação Urbana) no Plano Diretor de Araraquara de 2014, envolverá intervenções nas vias Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), Antonio Prado, superior (Vila Xavier) e entorno, e a recuperação de áreas de proteção ambiental dos córregos do Ouro e Pinheirinho.
A mediação do debate foi realizada mais uma vez pelo vereador e presidente do Legislativo Elias Chediek (PMDB), que mostrou detalhes de como o VLT (veículo leve sobre trilhos) descentralizaria o trânsito. “O objetivo agora é formar os grupos que serão responsáveis por cada setor do projeto, como mobilidade, meio ambiente e patrimônio e memória”, afirmou.
“Avançamos bastante nesse projeto, e é muito importante essa integração com diversas entidades do município”, declarou o vereador Donizete Simioni (PT), membro da comissão do Parque dos Trilhos. O vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB) também participou da reunião.
Sobre o Parque dos Trilhos
O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea e pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e Pinheirinho, através da formação de um anel verde de aproximadamente 15 km de extensão que proporcionará a continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer.
Além da preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental, o projeto possibilitará a ampliação de espaços livres de uso público voltados ao lazer, cultura, contemplação, turismo e à prática de esportes e melhorias no sistema de drenagem e mobilidade urbana.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candida...
A equipe da Fundesport conquistou onze medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze, no último final de semana em São Paulo, no Campeonato Paulista de Paranatação. Um dos destaques...
As inscrições para o vestibular da Fatec (2º semestre de 2025) seguem abertas até 6 de junho. O valor da taxa de inscrição é R$ 50. A Fatec de Araraquara disponibiliza 200 vagas em cinco cursos sup...
Na sexta-feira (09), a partir das 10h, a banca organizadora do vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulgará os locais de prova no site vestibular.univesp.br. No tot...
A Prefeitura de Araraquara publicou no dia 2 de maio o decreto nº 13.876, que fixa os valores da Tarifa de Resíduos Sólidos (TRS), em substituição à Taxa de Resíduos Sólidos, conforme determina a L...
Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.