Notícias



Indicação propõe criação de curso para manutenção de pedras portuguesas

Formação de novos calceteiros no Espaço Kaparaó seria oportunidade de geração de emprego e renda, segundo a vereadora Fabi Virgílio (PT)

1404


A criação de um curso de formação de calceteiros, profissionais responsáveis pela manutenção dos pisos em pedras portuguesas (petit-pavé), é sugerida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) em indicação à Prefeitura. A ideia da parlamentar é que o curso seja realizado no Espaço Kaparaó.

Fabi ressalta que os pisos em pedras portuguesas fazem parte da herança cultural da cidade. “A criação do curso é uma excelente oportunidade para geração de emprego e renda, formando novos profissionais que estão buscando o mercado de trabalho para exercer essa atividade na cidade, além de perpetuar esse antigo ofício, que resiste há séculos”, declara.

A vereadora afirma que o curso também iria abastecer um mercado que precisa de profissionais especializados. “Apenas duas empresas oferecem esse serviço na região. Com uma demanda crescente e constante, já que o petit-pavé assentado na terra requer manutenção regular, entendemos que a demanda é muito grande e justifica a oferta do curso para capacitar mais pessoas”, observa a parlamentar.

Petit-pavé é um termo francês que significa “pequeno pavimento”. É um estilo de pavimentação de mosaico de pedra, escolhida de modo a formar desenhos. Na época em que começou a ser adotado no Brasil, o petit-pavé estava diretamente ligado ao desenvolvimento das cidades — no Rio de Janeiro, tornou-se cartão postal das calçadas de Copacabana.

Fabi destaca que, em Araraquara, o petit-pavé é uma marca da Avenida Bento de Abreu, onde os novos comércios e empreendimentos são autorizados apenas com a garantia da manutenção desse calçamento.

As pedras portuguesas também estão nas calçadas das praças de algumas igrejas, como a Paróquia de São Geraldo e a Paróquia de Santo Antônio, além da calçada do entorno dos prédios históricos da Câmara Municipal e da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.


Publicado em: 29 de agosto de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!