Notícias



Evento consolida criação do Dia das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação

Vereadora Fabi Virgílio (PT) conversou online com especialista para desmitificar assunto

1009


A tarde da quarta-feira (10) marcou o Dia das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação. Para dar visibilidade ao tema, a vereadora Fabi Virgílio (PT), autora da Lei nº 10.457, de 30 de março de 2022, que instituiu e incluiu a data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara, realizou, neste dia, um evento online, com a participação do psicanalista Gustavo Cesar Gandolfi, graduado em Psicologia pela Uniara, mestrando em Psicologia da Educação pela PUC-SP, advogado e presidente da Casa de Fraternidade Chico Xavier.

Na ocasião, a parlamentar conduziu a reunião, fazendo questionamentos ao especialista no intuito de esclarecer aspectos diversos pertinentes ao assunto. “Esse evento representa uma sementinha que, ao longo dos anos, dará frutos. A minha expectativa é que essa discussão de hoje vá se aprimorando, criando caminhos e jogando luz sobre um tema que até então era considerado invisível na sociedade”, salientou Fabi.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituiu o Dia Internacional da Superdotação em 10 de agosto, 5% da população mundial têm altas habilidades. Segundo Gandolfi, participar do evento neste dia é uma grande satisfação, “principalmente por eu estar aqui falando sobre esse assunto, sabendo que agora existe lei que estabelece a data no calendário de Araraquara”.

Ao ser questionado pela vereadora como pais e responsáveis podem identificar se o filho tem altas habilidades ou superdotação, o psicanalista afirmou que o processo de identificação passa pelo crivo de um profissional qualificado, sendo que, a partir de 2 anos e meio a 3 anos de idade, já é possível identificar traços de capacidade cognitiva diferenciada do esperado nessa faixa etária.

“A precocidade, no entanto, não pode ser com confundida com altas habilidades. Nem toda criança precoce é superdotada, mas todo superdotado foi uma criança precoce em algum momento”, alertou.

Para Gandolfi, o desenvolvimento pleno das potencialidades seja na área artística, acadêmica, na matemática ou musical está ligado à precisão do diagnóstico. “Muitas crianças estão com seus talentos não percebidos, quando na verdade são consideradas hiperativas, ou cria-se o mito de que superdotados são gênios, devendo ser excelentes em todas as áreas e resultando em frustração.”

Fabi também questionou o psicanalista como as políticas públicas podem colaborar no processo de orientação e acolhimento a pessoas com altas habilidades ou superdotação. Em resposta, ele informou a necessidade da sociedade se organizar para cobrar do poder público a criação de leis e outras regulamentações que promovam a efetividade e a garantia ao desenvolvimento dessas pessoas.

“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em vigor tem um capítulo específico para a educação especial, incluindo a alta habilidade. Ela prevê, por exemplo, ingresso antecipado ao jardim de infância e ao ensino fundamental, saltar séries, enriquecimento curricular, plano de estudo abreviado, matrícula simultânea em dois níveis de ensino, entre outras implementações. A regra de ouro da inclusão é que a sociedade se adeque e não que o indivíduo se ajuste à inclusão”, finalizou.


Publicado em: 12 de agosto de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara entrega título de Cidadão Araraquarense ‘in memoriam’ ao soldado José Marino

03 de outubro de 2025

  A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Nov...



Documento aponta necessidade de reforma no Ginásio da Pista e na Pista de Atletismo

03 de outubro de 2025

Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...



Agenda Cultural – 03/10

03 de outubro de 2025

Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...



Agenda Esportiva – 03/10

03 de outubro de 2025

Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...



Represa do Parque Pinheirinho segue interditada por tempo indeterminado, afirma Defesa Civil

03 de outubro de 2025

A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...



Execução e condições de trabalho do ‘Consultório na Rua’ são alvo de questionamentos

03 de outubro de 2025

O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!