Notícias



Entre 2020 e 2022, Araraquara implantou 139 lombadas

Informação foi fornecida pela Secretaria de Trânsito em resposta à vereadora Luna Meyer (PDT), que também questionou medidas para evitar atropelamentos de animais

1557


Em abril, a vereadora Luna Meyer (PDT) enviou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre os critérios para instalação de lombadas e sobre a obrigatoriedade de medidas para evitar atropelamentos de animais.

No entendimento da parlamentar, é responsabilidade do poder público zelar pela segurança no trânsito e pela preservação do meio ambiente, incluindo a proteção de animais silvestres e domésticos. “Os acidentes de trânsito envolvendo animais, além de ameaçar a biodiversidade, podem causar prejuízos à saúde humana e material”, argumentou no documento.

Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, explicou que, para implantação de lombadas no Município, são considerados a Resolução Contran 600, de 24 de maio de 2016, e o número de acidentes envolvendo pedestres no local, com base no Infosiga/SP.

Ele informa que, em 2020, foram implantadas 67 lombadas, com custo total de R$ 340.872,48. Em 2021, foram 41, totalizando R$ 211.744,64. Já em 2022, foram 31, custando R$ 182.826,57. No total, nos últimos três anos citados, foram investidos R$ 735.443,69 na instalação de 139 lombadas na cidade. Segundo Carneiro, para uma via de 10 metros de largura, o custo médio de uma lombada é de R$ 6.282,70.

 

Proteção dos animais

 

O gerente de Áreas de Proteção Ambiental, João Henrique Barbosa, pontuou que, para prevenir ou reduzir o atropelamento de animais silvestres em áreas urbanas, são necessárias medidas preventivas que envolvem ações de conscientização, planejamento urbano adequado e educação ambiental, com uma abordagem integrada de diversos setores. “Uma das principais medidas preventivas é a sensibilização da população quanto à presença de animais silvestres nas áreas urbanas e a importância da sua conservação. Isso pode ser feito por meio de campanhas de conscientização, mídias sociais, placas informativas e palestras educativas em escolas e comunidades. Essa ação vem sendo amplamente realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio das mídias sociais da Prefeitura e, principalmente, no Centro Municipal de Educação Ambiental, que aborda essa temática com escolas e visitantes que vão ao Parque Natural Municipal do Basalto.”

Ele salienta que desde a reabertura do parque, em junho de 2022, mais de 60 mil pessoas já passaram pelo local. “O conteúdo desse programa é informar as pessoas sobre a necessidade de respeitar a fauna local, de não alimentar os animais silvestres indiscriminadamente alterando o seu comportamento natural, de não jogar lixo nas ruas (o que pode atrair animais), de denunciar casos de atropelamento, sobre as leis de proteção aos animais silvestres e que esses não são ‘pets’, de denunciar o tráfico e, principalmente, de que a vida silvestre deve ser respeitada.”

Segundo o gerente, outra medida importante é o planejamento urbano adequado, considerando que a presença de animais silvestres em áreas urbanas é comum e natural, sendo que, com o aumento dos reflorestamentos e a ampliação da arborização urbana, as áreas verdes e os parques urbanos servem de refúgios para a fauna local e possibilitam a movimentação desses animais. “Entre as medidas de planejamento, deve-se prever redutores de velocidade em áreas de maior risco de acidentes (lombadas, radares e placas) e passagens de fauna. É importante ressaltar que o atropelamento de fauna na área urbana de Araraquara ocorre de forma difusa e dispersa, portanto as áreas elencadas – disponíveis na resposta do requerimento – são baseadas não no número de atropelamentos, pois esses não são suficientes para levantamento estatístico e, sim, conforme o sugerido pela Ecologia de Estradas, destacando que áreas onde as ruas/avenidas ‘cortam’ um corpo hídrico ou margeiam matas ciliares são locais relevantes para a implantação de medidas de redução de velocidade e de sinalização.”

Barbosa detalha que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade teve a oportunidade de avaliar as recentes obras em pontes e que estão sendo refeitas (Avenida Padre Francisco Salles Colturato, Rua Armando Salles de Oliveira, Rua Nove de Julho e Estrada Abílio Augusto Corrêa – Ponte dos Machados) e que essas, com o novo dimensionamento, servirão como passagem de fauna que, no final das obras, serão monitoradas para verificação do uso por animais silvestres. “Há ainda uma obra em fase de licitação para uma passagem de fauna na Rodovia Nelson Barbieri, onde já foram instaladas placas de sinalização e um radar para redução de velocidade. Para essa área em questão, foi realizado um estudo prévio, iniciado em 2018, quanto à biodiversidade local, bem como o monitoramento mensal dos atropelamentos, o que levou à indicação para construção da referida passagem e emplacamento.”

Finalizando, o gerente afirma que a prevenção do atropelamento de animais silvestres em áreas urbanas requer uma abordagem integrada e que envolva conscientização, planejamento urbano adequado e educação ambiental. “Somente com ações coordenadas e, principalmente, com o engajamento das comunidades, será possível reduzir os impactos negativos do atropelamento de animais silvestres em áreas urbanas e promover a coexistência harmoniosa entre humanos e a fauna local.”

 

Acidentes com animais

 

A coordenadora executiva de Bem-estar Animal, Carolina de Mattos Galvão, informou que, entre janeiro e abril de 2023, foram registradas 52 ocorrências de atropelamento, sendo 20 animais durante a rotina e 32 durante o plantão. “As ocorrências se deram em área urbana, não havendo ponto específico de maior incidência, em virtude do não atendimento da população às regras de trânsito.”

Ela diz que, quando o responsável pelo atropelamento é identificado, as providências administrativas e legais são devidamente tomadas.

Na avaliação da vereadora Luna, a instalação de lombadas é um começo, mas ainda insuficiente. “Existe uma preocupação grande com pontos da cidade onde acidentes com animais silvestres são frequentes e sem medidas efetivas. Além disso, questiona-se a eficiência das lombadas em relação a outras alternativas de trânsito. Apesar de algumas ações na proteção dos animais, os atropelamentos ainda são muitos. Urge um planejamento mais eficaz para proteger a fauna local.”


Publicado em: 24 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!