Notícias



Kits ajudarão a reestruturar conselhos tutelares



281


“Há anos entendemos a necessidade de reestruturar os conselhos tutelares e os carros ajudarão e minimizar a dificuldade desses profissionais em fazer as visitas”, diz o vereador Edio Lopes (PT), que representou a Câmara Municipal de Araraquara, na quarta-feira (2), durante a entrega de 94 kits da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a 84 cidades do interior de São Paulo. A cidade recebeu dois carros, dez computadores, duas impressoras, duas geladeira e dois bebedouros.

Somente nos últimos trinta dias, o Conselho Tutelar 1 de Araraquara recebeu cerca de cem denúncias de crianças e adolescentes vítimas de casos como maus tratos e negligência. Metade não pode ser atendida e as requisições aguardam a saída na parede do prédio. Para Lopes, os veículos darão a oportunidade dos conselheiros atenderem a população que necessita. E a falta de atendimento pode gerar um prejuízo é enorme por desenvolver um trauma psicológico, segundo a conselheira Camila Araujo Cerquetani.

A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, fez questão de ressaltar que os conselhos tutelares atendem a socorros e não basta receber a denúncia se não tem como verificá-la na rua, por isso os veículos. Ela acredita que essa política de equipar os conselhos tutelares é fundamental e vem de parcerias com Prefeituras e a Câmara dos Deputados. Ideli ainda anunciou a unificação nacional da eleição dos Conselhos como medida para ampliar a divulgação e a conscientização em todo o país.

Já o deputado federal Arlindo Chinaglia, vice-presidente da Câmara dos Deputados e autor da emenda parlamentar que liberou os recursos para os kits, lembrou que pessoas sofrem com a violência e muitas vezes ela ocorre dentro do ambiente familiar. “Os conselheiros são eleitos e tem poder de acionar polícia, Promotoria e Justiça e com esse respaldo tornam-se um instrumento essencial para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido.”

Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, ainda falta profissional, mas existia, sim, a necessidade de um veículo para atender as denúncias contra crianças e adolescentes. “Teve dia em que os conselheiros não tinham carro para trabalhar e eu tive que ceder um da Secretaria. Essa emenda está favorecendo Araraquara e muitas outras cidades”, diz Porsani destacando que, às vezes, o Ministério Público e a Justiça cobrava o órgão e eles não tinham como atender.

“Os conselheiros se sentiram órfãos por muito tempo, mas esse apoio que vem sendo dado está mudando as coisas e vai ajudar a todos”, frisa Reinaldo Balbino, presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares.

Participaram ainda os vereadores Donizete Simioni (PT), Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB) e Elias Chediek (PMDB), além do representante do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Edson Santana e mais uma série de prefeitos e secretários de várias cidades do interior de São Paulo.


Publicado em: 02 de julho de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Araraquara registrou mais de 5,5 mil ocorrências criminais nos últimos 12 meses

02 de julho de 2025

Com o objetivo de promover maior transparência sobre o serviço de segurança pública no Município, em abril, a vereadora Maria Paula (PT) enviou o Requerimento nº 735/2025 à Prefeitura, solicitando...



'Vestindo Esperança'

02 de julho de 2025

O Fundo Social de Solidariedade realizará a ação “Vestindo Esperança”, na quinta-feira (3), a partir das 9 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Luiz Fernando Prudenciano”. N...



GiraFeira (06/07)

02 de julho de 2025

No domingo (6), a Vila Harmonia recebe mais uma edição do GiraFeira, evento que leva arte, lazer e cultura para os bairros da cidade. A programação gratuita acontece das 17 às 22 horas, na Praça do...



Medida de contingência é solicitada para empreendimento no Vale do Sol

02 de julho de 2025

A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indicação à Prefeitura sugerindo a criação de medida de contingência em empreendimento que está sendo realizado pela BRNPAR na Avenida Professora Leila...



Transporte e planejamento para judocas da Fundesport são cobrados em documento

02 de julho de 2025

Por meio de um Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu ao órgão informações sobre a participação dos judocas da Fundesport nas com...



Chamada Pública Pmais

01 de julho de 2025

A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!