Notícias



Exposição na Câmara reúne maquetes produzidas por internos da Fundação Casa

'Construção de Maquetes: Sustentabilidade e Aprendizado' foi aberta na terça-feira (11) e vai até dia 1º de agosto no saguão da sede do Legislativo

1934


A exposição “Construção de Maquetes: Sustentabilidade e Aprendizado”, aberta no saguão da Câmara Municipal na última terça-feira (11), reúne trabalhos produzidos por cerca de 50 internos da Fundação Casa de Araraquara que são alunos da Escola Estadual “Lysanias de Oliveira Campos”, da Vila Xavier.

Desenvolvido por estudantes do ensino fundamental e do ensino médio que cumprem medida socioeducativa, o projeto teve a finalidade de facilitar a aprendizagem dos jovens nas áreas de Ciências (energia elétrica, energia eólica, energia solar, sustentabilidade e reciclagem) e Matemática (unidades de medidas, área e perímetro).

As maquetes estarão expostas na Câmara (Rua São Bento, nº 887, Centro) até o próximo dia 1º de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

“Existe uma potência enorme de mudança na vida de vocês [alunos]. Não é uma simples maquete. Aqui pode ter um designer de interiores, um arquiteto, um engenheiro. Desejo que essa exposição seja só o começo de uma nova história a ser contada por vocês”, afirmou a vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a organização da exposição.

Quatro alunos estiveram na abertura e representaram o grupo de autores do trabalho. “Foi legal fazer esse trabalho em equipe. Aprendi a mexer com régua, a medir as coisas. Aprendi com as professoras e com meus colegas. Um ajudou o outro”, disse um dos adolescentes.

O projeto teve coordenação de duas professoras: Luciana Cristina de Almeida (Ciências) e Patrícia Souza Compri (Matemática). “É com muita alegria que a gente expõe esse trabalho desenvolvido durante o 2º bimestre. A gente teve essa ideia no final do 1º bimestre, porque a gente sentiu que a sala de aula estava um pouco cansativa. Nós produzimos as maquetes utilizando material reciclável. Os alunos colaboraram muito, se engajaram, ficaram muito felizes. Além de tudo, aprenderam a trabalhar em equipe e a cooperar”, declarou Luciana.

A escola “Lysanias de Oliveira Campos” é dirigida por Edegar Junqueira e tem coordenação pedagógica de Patrícia de Oliveira. A unidade é uma escola vinculadora, ou seja, possui parceria com a Fundação Casa para ministrar aulas a internos que cumprem medidas socioeducativas.

O diretor da Fundação Casa de Araraquara, Welberth Drumond, ressaltou a parceria com os órgãos municipais. “Muitos munícipes de Araraquara não conhecem o trabalho que é realizado na Fundação Casa, mas é um trabalho que vem se destacando. Agradeço às professoras pelo trabalho realizado com os adolescentes. Agradeço à Prefeitura, à Câmara e aos profissionais da Fundação Casa”, afirmou. A unidade de Araraquara abriga 75 adolescentes.

O assessor especial de Políticas para Juventude da Prefeitura, Igor Emídio, também parabenizou os responsáveis pela exposição. “O trabalho ficou sensacional. Se em algum momento nós, enquanto Estado, falhamos, nós também temos todas as oportunidades para que possamos recuperar as pessoas”, observou.

Também estiveram presentes na abertura da exposição o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), e os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos) e Marchese da Rádio (Patriota); pela Fundação Casa, Cibele Rodrigues de Melo (encarregada técnica) e Juliana Leite de Oliveira (referência da área escolar); e a gerente do programa municipal “Filhos do Sol” e do Centro Municipal da Juventude, Flávia Santana.


Publicado em: 12 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!