Notícias



Imposto de renda descomplicado: palestra na Câmara ajuda a entender tributo e declaração

Especialista em Direito Tributário explicou conceitos e tirou dúvidas; encontro está disponível no YouTube da TV Câmara

615


  

Na quarta-feira (14), vereadores, servidores da Câmara Municipal e estudantes do curso de Direito da Universidade de Araraquara (Uniara) se reuniram no Plenário para aprender mais sobre o imposto de renda na palestra “Imposto de Renda Descomplicado: tudo o que você precisa saber!”.

 

Organizada pela Escola do Legislativo, a palestra foi ministrada pelo advogado Nathan Lorenzetti, que trabalha com Direito Tributário desde 2017 e é presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Araraquara.

 

Com linguagem didática e exemplos práticos, Lorenzetti buscou simplificar o tema, que costuma gerar muitas dúvidas entre a população. Ele abordou o conteúdo jurídico do imposto de renda, não a parte operacional (de preenchimento da declaração), conforme alertou logo no início da palestra, recomendando que para tal, sempre que possível, as pessoas devem recorrer a contadores ou advogados tributaristas.

 

Os temas abordados foram: o conceito de imposto de renda; quem precisa declarar; as consequências de não se entregar a declaração; o cálculo do imposto; diferenças entre declaração simples e declaração completa; deduções; dependentes; malha fina; e algumas polêmicas em torno do assunto.

 

O palestrante definiu renda como acréscimo patrimonial. “O imposto de renda é aquele que incide não sobre a totalidade do que eu tenho, mas sobre o que foi acrescentado”, pontuou.

 

Ele explicou que o poder público pode usar os recursos originados do pagamento do imposto de renda nos setores que julgar necessário, sem obrigação pré-determinada da destinação do dinheiro. O mesmo serve para outros impostos. “É um erro comum as pessoas acharem que impostos são vinculados. Não são. IPVA não serve para pagar estrada; o Governo do Estado usa como quiser. IPTU não serve para pagar rua; a Prefeitura usa como quiser. É diferente de taxa, que é vinculada. Imposto não é vinculado”.

 

“O governo decide como vai gastar, e o critério para definir os gastos é a Lei Orçamentária Anual”, acrescentou. “Imposto de renda é o que o Governo Federal usa para gastar do jeito que ele quiser: para pagar salário de servidor, construir ponte, estrada, escola, hospital, universidade, do jeito que ele bem entender”, enfatizou.

 

Por que declarar?

“Afinal, o governo sabe ou não quanto devemos pagar de imposto de renda? E se sabe, por que não manda simplesmente um boleto para as pessoas?”, provocou Lorenzetti.

 

De acordo com o palestrante, a resposta é que “hoje o Governo não sabe quanto você deve de imposto de renda e não pode enviar um boleto para isso”. “Mas você vai declarar quanto recebeu de dinheiro e quem pagou você. O Governo vai ver, nessa lógica, quanto você deve, cruzando informações de todo mundo [que pagou e recebeu].” Se houver discrepâncias entre as declarações de quem recebeu os valores e de quem os pagou, elas serão detectadas nesse cruzamento de dados e apontadas na chamada “malha fina”.

 

Ao final do encontro, o advogado tirou dúvidas dos participantes. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), o vice-presidente da Câmara e presidente da Escola do Legislativo, vereador Michel Kary (PL), e a vereadora Maria Paula (PT).

 

Sobre o palestrante

 

Nathan Lorenzetti é advogado com atuação em Direito Tributário desde 2017, especialista em Direito Processual Civil e mestrando em Tributação e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É sócio da IVFT Advogados, membro do NETCD/Unesp e presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Araraquara.

 

Não perca tempo

 

O prazo final para a entrega da declaração do imposto de renda é 30 de maio. Todas as informações sobre a declaração, página de acompanhamento, malha fina, restituição e o download do programa da declaração de 2025 estão disponíveis no site Meu Imposto de Renda, da Receita Federal.

 

Para ver e rever

 

A palestra “Imposto de Renda Descomplicado: tudo o que você precisa saber!” está disponível na íntegra no canal da TV Câmara no YouTube.

 


Publicado em: 14 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Após Indicação, trecho da Via Expressa passa por adequações

14 de julho de 2025

A Prefeitura atendeu a uma Indicação feita pelo vereador Coronel Prado (Novo) voltada à mobilidade urbana: melhorias no trecho da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, nas prox...



Com sete itens na pauta, Câmara de Araraquara retoma Sessões Ordinárias nesta terça (15)

14 de julho de 2025

A Câmara de Araraquara retoma nesta terça-feira (15), a partir das 15 horas, a realização das Sessões Ordinárias, após um período de recesso de dez dias no início deste mês. Os vereadores se reunir...



Márcia Lia é homenageada com o Prêmio ‘Heleieth Saffioti – Mulher Destaque’ 2025

14 de julho de 2025

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (7), Márcia Aparecida Ovejaneda Lia – a deputada estadual Márcia Lia (PT) – recebeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” 2025, no Plen...



Quadra de escola do Jardim das Hortências precisa de atenção

14 de julho de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede serviços de reparos gerais da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabe...



Prefeitura afirma não ter recursos para realizar melhorias na USF Jardim Maria Luiza

14 de julho de 2025

No dia 3 de julho, o vereador Marcão da Saúde (MDB) enviou a Indicação nº 3188/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma cobertura metálica e de assentos na área externa da Unidade de Saúd...



Paralisação de obra em ponte causa transtornos a moradores do Maria Luiza III e Aclimação

14 de julho de 2025

A paralisação da obra da ponte entre os bairros Maria Luiza III e Jardim Aclimação tem gerado transtornos aos moradores da região. Por isso, o vereador Marcelinho (Progressistas) enviou o Requerime...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!