Publicado por: Foto: IQ UNESP Araraquara
1142
A necessidade de instalação de uma lombofaixa em frente à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Instituto de Química, situada na Rua Professor Francisco Degni, foi solicitada por meio de uma Indicação de autoria do vereador Coronel Prado (Novo).
No documento, o parlamentar informa que no local já existe uma faixa de pedestres, a qual interliga o complexo viário “Dr. Geraldo Amaral Arruda” ao portão principal da faculdade, conforme demonstrado em fotos contidas na Indicação.
“A solicitação justifica-se pelo intenso fluxo de veículos na via ao longo do dia. Apesar de existir uma lombada próxima ao portão de entrada, muitos condutores não reduzem a velocidade, o que representa risco elevado de atropelamentos, principalmente de estudantes, servidores e moradores da região”, acrescenta o vereador.
Em resposta, a Prefeitura informa que “o trecho solicitado já possui uma lombofaixa entre o Instituto de Química e o Senai. Dessa forma, neste momento, o local ficará sob monitoramento”.
Em relação ao local previsto na Indicação, a Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana informa que segue uma ordem de prioridade, contemplando primeiramente estabelecimentos públicos, como escolas e postos de saúde. Depois, regiões de comércio e prestação de serviços com volume significativo de pedestres e, na sequência, cruzamentos e trechos de vias com estatísticas relevantes de ocorrência de acidentes de trânsito.
“A adoção desses critérios visa a otimizar o uso dos recursos públicos, com foco na efetividade das ações, priorizando áreas de maior risco e promovendo, assim, um trânsito mais seguro e humanizado, reduzindo o potencial de acidentes que envolvem a parcela mais exposta dos participantes do trânsito: os pedestres, sobretudo crianças e idosos”, afirma a pasta.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o uso de dados estatísticos como base para decisões sobre a instalação de lombadas e demais dispositivos está respaldado pelo artigo 1º da Resolução nº 600/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Para isso, a Prefeitura utiliza as informações do Sistema Infosiga, mantido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a partir do estudo de todos os boletins de ocorrência realizados pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A trance music, vertente da música eletrônica que emergiu no início da década de 1990, é destaque na programação cultural do domingo (12), das 9h às 19h, no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oli...
Nesta sexta-feira (9), é o prazo final para a doação de livros da campanha “Doe Livros e Incentive a Leitura!” do Instituto Colibri. A ação, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura...
A Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, em parceria com a companhia 4i Artes, apresenta neste sábado (11), às 19h30, no Teatro Municipal de Araraquara, o espetáculo solidário “Uma Visita na Ma...
O músico e compositor araraquarense Rodolfo Sotratti é o destaque desta sexta-feira (10) na 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, com o show “Pás...
A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais. A comissão, instalada após...
Um projeto da Prefeitura aprovado pela Câmara na última Sessão Ordinária, na terça-feira (7), oficializa o direito ao transporte escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e que mo...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.