591
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”, que contou com demonstrações em tempo real de alertas, consultas e funcionalidades dos sistemas, além da edição de cadastros antigos na plataforma.
Essa qualificação é voltada ao uso de uma nova plataforma, a Muralha Paulista, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo e que está em fase de implantação na cidade. A adesão do município ao programa foi uma iniciativa do vereador Coronel Prado, por meio da Indicação nº 1427/2025, apresentada em março deste ano e conduzida pelo coronel Adalberto José Ferreira, secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana.
“Quero agradecer ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao secretário municipal coronel Adalberto e ao prefeito Dr. Lapena por atenderem a essa indicação e darem sequência ao processo de integração das plataformas. Lapena e Adalberto visitaram o secretário Derrite recentemente para ratificarem a parceria. Araraquara merece mais segurança. Vamos continuar trabalhando para garantir mais proteção, tecnologia e eficiência no combate à criminalidade em nosso município”, comenta Prado.
Para a GCM, o programa representa não apenas modernização, mas também otimização do trabalho. Com os dados informatizados, não haverá mais necessidade de registros manuais, e os procedimentos operacionais ganham eficiência. “Além disso, a integração fortalece o papel da Guarda como parceira estratégica na proteção da população”, informa em nota.
Processo
Atualmente, 71 das 122 câmeras de monitoramento já estão integradas, e o agente de campo acompanha a conclusão dessa etapa junto à empresa responsável. Já a integração do sistema Leitura Automática de Placas (LPR) ainda não tem previsão, em razão da transição contratual da empresa prestadora, que passou da Techs para a Sentry (Multiway).
O município também dispõe de 20 câmeras com capacidade de reconhecimento facial que, após alguns ajustes recomendados pela equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que visitou a cidade, também poderão contar com recursos analíticos para essa identificação/reconhecimento facial. Durante a visita, foram esclarecidas todas as etapas do processo de integração, apresentados os benefícios das plataformas e prestado apoio técnico sobre as tecnologias necessárias para o pleno funcionamento do sistema.
Monitoramento inteligente
A Muralha Paulista é um sistema integrado de monitoramento inteligente que conecta as forças de segurança estaduais e municipais por meio de câmeras, radares e softwares avançados. A plataforma permite o reconhecimento de placas de veículos, cruzamento de dados em tempo real e apoio às investigações criminais, tornando a atuação mais rápida e precisa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.