546
Mediado pela coordenadora de Políticas Étnico-Raciais do município, Alessandra Laurindo, e pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), presidente da Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Araraquara, o Fórum “Meio Ambiente e Religiosidades Africanas” foi realizado na noite da quinta-feira (18), no Plenarinho da Casa de Leis.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, o evento, que teve apoio da EL, faz parte da programação “Araraquara, a Morada do Sol e não do Racismo”, promovida durante o Mês da Consciência Negra. O Fórum foi presencial e houve emissão de certificados. O número de participantes foi condicionado à capacidade do local, respeitando o distanciamento entre as pessoas e uso obrigatório de máscara.
A maioria dos presentes eram representantes de instituições religiosas de matriz africana. Foram distribuídas duas cartilhas de conteúdo sobre educação ambiental para religiões afro-brasileiras e diversas lideranças religiosas puderam expor suas opiniões a respeito da relação entre as religiões africanas e o meio ambiente.
O evento contou também com a participação da vereadora Filipa Brunelli (PT), que destacou a importância da realização de eventos envolvendo esta temática na luta contra o preconceito religioso.
O principal tema discutido foi a estreita relação das religiões afro-brasileiras e indígenas com o cuidado e a preservação do meio ambiente e como as práticas e rituais litúrgicos, quando realizados em lugares de maior contato com a natureza, como em matas, cachoeiras e praias, devem preservar os locais limpos, para que não haja degradação ambiental. Foi destacada a importância de se conscientizar os praticantes das religiões para que haja zelo e preservação do meio ambiente.
Foi discutida também a importância da construção de políticas públicas para o combate ao preconceito e à intolerância religiosa, para que haja mais respeito para com os praticantes dessas religiões, evitando, assim, o constrangimento e aborrecimento destes ao utilizarem espaços públicos.
Para o vereador Guilherme Bianco, “lutar contra a intolerância religiosa, em defesa da liberdade de culto, é defender a democracia e a diversidade”.
Publicado em: 19 de novembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...
Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...
A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.