435
“Há anos entendemos a necessidade de reestruturar os conselhos tutelares e os carros ajudarão e minimizar a dificuldade desses profissionais em fazer as visitas”, diz o vereador Edio Lopes (PT), que representou a Câmara Municipal de Araraquara, na quarta-feira (2), durante a entrega de 94 kits da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a 84 cidades do interior de São Paulo. A cidade recebeu dois carros, dez computadores, duas impressoras, duas geladeira e dois bebedouros.
Somente nos últimos trinta dias, o Conselho Tutelar 1 de Araraquara recebeu cerca de cem denúncias de crianças e adolescentes vítimas de casos como maus tratos e negligência. Metade não pode ser atendida e as requisições aguardam a saída na parede do prédio. Para Lopes, os veículos darão a oportunidade dos conselheiros atenderem a população que necessita. E a falta de atendimento pode gerar um prejuízo é enorme por desenvolver um trauma psicológico, segundo a conselheira Camila Araujo Cerquetani.
A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, fez questão de ressaltar que os conselhos tutelares atendem a socorros e não basta receber a denúncia se não tem como verificá-la na rua, por isso os veículos. Ela acredita que essa política de equipar os conselhos tutelares é fundamental e vem de parcerias com Prefeituras e a Câmara dos Deputados. Ideli ainda anunciou a unificação nacional da eleição dos Conselhos como medida para ampliar a divulgação e a conscientização em todo o país.
Já o deputado federal Arlindo Chinaglia, vice-presidente da Câmara dos Deputados e autor da emenda parlamentar que liberou os recursos para os kits, lembrou que pessoas sofrem com a violência e muitas vezes ela ocorre dentro do ambiente familiar. “Os conselheiros são eleitos e tem poder de acionar polícia, Promotoria e Justiça e com esse respaldo tornam-se um instrumento essencial para que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido.”
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, ainda falta profissional, mas existia, sim, a necessidade de um veículo para atender as denúncias contra crianças e adolescentes. “Teve dia em que os conselheiros não tinham carro para trabalhar e eu tive que ceder um da Secretaria. Essa emenda está favorecendo Araraquara e muitas outras cidades”, diz Porsani destacando que, às vezes, o Ministério Público e a Justiça cobrava o órgão e eles não tinham como atender.
“Os conselheiros se sentiram órfãos por muito tempo, mas esse apoio que vem sendo dado está mudando as coisas e vai ajudar a todos”, frisa Reinaldo Balbino, presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares.
Participaram ainda os vereadores Donizete Simioni (PT), Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB) e Elias Chediek (PMDB), além do representante do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Edson Santana e mais uma série de prefeitos e secretários de várias cidades do interior de São Paulo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.