973
Na tarde de sexta-feira (20), foi inaugurado, em solenidade realizada pelo Executivo no Centro de Artes e Esportes Unificados "Vereadora Deodata Leopoldina Toledo do Amaral" (CEU das Artes), no Jardim São Rafael, o programa intitulado “Colhendo Dignidade”, que cria hortas comunitárias para produção de hortifrútis, que serão distribuídos entre famílias das seis regiões do Programa “Territórios em Rede”: Valle Verde, Parque São Paulo, Hortênsias, Cecap/Oitis, Cruzeiro do Sul e São Rafael.
O projeto da Prefeitura foi indicação do vereador e vice-presidente Edio Lopes (PT). Para Edio, “as hortas comunitárias são capazes de promover integração entre a comunidade, além de garantir dignidade a essas pessoas que poderão comer alimentos de qualidade, sem agrotóxicos”. A representante do Coletivo da Horta Steyce Chaves também entende a iniciativa como importante para a comunidade. “Esse projeto será fundamental para unir as pessoas daqui, para praticarmos a coletividade.”
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, o programa vai ao encontro das necessidades da população. “São projetos como esse que fortalecem a família e o ser humano, para que ele não precise romper consigo mesmo.”
O São Rafael foi a primeira região a receber as mudas para plantio, mas a expectativa é de que, nos próximos meses, ocorra a plantação nos demais territórios. A execução do programa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da coordenadoria de Segurança Alimentar, e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), responsável por prover os recursos financeiros.
Ao final do evento, Edinho agradeceu os participantes e reiterou que, no futuro, a iniciativa pode ser fonte de renda. “Eu espero que a comunidade se organize, esteja presente nesse projeto. Eu acredito que, daqui a um tempo, será possível a criação de uma cooperativa que irá garantir renda a essa comunidade. Eu penso que a economia criativa e solidária pode transformar realidades”, frisou.
Estiveram presentes a secretária da Saúde, Eliana Honain, o vice-presidente e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, o superintendente do Daae, Donizete Simeoni, o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazzeta, a coordenadora de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, o coordenador de políticas de promoção da igualdade racial, Luiz Fernando Costa, além da gestora do projeto, Enedina Andrade e moradores do bairro.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...
Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...
A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...
O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou uma indicação à Prefeitura solicitando a aquisição de aparelhos celulares corporativos para uso dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.