Notícias



Indicações solicitam profissionais de segurança para escolas e unidades de saúde

Para vereadores, o uso de câmeras e outras tecnologias deve ser aliada a equipes de profissionais especializados

Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON

1174


As Indicações 2999 e 2944/2025 pedem que a Prefeitura reforce a segurança em serviços públicos de educação e saúde. A primeira, de autoria do vereador Paulo Landim (PT), solicita guarda para escolas municipais. Enquanto a segunda, enviada por Landim, Enfermeiro Delmiran (PL) e Marcão da Saúde (MDB), requisita proteção para unidades de saúde.

 

Para os vereadores, o trabalho de profissionais de vigilância, como colaboradores terceirizados ou a Guarda Civil Municipal, deve ser aliado ao uso de câmeras e outros dispositivos. “A retirada da segurança de equipamentos públicos não gera economia, uma vez que os roubos e transtornos aumentaram nesses locais. É necessário um trabalho em conjunto, e não a substituição de seguranças por tecnologia”, argumenta Paulo Landim.

 

Segundo o vereador, a restrição desse serviço tem provocado um aumento nos riscos para crianças que frequentam os ensinos infantil e fundamental I e para suas famílias. Um dos casos mencionados foi a invasão de um homem ao Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradelli Malara”, no Selmi Dei, na manhã do dia 10 de junho.

 

“Além dos danos materiais, que geram custos maiores que a segurança indicada, devemos considerar os danos no atendimento às crianças e suas famílias, o que contribui para a falta de acesso à educação”, diz.

 

O prejuízo na assistência de pessoas que buscam atendimento em saúde é outra consequência citada. Nesse caso, algumas unidades são apontadas como prioritárias.

 

Para o Centro de Referência do Idoso de Araraquara “José Quitério” (Cria), a Unidade de Saúde da Família do São Bento, a Unidade de Saúde da Família do Parque São Paulo e o Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA3) em construção na Avenida Alfredo Coelho de Oliveira, que teve fios de eletricidade furtados no dia 9 de junho, sugere-se segurança 24 horas e a presença de guardas durante o período de atendimentos. Enquanto no Núcleo de Gestão Ambulatorial “Dr. Francisco Logatti” – NGA3, que está em funcionamento no Centro, o documento indica a segurança durante os atendimentos.

 

“A interrupção do contrato com os seguranças está diminuindo os postos de trabalho e aumentando a desigualdade, além de prejudicar a economia local”, completa Landim.


Publicado em: 04 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária debate alteração na Lei Orgânica, veto, créditos e projetos do Executivo e Legislativo  

24 de novembro de 2025

                  A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara terá análise de alteração na Lei Orgânica do Município, veto do prefeito, créditos no orçamento público, ins...



Audiência debate proposta de alteração do Plano Diretor para comércio na Vila Harmonia e na Fonte

24 de novembro de 2025

A Câmara realizou nesta segunda-feira (24) uma Audiência Pública para debater uma proposta de alteração no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara. O evento foi convocad...



Caixa d’água do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho necessita de substituição

24 de novembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a substituição da caixa d’água instalada no setor do Bem-Estar Animal no Parque Pinheirinho...



Complexo Aquático da Fonte Luminosa está funcionando normalmente, afirma Prefeitura

24 de novembro de 2025

No final de outubro, o vereador João Clemente (Progressistas) solicitou à Prefeitura informações sobre as condições das piscinas do Complexo da Ferroviária, utilizadas para aulas gratuitas de hidro...



Centro de Educação e Recreação no Iguatemi precisa de reforma e ampliação

24 de novembro de 2025

A realização de estudo técnico para reforma e ampliação no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Maria José Pahim da Porciúncula”, localizado no Jardim Iguatemi, foi sugerida à Prefeitura pel...



Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

24 de novembro de 2025

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!