Notícias



Investimento em podcasts pode auxiliar na inclusão de comunidades quilombolas

Proposta é do vereador João Clemente (PSDB)

1069


Um podcast é uma coleção de arquivos de áudios digitais disponibilizados para download ou streaming. São, geralmente, apresentados por indivíduos que lideram uma conversa, compartilham histórias ou relatam notícias.

 

Pensando na crescente utilidade dessa ferramenta, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou indicação, sugerindo a criação da Plataforma de Podcast para Comunidades Quilombolas, além da publicização do Programa “Essas Vidas Brasileiras”.

 

“Através desta propositura busca-se a extensão das capacitações sobre a ferramenta de podcast a essas Comunidades, objetivando ser um incremento sociocultural e econômico na vida da população”, considera o parlamentar.

 

Clemente explica que, a partir do bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil estão apoiando o desenvolvimento da série "Essas Vidas Brasileiras", que dá voz aos quilombolas do país, dando-lhes a oportunidade de contar suas histórias.

 

Segundo a Fundação Cultural Palmares, existem 3.447 comunidades quilombolas distribuídas pelo país. Esses grupos étnico-raciais são formados por descendentes de negros fugidos durante a escravidão e outros grupos que viveram nos Quilombos. Quilombolas possuem uma identidade própria, que foi historicamente construída, ou seja, distinta do restante da sociedade brasileira.

 

O vereador frisa que quilombolas sofreram com a discriminação e o não reconhecimento do direito de propriedade de suas terras, mas que, atualmente, a sua identidade é legalmente reconhecida e protegida, embora muitas ainda estejam sub-representadas.

 

“O treinamento em podcast é uma oportunidade de capacitação, com o objetivo de ensinar 30 representantes dessas comunidades sobre a criação, produção, monetização e disseminação de podcasts para levar suas vozes para outras partes do Brasil e do mundo”, expõe.

 

A ideia do parlamentar é possibilitar a interação entre comunidades quilombolas de diferentes regiões do país, e a comunicação delas com outras partes da sociedade.


Publicado em: 28 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!