2085
Dois eventos na Câmara relembraram Marielle Franco na noite de quinta-feira (14), data em que foi celebrado o “Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra” - incluído no calendário oficial de eventos do Município pela Lei nº 10.175/2021 – e o “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça”.
As atividades, que fazem parte da programação do Mês da Mulher em Araraquara, foram iniciadas com a abertura da exposição coletiva intitulada “Marielle Vive” no saguão da Casa de Leis, que contou com a presença da vereadora Fabi Virgílio (PT), da coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, além de Dani Raphael e Vanessa Souza, expositoras que participaram com trabalhos de aquarela e poesia, respectivamente.
A parlamentar iniciou a solenidade relembrando as lutas femininas na política e o seu compromisso de honrar a memória de Marielle Franco em seu mandato, por meio de aprovação de pautas e projetos que promovam a melhoria na vida das mulheres que vivem na cidade.
Na sequência, Grasiela agradeceu a participação das artistas que compartilharam com o público suas criações, lembrando que “a arte tem a capacidade de transformar e, assim como a água, ela vai contornando e fazendo os movimentos que transformam a vida”. A coordenadora encerrou sua fala com a leitura de um texto do poeta e escritor Sérgio Vaz, que, segundo ela, representaria a essência de quem foi Marielle.
Vanessa, que pela primeira vez publicou um texto de sua autoria e apresentou “Seme(ar)” durante a mostra, falou da importância do evento, pois “Marielle deixa uma história que precisa ser continuada e a dor da perda deve ser transformada em um semear de flores, como uma forma de trazer beleza a tudo isso”.
Para Dani, que é aquarelista e escritora, a esperança por dias melhores foi a motivação para trazer seu trabalho para a Câmara, acreditando no poder da união para as lutas femininas. “É importante segurarmos as mãos umas das outras, pois a gente só se levanta quando tem outra mulher do nosso lado segurando a nossa mão”, finalizou.
Após o encerramento do evento, foi realizada a roda de conversa “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política, de Gênero e Raça: não seremos interrompidas?”, no Plenário da Casa de Leis. A iniciativa foi resultado de uma parceria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres com a Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
Exposição Marielle Vive
A exposição coletiva “Marielle Vive” conta quatro tipos diferentes de trabalhos (aquarela, escultura, ilustração e poesia) que estão expostos ao público no Saguão da Câmara Municipal. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 1º de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Informações sobre a arrecadação, a gestão e a aplicação dos recursos do pedágio municipal do Distrito de Bueno de Andrada foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura, para investimentos na área da saúde, será o tema de uma Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara na próxima segunda-feira (22), às 15 hor...
Em Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal aprovou a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 2,2 milhões. O recurso será incluído no orçamen...
De autoria do vereador Marcelinho (Progressistas), as Indicações nº 5642 e 5644/2025 solicitam que a Prefeitura realize a capinação e melhorias na iluminação pública do Parque do Botânico. De a...
No início deste mês, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 2160/2025, informações detalhadas sobre o funcionamento da Casa de Acolhida, equipamento vin...
Em Indicação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), sugere à Prefeitura a elaboração de um projeto de lei que possibilite converter o pagamento de multas de tr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.