630
Dois moradores de Araraquara que participam da promoção de projetos sociais no Parque das Hortências receberam honrarias em Sessão Solene da Câmara Municipal na noite de terça-feira (2). O Título de Cidadão Araraquarense foi entregue para Margarete Aparecida Delforno e para Ednan Henrique Dalle Piagge. As duas homenagens foram indicadas pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas).
Margarete é voluntária e vice-presidente da Sociedade de Amigos do Hortências, a associação de moradores do bairro. Já Ednan é idealizador do projeto “Geladeira Comunitária”, que se expandiu, tornando-se associação, e também atua com programas sociais no Hortências e em outros bairros.
“O Ednan e a Margarete são exemplos para nós. Nada mais justo do que poder dar a honraria máxima da nossa cidade a duas pessoas que são de extrema importância e que fazem a diferença. Que vocês continuem sendo inspiradores”, afirmou Sponton, que é 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara.
Margarete agradeceu ao vereador e à Câmara pela homenagem, aos amigos, familiares e colegas de associação do bairro. Também falou sobre sua relação com Ednan. “Muitas vezes, eu vi você deixar sua família para estar com a gente para poder trazer algo para as crianças do bairro. É uma honra ter te conhecido. Que nós continuemos fazendo o bem, seja a quem for”, disse.
Em sua fala, Ednan recordou como o seu projeto começou e se fortaleceu ao longo do tempo, chegando a ser conhecido no Brasil e fora dele. “A ‘Geladeira Comunitária’ está em Araraquara há quase oito anos. Fizemos vários projetos no Hortências: balé, escola de inglês, clube de aventureiros da Escola Adventista. Hoje também atuamos no Parque São Paulo, onde nosso foco é diminuir a desigualdade social e o sofrimento das famílias”, afirmou. Ele também parabenizou Margarete e agradeceu ao Legislativo.
A Sessão Solene teve transmissão ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.
Quem é Margarete
Margarete Aparecida Delforno nasceu na capital paulista e morou por muito tempo no bairro da Penha. Começou a trabalhar desde muito jovem e após os 18 anos resolveu morar sozinha, mas, com o falecimento do pai, a casa ficou sob sua responsabilidade. Margarete teve que sair do emprego para cuidar da mãe, que havia adoecido.
As duas se mudaram para Araraquara a fim de que a mãe pudesse realizar um tratamento médico específico. O primeiro emprego de Margarete no município foi em uma agência dos Correios, como terceirizada. Depois, passou a trabalhar como freelancer. Ela foi morar no Parque das Hortências. Nesse início na cidade, a homenageada também teve apoio da prima e de vizinhos.
Margarete exerce papel importante para o desenvolvimento do bairro. É integrante voluntária na associação de moradores do Hortências e faz parte da diretoria, além de colaborar em projetos de dança, teatro, palestras, cursos e esportes. Também ajuda a arrecadar alimentos e roupas para famílias vulneráveis.
Quem é Ednan
Ednan Henrique Dalle Piagge é filho de Hélio de Carmo Dalle Piagge e Elza Dias de Mendonça. Quando criança, ele fez parte de um projeto social na Sabsa, entidade do Santa Angelina, bairro onde morava. Foi por meio desse projeto que nasceu em Ednan a vontade de também praticar a caridade, assim como seus pais.
No início, ele trabalhava como funcionário de uma padaria, mas depois conseguiu tornar-se proprietário. Passou, então, a ter oportunidade de auxiliar as pessoas em situação de rua que ficavam na praça em frente ao estabelecimento. Inspirado pelas histórias de um amigo seu que visitou os Estados Unidos, Ednan teve a ideia de montar um projeto social: a “Geladeira Comunitária”.
A proposta começou em frente a sua padaria, na Vila José Bonifácio. Ali eram servidos marmitas e outros alimentos aos mais necessitados. A ideia deu tão certo que a padaria do Ednan transformou-se em ponto de arrecadação de doações. São distribuídas em torno de 250 marmitas por semana para famílias carentes e pessoas em situação de rua.
Mas sua ação solidária cresceu e, atualmente, Ednan ajuda cerca de 200 pessoas, entre adultos e crianças, com doações de cesta básica e roupas. Com parceria de diversas instituições, a Associação Geladeira Comunitária promove projetos sociais para crianças e adolescentes no Hortências, com incentivo ao esporte, apoio educacional, cursos profissionalizantes e impulso ao mercado de trabalho.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Cinco projetos foram aprovados pelos vereadores de Araraquara na primeira Sessão Ordinária de 2025 e da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal. Recebeu p...
Procurado por trabalhadores que dependem do transporte público para chegar à região do Salto Grande, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou uma indicação pedindo ao Município a criação ou prolonga...
Depois de receber demanda de alguns agentes comunitários de saúde, que relataram sentir falta de um curso de capacitação sobre primeiros socorros, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indi...
Recentemente, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL), enviou ao Executivo uma indicação solicitando benfeitorias na Praça “Ana Brondino Leite”, localizada no Jardim Boa Vista II. No documento protoco...
A falta de iluminação ao longo da Avenida José Smith, no Parque Gramado, motivou a vereadora Maria Paula (PT) a protocolar uma Indicação, apresentando o problema à Prefeitura. Segundo a parlamenta...
Criado em 2008, como um benefício destinado aos servidores efetivos convocados a participarem das Campanhas de Vacinação promovidas, coordenadas ou executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.